Edição 726

  • Quando o verde é azul

    eleicoes2010_2.jpgAssumindo, camaleonicamente, a cor azul nesse segundo turno, a candidata verde talvez ajude a romper a ilusão daqueles que ingenuamente nela votaram para evitar a escolha entre Dilma e Serra.

  • O SUS e eu

    hospital_distorcido.jpgA caminho de minha seção eleitoral, senti forte dor no lado esquerdo do peito. Votei em prol da melhoria deste país. Tenho direito a atendimento médico pelo SUS. Por que não recorrer a ele no dia da eleição?

  • A Origem e Consolidação do Racismo no Brasil (2)

    navio_negreiro.jpgEm Portugal, com a forte dominância da escravidão de negro-africanos, "preto" tornou-se sinônimo de cativo e de escravo. No novo contexto, a visão aristotélica da escravidão como conseqüência de pretensa inferioridade natural foi retomada.

  • Informação e qualidade

    jornalmesa.jpgO maior risco para quem dá crédito à grande mídia nos países em que ela está a salvo da crítica: ser vítima da doença da credulidade ou ter cabeça feita por interesses menores e de minorias.

  • Consenso conservador cria falsa divergência entre Serra e Dilma

    serra_dilma.jpgEntre os adversários que disputarão o segundo turno temos de um lado, um candidato que não se arriscaria jamais a uma crítica cerrada ao presidente Lula e de outro, uma candidata que não poderia levantar os temas cruciais da nação.

  • Aborto e CNBB: desmonte de uma falácia

    bebe.jpgNesta campanha eleitoral, está havendo uma dupla falácia, que precisa ser desmontada, invoca-se a autoridade da CNBB para posições que não são da entidade e uma causa de valor indiscutível e fundamental, como é a questão da vida.

  • De volta à estaca zero: (re)abrasileirar a seleção

    bola_de_futebol.jpgGraças a Mano Menezes, técnico na acepção da palavra, freqüentador assíduo de estádios e conhecedor do futebol internacional, que o Brasil volta a ter um projeto de seleção – a despeito do monarca da CBF.

  • Caso Tiririca

    palhaco_olho.gifA grande maioria do povo brasileiro não capta bem como o legislador pode influir para melhorar a sua vida. Ele compreende melhor a função dos cargos executivos.

  • Eleições e cidadania

    urna_eletronica.jpgTrazer o jovem ao debate político é saldo dos mais positivos. E esse trabalho não pode ser delegado apenas aos candidatos, tampouco se esgotar no fim do período eleitoral.

  • No vale tudo eleitoral, PT abandona as mulheres

    aliancas_casam.jpgPara garantir a vitória no segundo turno, partido renega posições históricas, como a defesa do aborto e do casamento gay.

  • Após capitalização, retomada do monopólio do petróleo deve ser o objetivo do próximo governo

    petrobras.jpgPoucos dias antes das eleições gerais brasileiras, cujos resultados determinaram que Dilma e Serra deverão se enfrentar no segundo turno, a Petrobrás e o governo federal anunciaram a capitalização da Petrobrás.

  • Estados Unidos: a oportunidade de renovação econômica

    mercado_bull.jpgA exoneração a pedido de Summers poderia significar a oportunidade ao governo democrata de renovar-se na sua segunda metade na área econômica, o que significaria um pouco menos de conservadorismo.

  • E se for o Serra?

    foto_serra.jpgSerá que com Serra presidente os sindicatos abandonarão seu comportamento burocrático e governista, para ganharem as ruas em defesa dos trabalhadores e lutarem contra o capitalismo?

  • O caso Neymar

    jogador_futebol.jpgNosso futebol, tão bom de bola, não estaria ruim da cabeça? Não teria se transformado num imenso cassino monitorado por quem angaria fortunas?

  • Resumindo pecados

    eleicoes2010_3.jpgSe a candidatura Dilma não quiser ser atropelada por uma derrota impensável e desastrosa para o país, seu segundo turno terá que ir muito além da defesa da "continuidade e avanço" do governo Lula.

  • Trabalhismo inglês volta a ser trabalhista

    ft_ed_miliband.jpgEm fins de setembro, na convenção trabalhista de Manchester, Ed Miliband foi eleito líder do partido, o que o tornará primeiro-ministro num eventual governo trabalhista.

  • A vitória de Marina

    ft_marina_silva.jpgVai depender de Marina. Se ela quiser pensar mais fundo o modelo econômico e energético, se quiser ter mais proximidade com os movimentos sociais, com as bases, de onde ela veio.

  • Marina Silva: a persistência da falsa alternativa

    urna_eletronica2.jpgO mais grave não é se vender para tentar ganhar, mas levar consigo o imaginário de Chico Mendes que sempre se opôs a práticas degradantes e morreu combatendo o capitalismo.

  • É pela base!

    mstbandeira.jpgO MST terá que inovar suas táticas e hibernar boa parte de suas lideranças nacionais, reféns do compadrismo petista e que perderam a capacidade de mobilização politizada das bases.

  • Folha: não dá mais pra ler

    A presunção messiânica e uma lamentável falta de autocrítica impedem os editores de perceber que certas mesquinharias político-eleitorais destroem aos poucos os maiores patrimônios do jornal. Os editoriais são bobinhos, histéricos, esclerosados. Talvez isso explique a necessidade de reformulações periódicas. Como ensinam as cartilhas publicitárias, o consumo inercial e o apelo das mudanças cosméticas inibem o abandono dos produtos de uso cotidiano.

  • Para o dia de São Francisco

    rio_saofrancisco.jpgNa cidade de Barra, no dia de São Francisco, 4/10, um após as eleições, pela primeira vez não houve a procissão fluvial, simplesmente porque não há água para os barcos navegarem.