Edição 732

  • Você tem que se decidir: a árvore ou o PIB?

    ft_devinder_sharma.jpgClaro e incisivo em suas opiniões, o jornalista e morador de Nova Deli Devinder Sharma é o tipo de entrevistado que coloca o editor numa situação complicada. Pinçar o mais importante entre tantas colocações cruciais torna-se um desafio técnico.

  • Estados Unidos: a hesitação no Afeganistão

    eua_dragao_garfo.jpgA despeito dos contínuos reveses, os Estados Unidos investem no Afeganistão. De certa forma, o espectro do Vietnã assombra definitivamente o Partido Democrata.

  • Toma providência, Sem Terra!

    semterrabandeira.gifE a que virá no Palácio do Planalto a presidente Dilma Lula Rousseff em questões de Reforma Agrária?Declarou apenas que não vai "tolerar o MST invadir propriedade produtiva".

  • Trânsito para a morte

    carro_pistaescorregadia.jpgNo caminho da vida, o trânsito para a morte é inevitável para todos nós. Melhor que não seja antecipado por irresponsabilidade do motorista, omissão do poder público e insegurança do veículo.

  • Ao companheiro “Sicrano”

    caraacara.jpgRepilo a insinuação de que eu tenha considerado uma das duas candidaturas do segundo turno, boa. Repeti, exaustivamente, que a disputa se dava entre a direita. Serra, a direita explícita; Dilma, a direita travestida de esquerda

  • Manifesto do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social

    mundo_verde.jpgQualquer iniciativa de facilitar a derrubada de mais cobertura vegetal no Brasil e que promova a impunidade dos crimes ambientais cometidos nos parece como um absurdo contra-senso.

  • Princípio de tributação progressiva da renda está ausente do discurso da nova presidente

    leao_ir.jpgAs expectativas de continuidade do crescimento e a pressão pela melhoria da distribuição são ingredientes relevantes da necessidade de suporte da política social com novos recursos.

  • Pequena Política

    palhaco_teatro.jpgNão vale a pena jogar pedras no Palhaço Tiririca. Ele é apenas um emblema. Tabuleta da encalacrada geral, da qual só se sairá quando o verdadeiro soberano da política voltar a animar os acontecimentos.

  • Governo estimula a farra dos rentistas internacionais e depois reclama de “guerra cambial”

    numeros.jpgPara acabar com esta farra dos rentistas e combater de verdade a "guerra cambial", é necessário reduzir significativamente as taxas de juros, controlar os fluxos de capitais e, principalmente, auditar a dívida pública.

  • O Novo Código de Processo Penal

    pilha_de_livros.jpgA novel legislação procura equilibrar a efetividade da lei penal com as garantias constitucionais, em respeito ao verdadeiro Estado Democrático de Direito.

  • Urgente: ameaça concreta contra direitos sociais

    pib.jpgConsiderando o posicionamento noticiado pelos diversos veículos de comunicação nos últimos dias, de que o governo federal terá que limitar os gastos sociais em relação ao PIB é fundamental que a sociedade civil se mobilize.

  • A longa marcha do imperialismo benévolo

    brnavioluneta.jpgAtente-se para o mito da erradicação da miséria que não vem acompanhado da promessa de universalização dos direitos republicanos ou da democracia como poder crescente das maiorias politicamente emancipadas na República.
  • O que é Responsabilidade Social Eleitoral

    brasil_igualdade.jpgO Brasil real é o Brasil pós-eleitoral. Pacotes de bondades pertencem à seara do marketing político pré-eleitoral. Ao Brasil pós-eleitoral, pertencem os pacotes de maldades.

  • Carta a um amigo teólogo sobre o aborto nas eleições de 2010

    bebe.jpgO governo tem uma lei que criminaliza o aborto e essa lei não se aplica. Só serve para que o aborto seja clandestino. E a Igreja nem se atreve a pedir que ela se aplique.

  • O ENEM levou bomba

    mundo_explodindo.jpgPelo seu gigantismo, pois envolve milhões de candidatos no Brasil todo, o exame vem se mostrando difícil de ser administrado a contento e florescem tropeços e irregularidades.

  • Governo Dilma e Brasil real

    bem_versus_mal.jpgAs mazelas do Brasil têm razões estruturais. Espera-se que Dilma Rousseff mexa na estrutura da casa brasileira, sobretudo na fundiária e na tributária.

  • Sem tréguas

    midia.gifVeja, Globo, Folha, Estadão e outras mídias da mesma linha parecem continuar em campanha. Suas manchetes quase sempre procuram transformar qualquer defeito,  numa ação deliberada praticada pelo governo ou pelo PT.

  • O Haiti e os Meios de Comunicação

    bandeira_haiti.jpgDa mesma forma que o poderio bélico é capaz de dominar uma nação, os meios de comunicação também podem ser utilizados como armamentos de guerra.
  • Dilma presidente: o que vem pela frente?

    binoculoscolor.jpgNo segundo turno, Dilma protagonizou o mais deprimente espetáculo de capitulação às posições mais atrasadas da sociedade. Fez questão de afirmar que as medidas para enfrentar a crise econômica não recairão sobre as políticas sociais.