Edição 718

  • A tendência à barbárie e as perspectivas do socialismo

    tanquedeguerra.jpgA barbárie surgiu como uma realidade definida, produto da ascensão de uma classe dominante financeira parasitária e militarista. Os bárbaros encontram-se aqui e agora.

  • Queda na desigualdade de renda resultou de Direitos Sociais Constitucionais

    br_desigualdade.jpgSem sistemas de política social e um processo de crescimento da economia, é possível melhorar a distribuição de renda?

  • Por que mais rica?

    ft_dilma_roussef.jpgPoucas são as pessoas que atentam para o fato de que a candidata Dilma Rousseff, autoproclamada mãe dos pobres, tem a campanha mais rica dentre todos os postulantes.

  • A Lei da Ficha Limpa pode ser destruída pela PEC 89/2003

    homem_interrogacao.jpgO Congresso Nacional dá com uma mão para tirar com a outra. Primeiro, aprova uma lei que cria severos efeitos concretos contra os políticos condenados judicialmente, para, logo depois, por outra lei, engessar a atuação das autoridades.

  • Chávez não é tão feio quanto parece

    foto_hugo_chavez.jpgA grande mídia apontou incompetência, empreguismo e socializações desordenadas como causas da presente situação difícil.
  • Atacar o Irã: erro iminente

    bandeira_ira.jpgOs EUA não agirão sozinhos em guerra contra o Irã. Israel, que já provou sobejamente apoio integral ao terrorismo imperialista, terá a tarefa de acender o pavio.

  • A Voyager e a humanidade

    voyager.jpgÉ preciso lembrar que não há saída para todos. Caso consigamos sair, será para poucos, como uma aventura espacial, como um passeio em uma Voyager, não como solução para a humanidade.

  • A Revolução de Maio de 1810 (2)

    revolucao_rioprata.jpgSegundo de três artigos sobre os fatos que conduziram o processo de independência dos países da bacia do rio da Prata, marcando o fim do Império Hispano-Americano.

  • Encontro casual no Pão de Açúcar: Indústria Nacional Aqui e Acolá

    brasil_namao.jpgO Brasil não é nacionalista atrasado, como os europeus e os americanos sempre foram. Quem dá mais? Quem dá mais? Qual o telefone do lobista que consegue tudo isso?

  • A sofisticação da grande mídia

    urna_eletronica.jpgA grande mídia fez uma escolha e encontrou uma forma inteligente de mostrar sua preferência. Serra estaria com o povão, enquanto Dilma estaria longe desse contato popular.

  • Desigualdade social no Brasil

    brasil_labirinto.jpgPara operar uma drástica redução na desigualdade imperante em nosso país é urgente promover a reforma agrária e multiplicar os mecanismos de transferência de renda, como a Previdência Social.

  • Nas montanhas da Colômbia: pela paz democrática com justiça social

    bem_versus_mal.jpgÀ oligarquia colombiana interessa a manutenção do conflito, para se locupletar dos bilhões de dólares dos programas militares bancados pelos EUA e atribuir cinicamente aos insurgentes a mais rendosa atividade do grupo que detém o poder no país: exatamente o narcotráfico.

  • Presidenciáveis na Band

    O fato político da semana foi o debate presidencial na TV Band. O formato não permitia uma discussão mais aprofundada sobre os temas abordados. Mesmo assim, deu para deixar muito clara a diferença entre a proposta do PSOL e as dos candidatos do PT, PSDB e PV.