Edição 745

  • Brasil e Oriente Médio: a busca da parceria adequada

    br_oriente.jpgO Brasil ratifica sua tradição da política externa, firmada desde o século XIX no seguinte tripé: autodeterminação dos povos, pacifismo e juridicismo, ou seja, o respeito ao direito internacional.

  • Globo tenta dar golpe nas negociações do futebol: guerra à vista

    bola_de_futebol.jpgNão seria a primeira vez que os clubes nacionais perderiam o "trem da história", mas agora, quando todo o mundo burguês exalta a exuberância da economia brasileira e o país se aproxima dos mega(bilionários)eventos, uma nova capitulação não será facilmente engolida.

  • ‘Garantir o asilo político e a liberdade de Battisti é tarefa de todo cidadão antifascista’

    ft_cesarebatisti.jpgRefugiado no Brasil desde 2004, o ex-militante da esquerda armada italiana Cesare Battisti, que teve asilo político concedido pelo Brasil em 2008, espera na prisão há mais de três anos pela decisão final de seu pedido de extradição por parte do Estado italiano.

     

  • A questão do salário mínimo: um espetáculo político deprimente

    dinheirohomemmoeda.jpgPor que as centrais e os sindicatos não fazem uma greve geral por tempo indeterminado? Ou, num governo dito "popular" as palavras "greve geral" são proibidas?

  • Revolta árabe: o presidente líbio, rumo ao precipício?

    ft_kadafi.jpgSe o que testemunhamos é uma verdadeira revolução na Líbia, logo poderemos – se os empregados das embaixadas ocidentais não chegarem antes para a pilhagem– ver os arquivos de Trípoli.

  • Triste ilusão

    Não há uma taxa inflacionária para toda a nação, mas índices para cada pessoa. Quando o governo anuncia que a inflação é de 5,3%, a desvalorização monetária dos ricos está superavaliada e a dos pobres subdimensionada. A conta: o gasto com alimentação no orçamento do rico é desprezível, já no do pobre representa mais de 70% do rendimento mensal. O que de fato houve foi a manutenção de uma grande concentração da renda nos oito anos de governo Lula.

  • Salário mínimo, lucro máximo

    br_salariominimo.jpgA presidenta e seus ministros, além dos deputados e senadores da base do governo, que acabaram de receber aumento real entre 62% e 142%, organizaram verdadeira operação de guerra contra o aumento do salário mínimo.

  • Com Palocci no Planalto, ortodoxos voltaram a ganhar força

    ft_palocci.jpgNas eleições de 2010, o povo votou na continuidade e no avanço daquele modelo econômico de desenvolvimento, e não na regressão à ortodoxia neoliberal.

  • A arte de seduzir

    cobra_circulo_vicioso.jpgComo se livrar do labirinto consumista que, na verdade, se consuma nos consumindo? Não vejo outra porta de saída fora da espiritualidade, somada a uma nova visão do mundo.

  • Aumento da Renda, “Sofisticação” do Consumo e Previdência Privada

    consumismo_2.jpgNo dia 15/02, a manchete dos jornais televisivos foi emblemática, o que considero um engodo ao povo brasileiro, a esta altura bastante alienado da realidade, envolto em uma inebriação midiática sem precedentes, acho eu.

  • A lógica do salário mínimo

    salariominimo.jpgA decisão entre os míseros R$ 545,00 propostos pelo governo e os "generosos" R$ 600,00 da oposição não deixa dúvidas de que, para além da pedagogia da migalha implícita no debate, a classe trabalhadora não pode ter ilusões do lugar reservado a ela no capitalismo brasileiro.

  • Imagens de um massacre no reino do Bahrein

    bandeira_bahrein.jpgAs vítimas não estavam armadas, mas acompanhavam o cortejo voltando de um funeral. Muçulmanos xiitas mortos por seu próprio exército bareinita na tarde de sexta-feira.

  • A esperança do Oriente

    bandeira_tunisia.jpgA transição realizada pelo governo provisório militar ainda está em andamento. Tudo parece incerto. Somente há a promessa de que haverá eleições em dois meses.

  • ‘Sarney segue como o maior articulador da política energética e dos cargos do setor’

    br_apagao.jpgInício de governo e o país voltou a ser assolado por apagões, que desta vez atingiram oito estados do Nordeste. Dias depois, um blecaute de 15 minutos afetou a cidade de São Paulo, que também parou em meio às chuvas.

  • Mais um nó de aperto

    numeros.jpgO preocupante é que algumas áreas do governo talvez não estejam enxergando os verdadeiros nós que impedem a solução do problema.

  • Crime de bagatela?

    justica_estatua.jpgVem ganhando repercussão na imprensa, em razão de decisões judiciais recentes, a questão relativa ao reconhecimento do denominado "princípio da insignificância".

  • Verde, maduro e podre

    pt_estrela_interrogacao.gifNo último dia 11/02 o PT completou 31 anos de seu reconhecimento enquanto partido institucional. Nasceu verdíssimo, como se diz, a cor da esperança; três eram seus esteios.

  • O Parque Oeste Industrial em Goiânia

    predios_concreto.jpgCompletaram-se seis anos do despejo dos moradores da Ocupação "Sonho Real" no Parque Oeste Industrial, região sudoeste de Goiânia - a maior violação dos Direitos Humanos em toda a história de Goiânia.