Edição 719

  • Dominação cultural

    brasilmicroscopio.jpgO esquecimento dos dirigentes das agências com relação a quem eles devem servir chega a ser revoltante. Como é possível a Agência Nacional de Energia Elétrica permitir o cálculo da tarifa elétrica errada durante tantos anos, prejudicando o consumidor?

  • A guerra no Afeganistão: ecos do Vietnã

    bandeira_afeganistao.jpgOs fuzileiros estão enfrentando um problema que sempre espreitou os conquistadores, e que é muito familiar para os Estados Unidos, desde o Vietnã.

  • A revolução de maio de 1810 (3)

    revolucao_rioprata.jpgTerceiro de três artigos sobre os fatos que conduziram o processo de independência dos países da bacia do rio da Prata, marcando o fim do Império Hispano-Americano.

  • A democratização dos meios de comunicação

    A Constituição Federal reconhece a todos os brasileiros o direito à informação, mas os oitos principais conglomerados da comunicação desafiam abertamente as normas que os obrigam a informar corretamente. O mito da imparcialidade precisa ser desmascarado, a fim de que se possa avançar na democratização da imprensa.

  • Os “nanicos” da política e do povo

    urna_eletronica.jpgAs chances de que os partidos e o povo "nanicos" deixem de sê-lo dependem exclusivamente do desenvolvimento da consciência crítica, da politização, organização da ação coletiva de todos e todas nós.

  • Mercado eleitoral

    urna_eletronica_mercado.jpgOs candidatos, salvo exceções, não têm programas (exceto no papel), mas performance; nem objetivos, mas compromissos com aliados; nem princípios ideológicos, mas o pragmatismo que ignora a ética.

  • Oito anos de Mitocracia

    lula_discursando.jpgO fenômeno Lula é de tal desplante que nada – nada! – afronta ou desmorona o seu carisma, o seu sofisma. Nem as acusações de haver vendido a alma aos banqueiros, foiçar a Reforma Agrária do MST.

  • Leis penais severas não constituem solução

    justica_estatua.jpgNão será através de leis de exceção que se combaterá o crime organizado e os autores de delitos horripilantes, mas sim através do real e eficiente funcionamento da Justiça.

  • ‘Dilma, Serra e Marina pautam-se pelo abandono de um projeto de transformação social’

    ft_ivan_valente.jpgO aproximar das eleições de 2010 traz a cada dia a sensação maior de apatia política. Nesta entrevista Ivan Valente ressalta essa ausência de polarização entre os três principais candidatos e um nítido e uniforme script de marketing .

  • Ainda a grande mídia

    midia_eleicoes.jpgAo que tudo indica, ela passou a acreditar que não apenas a candidata Marina, mas também o candidato Plínio, tiram votos de Dilma e decidiu aumentar a cobertura de Marina e dar visibilidade à candidatura Plínio.

  • Vote contra Belo Monte

    belomonte_nao.jpgÉ irônico que, dos três postulantes ao cargo máximo do Executivo, apenas aquele que defende uma alternativa ao capitalismo atentou para um princípio tão caro ao sistema: Belo Monte é um mau negócio.

  • Crescem as evidências de agressão do Irã pelos EUA

    eua_dragao_garfo.jpgA retirada do Iraque, caso ocorra, não representaria ainda a oportunidade adequada para refletir sobre a natureza de um empreendimento tão equivocado, desde sua primeira proposição, logo após o atentado terrorista de 11 de setembro, e sua posterior execução, em março de 2003.

  • Plebiscito pelo limite da terra

    urna_mao_bandeira.jpgEmbora o lobby do latifúndio apregoe as "maravilhas" do agronegócio, quase todo voltado à exportação e não ao mercado interno, a maior parte dos alimentos da mesa do brasileiro provém da agricultura familiar.

  • O movimento negro impulsiona uma luta de classes negra

    africanos.jpgA questão racial não é apenas um artifício criado pelo capital. A luta por uma igualdade racial não caracteriza o abandono da luta pelo fim da opressão geral.