Edição 710

  • Copa da África desmente promessas de desenvolvimento e escancara apartheid intacto

    bola_de_futebol.jpgComeçou na última sexta-feira a 19º. Copa do Mundo, a primeira realizada na África. Oportunidade única para levar o melhor do esporte mais popular de todos a localidades carentes de grandes torneios em seus cenários nacionais.

  • Anti-ambientalismo a favor de Belo Monte

    hidreletrica_itaipu.jpgÉ triste ver uma pessoa emitindo opiniões disparatadas, argumentos falaciosos e retórica barata. Mais triste ainda é quando vêm de um cientista famoso, publicadas em veículo de grande circulação.

  • A esquerda deve se abstrair das eleições?

    urna_eletronica_mercado.jpgNão existe contradição entre disputar os governos e desenvolver trabalhos de base. Pelo contrário, aproveitamos o momento político para debater e podemos levar a contradição ao Estado.

  • A sujeira do petróleo requer mais competência

    petroleo_sujeira.jpgO atual vazamento de petróleo no Golfo do México mostra como é sujo o negócio do petróleo, do ponto de vista ambiental e também das relações dos reguladores com empresas.

  • Finanças debilitadas podem alterar curso das forças armadas dos EUA

    eua_dinheiro.jpgFinanças debilitadas podem involuntariamente auxiliar o encerramento de uma das confrontações. Em maio passado, dezoito senadores posicionaram-se a favor da retirada das tropas do Afeganistão, número superior ao de 2007, treze, relativo ao retorno dos contingentes do Iraque.

  • Crônica da pasmaceira globalizada

    bodehomem.jpgA política oficial virou uma história cheia de som e fúria, significando nada, que safados contam para conquistar e manter suas posições no sistema.

  • Almas Secas: A Perpetuação do Genocídio (1)

    crianca_pobre.jpgAtos de caridade podem ser muito salutares como dogmas religiosos (salvação da alma avarenta em busca de bonança na Terra Prometida), porém, são um nefasto caminho para justificar a suposta amenização da fome.

  • Em apoio a Pedro Simon

    foto_pedro_simon.gifGraças às atitudes pouco comprometidas socialmente de Henrique Alves e Romero Jucá, quem quiser reverter a emenda Simon dará dinheiro de graça para as petroleiras. A mídia esconde.

  • Transgênicos: a serviço de quem?

    plantacao2.jpgO que essas empresas buscam é o domínio oligopolista dos mercados em todas as fases da produção agrícola e pecuária. Criam dependências econômicas e políticas. Geram subordinação.

  • Ho Chi Min (3)

    ft_ho_chi_min.jpgEle unificou sob a bandeira de libertação e independência nacional os operários, os camponeses, as classes médias urbanas e setores da burguesia nacional e dos latifundiários.

  • ‘Tratamento eleitoral da questão federativa é mau critério para divisão dos royalties do petróleo’

    petroleo_dinheiro.jpgComo o Tesouro da União não pode distribuir aquilo que não possui, a conseqüência da Emenda do senador Simon é avançar nos royalties da União, especialmente na parte que se destinaria à constituição do Fundo Social e Ambiental.

  • Estados Unidos de Israel

    bandeira_israel.jpg Em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias, Israel conquistou a Cisjordânia, onde iniciou um programa de assentamentos que até hoje continua. Na mesma ocasião, as colinas de Golã, parte do território sírio, também foram anexadas.

  • Grandes fortunas em meio a muita pobreza

    dinheirofantasma.jpgA última tentativa de regulamentar o Imposto sobre Grandes Fortunas, o IGF, foi sepultada no dia 9 de fevereiro, quando o Senado decidiu arquivar o projeto de um senador do PT que visava tributar em 1% as fortunas acima de R$10 milhões.

  • Carta a um amigo petista

    pt_estrela_interrogacao.gifSe sua consciência o exigir, se insiste, como diz, em preservar sua "coerência ideológica", então busque outro caminho. Nenhum ser humano deve trair a si próprio.

  • As FARC: fator imprescindível da paz

    pomba.jpgA oligarquia colombiana possui muito mais medo da paz que vontade de alcançá-la, principalmente se a paz solicitada pelo povo é com justiça social.