Edição 736

  • Usinas Hidrelétricas aceleram ‘territorialização corporativa’ da Amazônia

    riomadeira.jpgPodemos atestar que a defasagem entre os direitos e os interesses da população local e o processo de licenciamento e implementação das UHEs foi voluntária e premeditadamente construida.

  • Eleições na Argentina

    bandeira_argentina.jpgA morte de Nestor Kirchner abriu, para a esquerda argentina, a oportunidade de romper a hegemonia do peronismo.

  • Qual oligarquia?

    bem_versus_mal.jpgO Lula não era tão bravo contra a oligarquia baiana quando era vivo o "coronel" Antonio Carlos Magalhães. Agora, ele estufa o peito e deixa correr livre as suas bravatas.

  • Questões sanitárias

    brasil_labirinto.jpgDocumento elaborado por entidades do Movimento da Reforma Sanitária destaca questões centrais a serem enfrentadas pelo próximo governo.

  • Crimes do Poder Público contra a vida do povo

    xilocidaderostos.gifA política econômica do sistema neoliberal, que a nova presidenta quer manter e fortalecer, é uma violação estrutural, silenciosa e permanente dos direitos humanos.

  • Lições para o setor do petróleo graças ao WikiLeaks

    obama_wikileaks.jpgAs lições que se tiram dos vazamentos do setor de petróleo são muitas. Incrível pessoas ainda se surpreenderem com o envolvimento dos EUA em assuntos do Brasil, buscando interferir a favor de suas empresas.

  • Negociatas à vista

    Negros, pardos e brancos pobres já foram advertidos de que não se tolerará qualquer comportamento que venha a incomodar os turistas. A recente operação policial-militar realizada nos morros do Rio de Janeiro não teve, na verdade, o objetivo de prender narcotraficantes. Os locais em que foram instaladas UPPs coincidem com a proximidade entre favelas e bairros elegantes. Nos morros mais distantes não se cogitou.

  • Para juiz, espiral de medidas ilegais do Estado ‘compromete seriamente a democracia’

    justica_estatua.jpgDurante o seminário "Encarceramento em massa: símbolo do Estado penal", a reportagem do Correio da Cidadania conversou com o juiz Rubens Roberto Rebello Casara.

  • Seminário denuncia Estado Penal e pede Tribunal Popular para o Complexo do Alemão

    favelas.jpgEm um seminário realizado entre os dia 7 e 9 de dezembro, no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, dezenas de entidades defensoras dos direitos humanos denunciaram a existência de um Estado Penal no Brasil.

  • Panorama conturbado

    ft_julianassange.jpgA pressão e a chantagem norte-americanas vão desde seus velhos métodos de liquidar os adversários através de pseudo-crimes desligados do assunto real, até pressões diretas sobre empresas para congelarem as contas do WikiLeaks.

  • Código Florestal: herança maldita de Lula

    lula_discursando.jpgO fato de tirar tanta gente da miséria não justifica e nem dá cheque em branco para que o governo se sinta com autoridade para destruir o que a sociedade levou décadas para edificar.

  • Cuba: sob o signo da restauração capitalista

    bandeira_cuba.jpgApesar da literal prostituição da capacidade de consumo dos trabalhadores, o acesso aos serviços básicos tem impedido a formação de exército de trabalhadores obrigados a venderem a preço vil a força de trabalho, sob o açoite da necessidade econômica.