Edição 709

  • Falsa dicotomia ‘Conservação x Desenvolvimento’ embasa discussão do Código Florestal

    riomadeira.jpg A julgar pela opinião dominante dos maiores veículos de comunicação, que por sua vez tendem a reverberar somente as vozes que não são dissonantes de sua visão massacrante, nós, brasileiros, estamos diante de novo impasse: ‘Conservação versus Desenvolvimento’

  • O tripé da maldade

    xilocidaderostos.gifAs principais candidaturas representam o continuísmo de um sistema que vive à custa de imensos sacrifícios. Trata-se de uma camisa de força que tentam nos impor como se não houvesse saída.

  • O candidato Serra, Irã, Israel e Bolívia

    foto_serra.jpgNa prática, a distinção entre condenar o governo, mas não o país, é difícil de operar, porque Evo Morales é o presidente legalmente eleito da Bolívia e representante legítimo do país.

  • Mídia ignora candidatos que questionam ‘status quo’

    midia_eleicoes.jpgEmbora tenhamos vários candidatos à Presidência, não há espaços na mídia para eles. As tais liberdade de imprensa e igualdade de direitos, nesse caso, são jogados na lata do lixo.

  • Seleção abrasileira

    bandeira_brasil.jpgNo esperado 11 de maio, dia da lista final de jogadores, os novos tempos prometidos mostraram sua face oculta. Dunga fez uma convocação ultraconservadora. Deparamo-nos com uma lista em que queríamos trocar uns 10.

  • Inferno dos aposentados e paraíso dos rentistas

    bem_versus_mal.jpgA campanha cerrada contra o reajuste dos aposentados faz sentido. Ela é uma contrapartida lógica do vergonhoso tributo ao grande capital, que trata com naturalidade a dívida monstruosa.

  • O narcotráfico, os EUA e a América Latina

    bandeira_colombia.jpgO problema principal da América Latina não é o narcotráfico, supostamente associado aos governos progressistas e à guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Esta é a tese forjada pelos EUA.

  • Postura do EUA favorece militarização da política nuclear do Irã

    eua estatua arma.gifNão obstante a retórica de diferenciação, a política externa de Obama ainda bebe de um olho d’água republicano; um dos compostos de tal mina é o Irã.

  • Ficha suja? Fora, já

    justica_mao_martelo.jpgDespacho de um juiz de direito, decretando uma prisão preventiva, pode colocar um cidadão comum no cárcere. Não se faz necessária a decisão de um tribunal para isto.

  • Ho Chi Min (2)

    karl_marx.jpgSuas atividades acabaram detectadas pelos serviços secretos francês e inglês. Foi preso em Hong Kong e, apesar dos esforços do governo francês, a Liga Anti-Imperialista conseguiu sua soltura.

  • Socialismo e liberdade

    revolucao_cubana.jpgO sistema cubano dá sinais de que poderá equacionar melhor a questão de socialismo e liberdade através de mecanismos mais democráticos de participação popular no governo.

  • O editor amnésico

    homem_interrogacao.jpgO Estado de Minas entra numa tarefa inglória de questionar a legalidade da Ocupação Dandara, que conta com mais de 887 famílias e já tem quase um ano.