Edição 706

  • Déficit previdenciário é falso argumento contra benefícios aos aposentados

    numeros.jpgNenhuma das conquistas dos aposentados sequer ameaça as contas da previdência. Aliás, é preciso ressaltar a imensa fraude que se criou em torno de sua suposta insolvência.

  • Governo de Lugo implementa Plano Colômbia na região

    eua bandeira costela.gifSão contabilizados dez assessores colombianos no país e os armamentos de procedência israelense são utilizados pelas forças especiais treinadas na Colômbia e nos EUA.

  • A Pensão da Dona Loló

    rosadosventos.jpgExistiu no início dos anos de 1980, no bairro da Bela Vista, uma distinta mulher, cinqüentona corpulenta, polaca, cabelos desalinhados, que se dizia "viúva de comunista".

  • “Novo corte de gastos do governo vai doer...”

    dinheirocortahomem.gifPara tornar a situação ainda mais precária, não desponta no horizonte eleitoral qualquer grupamento político ou mesmo candidato ao governo federal, nem estadual, que tenham sua caminhada política e social comprometida com a elevação da qualidade de vida.

  • Espetáculo obsceno

    dolares_voando.jpgSeja no Império Americano hipotecado, na tragédia grega ou nos pólos avançados da velha Europa, os protocolos da supremacia absoluta do capital financeiro continuam a girar as roletas do cassino.

  • Paulo Nogueira e o macartismo da Folha

    urna_eletronica_mercado.jpgPreparando-se para a guerra eleitoral, a mídia demotucano já iniciou a "limpeza ideológica" nas suas redações. A Folha dispensou o economista Paulo Nogueira, um dos poucos críticos do neoliberalismo.

  • Não é difícil...

    foicemartelo2.jpgSe não é tão difícil assumir a bandeira do socialismo, considero dificílimo permanecer socialista. Não bastasse a repressão movida pela burguesia, somos alvos, muitas vezes, da insidia daqueles que se pretendem de esquerda.

  • ‘Algoritmo da Ganância’ das Petroleiras impõe desastre e destruição

    mundo_explodindo.jpgO desastre da BP demonstra a assimetria entre economia virtual e a vida real, ao tentar acelerar a produção na vã ilusão de acompanhar o ritmo dos algoritmos computacionais nas bolsas de valores.

  • Dignidade aos aposentados brasileiros

    dinheirocortahomem.gifDefender uma aposentadoria digna, a recomposição das perdas nos vencimentos dos aposentados e o fim definitivo do fator previdenciário são lutas que cabem a todos os brasileiros.

  • O império manda, as colônias obedecem

    eua_dragao_garfo.jpgNesse contexto surge no Irã um governo decidido a não se submeter aos interesses dos EUA. Dentro de sua política de desenvolvimento, instala usinas nucleares; intolerável para o Império.

  • ‘É cínica e inaceitável a pretensão de dar validade jurídica à Lei de Anistia’

    justica_estatua.jpgNo dia 29 de abril, sete dos onze ministros da mais alta corte do país decidiram que a Lei de Anistia, 6983/79, promulgada pelos próprios usurpadores do poder, abarca os acusados, ou confessos, de praticarem torturas e outros crimes compreendidos mundialmente como de lesa humanidade. Nesta entrevista ao Correio da Cidadania, o jurista Dalmo de Abreu Dallari demole com a argumentação dos ministros do STF, afirmando que a decisão do tribunal foi estritamente política. Apesar de tudo, lembra que nada impede novas ações e argumentações na justiça contra o que "foi uma auto-anistia".

  • Viva São Benedito neste 13 de Maio!

    ama_pequena.jpgO mérito da data é simbólico, pois nos impõe a idéia de igualdade entre os homens de todas as cores – e, diria eu, de todas as classes. Uma idéia mais difícil de assimilar, mas quem sabe...

  • Atenas à brasileira

    ampulheta.jpgA anistia ateniense, com sua opção por esquecer o passado e não punir os criminosos, renunciou à própria noção de democracia e se mostrou inadequada aos propósitos cívicos da pólis, que apenas fizeram declinar ao longo do século posterior.

  • Demonização da viagem de Lula ao Irã ancora-se em argumentos falaciosos e tendenciosos

    ft_ahmadinejad.jpgNão há dúvida de que o Irã vem praticando violências reprováveis contra a oposição. Mas, como diria a filósofa Denise Charuto, "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa".

  • Zona do Euro em polvorosa

    dinheirohomemmoeda.jpgA situação mundial é muito complexa porque os problemas que atingem os países europeus cujas economias são mais dependentes da União Européia, de alguma forma, estão presentes em todos os países centrais do capitalismo, especialmente nos EUA, Alemanha e Japão.

  • Ainda a crise nas idéias

    homem_pensando.jpgIgnorar a realidade em que a superpotência, o Japão e os países capitalistas da Europa se encontram numa crise, e em que surgiram novas potências, pode ser uma crise aguda da síndrome do manual.

  • Acorda Brasil

    petroleo_dinheiro.jpgSe a emenda Henrique Alves for aprovada no Senado, o Brasil vai se tornar o país que mais exagera nos benefícios para as petrolíferas estrangeiras. A humilde felicidade do nosso povo é porque ele nem imagina que está sendo enganado.