Edição 720

  • Entrevista com Rodolfo Salm

    rodolfo_novo.jpgBiólogo fala à rádio da universidade sobre os prejuízos que atingirão Altamira com a construção de Belo Monte.

     

  • A política ecológica de Pachamama

    indio_peruano.jpgNo caso do Equador, há não só uma grande vantagem, mas a necessidade de servir de exemplo para as reformas do ambiente em países sul-americanos.

  • A Revolução Mexicana e as forças políticas em jogo

    revolucao_mexicana.jpgNovembro de 1910 foi apenas o início de algo bem maior e complexo, de trilhos escorregadios por terem, em suas entrelinhas, os mais diversos interesses políticos e ideológicos.
  • Modelo? Que modelo?

    dinheiro_montanha.jpgA questão não é trocar um modelo por outro. A questão é centrar a luta contra o capitalismo, independente do modelo que ele apresente.

  • O caráter socialista

    O que pode ser considerado um passo à frente? Toda melhoria econômica que aumente a força da classe trabalhadora na disputa com a classe burguesa e todo avanço na consciência de classe. Basta propor soluções reais para os problemas concretos. Enquanto a direita propõe a desapropriação limitada às fazendas improdutivas, o programa socialista propõe a desapropriação de imóveis de mais de 1.000 hectares, produtivos ou improdutivos.

  • Mídia alivia-se com o novo e precoce ‘amém’ petista aos mercados

    As últimas pesquisas do Datafolha não deixaram muita opção para aqueles veículos que nunca disfarçaram sua opção pelo tucanato. As pesquisas apontam crescimento da vantagem da candidata petista Dilma Rousseff, que pode mesmo chegar a fechar o pleito no primeiro turno. Diante desta avassaladora evidência, a estes veículos não restou muita opção que não emitir um explícito obituário da candidatura Serra. Daí em diante, surgiria no cenário político uma incógnita. Qual seria a postura que iriam adotar os órgãos de mídia?

  • Os perigos da euforia

    ft_dilma_roussef.jpgTalvez seja a primeira vez que o PT tem chances não só de vencer, mas de vencer no 1º turno.

  • Eu tenho medo!

    foto_serra.jpgMais do que rupturas traumáticas, o que vemos no cenário político brasileiro é a continuidade mais ou menos tranqüila de um modelo político e econômico que se perpetua há décadas.

  • Lula em território Kaiowá Guarani

    india_kaiowa.jpgOs Kaiowá Guarani têm seis minutos para expor sua dramática situação e apelos ao presidente Lula, que receberá também inúmeros documentos (koatiá) pedindo socorro,
  • Islamismo fascista

    caraacara.jpgA esquerda convencional, no seu obtuso anti-americanismo, vê com simpatia tudo que se opõe ao "império do norte", mesmo que represente o mais bárbaro deste momento histórico.

  • Os incontáveis perigos dos agrotóxicos no campo

    plantacao2.jpgCom a aplicação exagerada de produtos químicos, o uso de agrotóxicos deixa de estar relacionado especificamente à produção agrícola e se transforma em um problema de saúde pública e de preservação da natureza.

  • Wiki Leaks desmascara a guerra de Obama

    obama_wikileaks.jpgEmbora já tenha feito muito para incendiar os ânimos, o Wiki Leaks reserva novas bombas. Seu editor anuncia a breve publicação de mais 15.000 documentos da guerra.