Edição 741

  • O mito do Estado como “indutor do desenvolvimento”

    dinheirohomensapoiados.jpgO capital, para extrair trabalho excedente, usa o Estado. No sistema de "capitalismo privado", esta mediação específica tem como tarefa precípua facilitar a exploração do trabalho excedente que "se desdobra espontaneamente".

  • O sistema a que se refere Tropa de Elite

    filme_tropadeelite.jpgTropa de Elite 2 deve ser qualificado no ranking dos bons filmes nacionais, disso não restam dúvidas. Entretanto, ao apontar sua mira para o sistema, Roberto Nascimento, soldado de elite do Estado repressor, não consegue alcançar os fundamentos do seu acusado.

  • Salário Mínimo: a novela que não tem fim

    dinheirohomemmoeda.jpgEnquanto nós brasileiros mendigamos por um pequeno aumento em nossos salários, ministros e parlamentares (que deveriam representar e defender nossos direitos) concedem a si próprios um aumento exorbitante.

  • Mártires

    brasil_igualdade.jpgA miséria que vitima mais de 40 milhões de brasileiros não atrapalha a festa do Brasil cego com a fama repentina, que se diz entrando no "primeiro mundo", se tornando "desenvolvido".

  • O Brasil continua sem governo para os pobres!

    ilus_cara_a_cara_kipper.jpgAs Forças Armadas Brasileiras demoraram três dias - isso mesmo, três dias - para chegarem à Serra com 400 soldados, meia dúzia de helicópteros e uma morosa (in)capacidade de erigir hospitais de campanha, creches e cozinhas comunitárias.

  • Arrocho fiscal e monetário e cortes de direitos sociais já mostram a sua cara

    arrocho_brasil.jpgO mais preocupante não são apenas as medidas de curto-prazo, nas áreas fiscal, monetária ou cambial, nesse início de governo. As intenções anunciadas são igualmente graves.

  • O Ajuste Fiscal não resolverá a inflação

    dinheiro_montanha.jpgÉ possível que um ajuste fiscal contenha a inflação, mas para isto é necessário que ele seja de uma grandeza que poderia levar o Brasil a uma forte recessão, mais um choque crísico na economia mundial abalada.

  • Darwinismo social

    quebracabeca.jpgDarwin ensinou que, na natureza, sobrevivem os mais aptos. E o sistema capitalista criou estruturas para promover a seleção social, de modo que os miseráveis encontrem a morte o quanto antes.

  • Cem anos da Revolução Mexicana

    revolucao_mexicana.jpgEm nenhum momento, Zapata e Villa assumiram o poder. No entanto, eles não deixaram que a revolução seguisse apenas o pressuposto da homogeneidade. "Queremos um mundo onde caibam todos os mundos".

  • Desastre recorrente: subsídio para a Campanha da Fraternidade de 2011

    xilocidaderostos.gifInterpela a consciência de toda pessoa de boa vontade o desastre recorrente e criminoso – "por deslizamento de terra e inundações" - que se abateu sobre a região serrana do Rio de Janeiro – Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo – na segunda semana de janeiro de 2011.

  • O que salvou Lênin?

    foicemartelo2.jpgA contra-revolução no seio da própria URSS, capitaneada pelo sinistro Stalin, sentiu a necessidade de transformar Lênin em ícone da perfeição e suas obras em "livros sagrados".

  • A questão dos alimentos

    alimentos.jpgQuase 100% da produção do agronegócio é voltada para commoditites que têm pouco peso na oferta alimentar. A agricultura familiar é obrigada a sustentar sozinha a oferta de alimentos.

  • Tragédia no Rio expõe necessidade de ampla reforma da terra

    ventania.jpgÉ preciso alargar o horizonte das demandas – não se trata de requerermos reforma urbana, apenas, mas reforma agrária também; ou seja, ampla reforma da terra.