Edição 731

  • ‘Lula consolidou o capitalismo e instrumentalizou o Estado no Brasil’

    ft_ildosauer.jpgPara analisar a vitória petista e o que se pode esperar do futuro brasileiro, o Correio da Cidadania entrevistou Ildo Sauer, ex-diretor de Petróleo e Gás da Petrobrás até 2007.

  • Obama derrotou Obama

    obama_bottom.jpgSem os independentes e os jovens, os democratas não tinham como vencer. Discute-se se Obama poderia ser mais eficaz no combate à crise, realizando mais mudanças em áreas chaves como política externa e direitos humanos.

  • Néstor Kirchner: legados e desafios

    bandeira_argentina.jpgResumidamente, pode-se dizer que, com ele, desaparece o político mais influente da Argentina, e que marcou a agenda da discussão pública e o ritmo da vida política nacional.

  • América Latina – Rumo ao Terceiro Centenário

    america_latina_blindada.jpgO IV Encuentro Internacional de Economia Política y Derechos Humanos convocou todos a lutarem, mais uma vez, pela independência da Nuestra América a caminho do terceiro centenário.

  • Juntando os cacos

    quebracabeca.jpgNão basta delegar e se sentir representado. É preciso participar: fazer todo tipo de pressão sobre os eleitos, nossos servidores. E reforçar os movimentos sociais, a sociedade civil.

  • Controle externo na administração pública brasileira

    brasil_labirinto.jpgPara que haja um contraponto pela cidadania e também para evitar o corporativismo natural dentro das instituições, surgiu mundo afora a necessidade de órgãos de controle externo.

  • A vitória de Dilma Rousseff: uma crítica abaixo e por esquerda

    urna_mao_bandeira.jpgEntender este momento e fazer política para ele é uma atitude construtiva. É diferente de afirmar que o melhorismo da coligação de centro-esquerda é idêntico à histeria de tipo udenista da coligação de centro-direita.

  • Pauta mínima desafiante

    emprego_sistema_voando.jpgA ação da direita sobre cada pauta será no sentido de abrir brechas na coalizão governamental, paralisar o governo diante de reais ou fictícios deslizes e desacreditá-lo frente às grandes massas da população.

  • Companhia do Feijão: teatro como arma crítica à política mercadológica na Cultura

    cia_feijao.jpgQuem ainda não assistiu à segunda temporada do espetáculo "Pálido Colosso" a peça fica em cartaz, gratuitamente, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, no centro paulistano até 14 de novembro.