Edição 724

  • Socialismo cubano deve se manter ao lado de maior criatividade e descentralização

    bandeira_cuba.jpgEm vez de recorrer somente a um hipotético turismo ou a investimentos de luxo, por que não discutir quais investimentos produtivos são necessários hoje e devem ser permitidos ao capital privado?

  • A Origem e Consolidação do Racismo no Brasil

    africanos.jpgA proposta de registro material da superioridade e inferioridade naturais dos homens constituía elemento central na racionalização aristotélica da exploração escravista.

  • Reflexões de um eleitor indignado

    indignado.jpgSão tantas ofensas, tantas promessas inconsistentes, tantas ofensas à língua pátria, que chego a preferir um passeio pelo zoológico, onde se pode apreciar, de jaula em jaula, a variedade de animais.

  • Quem é o Brasil?

    br_interrogacao.jpgRepetimos, insistentemente, que conceitos como "o Brasil somos nós" escondem a dura verdade de que, no capitalismo, os países são formados por distintas classes e camadas sociais, com diferentes interesses.

  • Administração de medidas assistencialistas é modo de ‘personificar o capital’

    dinheiro_montanha.jpgUm projeto político-social de esquerda exige ações que caminhem para além do capital. Para além das mistificações ideológicas que nos mantêm paralisados e entorpecidos.

  • Eleição 2010: entre o escândalo e o escárnio

    eleicoes2010.jpgEstes dias têm sido de tiroteio, de blefes, de movimentos contraditórios. Fala-se muito em balas de prata, há inúmeros interesses em jogo, que ultrapassam inclusive a disputa partidária e eleitoral, como se sabe.

  • Estados Unidos: a possibilidade eleitoral do Partido do Chá

    eua_partidocha.jpgNa prática, a preocupação dos estrategistas republicanos com os chazeiros, além do conservadorismo extremado, é a falta de experiência.

  • Legalidade e Liberdade

    justica_estatua.jpgA lei tem como função primordial a fixação dos limites da liberdade individual, tornando possível a coexistência das liberdades, segundo as exigências da vida em sociedade.

  • O fato relevante

    caraacara.jpgA autonomia frente à grande imprensa se traduz em liberdade diante das recomendações de ordem autoritária. Quando mais o bispo insiste, mais o povo vota contra a opinião do bispo.

  • Governos títeres dos EUA impuseram guerra civil não declarada no México

    tiosam_marionetes.jpgOs EUA têm enorme ingerência e graves responsabilidades, compras e negócios que, como denunciaram trabalhadores mexicanos, não foram nada além de parte das atrocidades econômicas e sociais

  • Guerra aberta

    dilma_imprensa.jpgVeja, Globo, Folha, Estadão e outros, o chamado quarto poder, não demonstram qualquer preocupação em serem vistos como a artilharia pesada de uma guerra suja e sem limite.

  • Prefácios

    relogio.jpgGuimarães Rosa adotava o hábito de, terminado um livro, deixá-lo na gaveta "descansar" por uns meses e, então, relê-lo. O autor certamente o fará com olho crítico, aprimorando o texto.