Edição 735

  • A Origem e Consolidação do Racismo no Brasil (4)

    africanos.jpgÉ enorme ingenuidade se surpreender com o fato de que, na África, o comércio de cativo dependeu essencialmente de senhores e de comerciantes negros ou africanos, indiferentes à sorte de indivíduos tidos como seus patrícios.

  • Obrigado, Lula

    lula_tempo.jpgEspero que o governo Dilma complemente o que faltou ao seu: a federalização dos crimes contra os direitos humanos; uma agenda mais agressiva em defesa da preservação ambiental; a melhoria do nosso sistema de saúde e educacional.

  • Rio de Janeiro e Segurança Pública: ‘Não sei se é fascismo ou farsismo’

    cristo_redentor.jpgEm entrevista ao Correio da Cidadania, a socióloga Vera Malaguti criticou duramente os governos estadual e federal, especialmente em relação à entrada das forças armadas na questão.

  • Transposição de Lula para Dilma

    rio_saofrancisco.jpgO próprio governo já respondeu pela boca do ministro João Santana: "a água será vendida mediante outorga". Seu preço será de  R$ 0,13 o metro cúbico, a água mais cara do Brasil.

  • Automóvelatria

    carros.jpgEm uma progressão geométrica, as cidades vão se transformando em grandes estacionamentos. Sobrevive-se muito mais tempo dentro de automóveis e de ônibus coletivos do que em casa.

  • A mitigação das mudanças climáticas e os ganhos para a saúde

    mundo_verde.jpgA adoção de tecnologias mais limpas de geração elétrica, junto à redução de usinas termoelétricas, ajudaria na redução da emissão de material particulado, um dos poluentes mais associados à mortalidade precoce.

  • ‘Crise’ das Coréias made in Washington

    bandeira_coreiadonorte.jpgCerca de 70 mil militares sul-coreanos tinham sido mobilizados para "exercícios" de guerra, precisamente para a fronteira marítima entre os dois países – que é território em disputa.

  • Roswitha Scholz: a emancipação das mulheres e a superação do capital

    simbolo_mulher.jpgNa segunda metade do séculoXX, as mulheres conseguiram transcender em parte a clausura do lar e do ambiente privado imposta a elas pelos homens.

  • Torneiras fechadas e torneiras abertas

    cofrinho.jpgComo se pode perceber pela fala de Mantega, está claro que - embora mudando algumas pessoas - a política econômica continua a mesma. .

  • Ainda o Rio e suas contradições

    cristo_redentor.jpgEmbora o Estado e, em especial, suas polícias civil e militar tenham recuperado momentaneamente seu prestígio, isto acontece no momento mesmo em que o filme Tropa de Elite 2 vem colocando a nu a corrupção que grassa na polícia militar.

  • As reformas da estrutura sindical

    emprego_sistema_voando.jpgSe Getúlio Vargas prestou um enorme desserviço à Classe Operária e ao conjunto dos trabalhadores, a "reforma" posta em prática por Lula foi ainda pior.

  • Tariq Ali

    eua bandeira costela.gifO agudo sentimento anti-americano leva a que muitas pessoas, entre elas Tariq Ali, vejam forças fascistas, como o talibã, a Síria e, especialmente, o Irã, com simpatia.

  • Wikileaks e o cartel dos meios de comunicação

    wikileaks.jpgA conivência entre o Wikileaks e o cartel dos cinco é absoluta. A partir do seu twitter, o Wikileaks já se remetia a eles assumindo que a sua página ficaria fora de serviço.

  • Copas na Rússia e Catar são o ápice da mercantilização do futebol

    bola_de_futebol.jpgEssa é a atual realidade do futebol: a mercantilização do esporte vive seu auge e poderosos agentes econômicos, perceberam esse excelente filão e sob forte chancela oficial estão ávidos pelos negócios que tais eventos proporcionam.