Edição 705

  • Fator previdenciário deve ser substituído pela idade mínima

    aposentadoria_pedagio.jpgÉ preciso ponderar que sem uma norma de idade mínima que substitua a via tortuosa da Lei do Fator retroagiríamos a regras dos anos 50 do século passado – a Aposentadoria por Tempo de Serviço.

  • Belo Monte no Fantástico: o desaparecimento dos especialistas

    indios_xingu.jpgPara minha decepção, além de não incluir na edição da reportagem nem uma frase nossa, com a exceção dos índios, deu todo o espaço para a os defensores da obra.

  • A eleição presidencial e os seus riscos

    eleicoes2010.jpgOs três principais candidatos(as) oferecem sólidas garantias de manutenção de todo o arcabouço jurídico-institucional que se construiu no país, a partir dos governos de FHC, bem como da política macroeconômica sob controle de bancos e instituições financeiras.

  • Frei Cláudio, o pároco

    ft_freiclaudiovanbalen.jpgÉ um pastor dedicado às suas ovelhas. Visita com freqüência as famílias da paróquia nos bairros Carmo e Sion. Em especial, aquelas que se encontram em dificuldades.

  • O ciberativismo e o deserto do real

    computador_monstro.jpgNão é um novo movimento social, mas é um novo movimento de massas. Talvez possa ser o único instrumento aceitável numa sociedade de indivíduos cada vez mais enclausurados.

  • Saiba o que é o capitalismo

    dinheirosecando.jpgPara contra-atacar a proliferação de versões idílicas acerca do capitalismo e sua capacidade de promover o bem-estar, examinemos dados de documentos oficiais da ONU.

  • Um discurso ambientalista

    mundo_verde.jpgNão é de bom alvitre desvincular a luta pela preservação da natureza se não associamos a luta contra o capitalismo, deixando bastante clara a dependência íntima entre as duas bandeiras.

  • A coalizão dos “estofadinhos”

    ft_dilma_roussef.jpgO cidadão observa a emergência de uma conjuntura inusitada. Nela, a confluência de interesses materiais atua no sentido de moldar a embocadura e a agenda das eleições que se avizinham.

  • 13 de maio: abolição inacabada

    africanos.jpgNeste ano completamos 122 anos de lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil. Este processo foi lento, limitado, gradual e deve ainda hoje ser problematizado, pois não garantiu aos negros uma condição de dignidade em um país estruturalmente desigual.
  • A era Benito Juárez e a história do liberalismo no México

    bandeira_mexico.jpgNão houve paz mesmo com a derrubada de Maximiliano e a restauração da República, na vitória derradeira dos liberais contra os saudosistas de um período de poder absoluto do clero.

  • FMI e governos da eurozona querem Grécia de exemplo

    bandeira_grecia.jpgO jugo "euro-FMI" interdita debates e medidas democráticas que precisam ser impostas na Grécia e toda a Europa, além de evitar o balanço do fracasso da UE neoliberal.

  • Emendas e contendas políticas não estão a serviço da soberania brasileira no petróleo

    plataforma_petroleo2.jpgApós as exaltadas querelas de março, aprovou-se em primeira votação a emenda Ibsen, que muda radicalmente a divisão dos royalties do petróleo, levando políticos cariocas e capixabas ao esperneio.

  • A crise nas idéias

    homem_interrogacao.jpgTem gente que ainda não entendeu direito as mudanças desse período histórico. Ainda não se deu conta das implicações da descolonização e da criação de inúmeras novas nações.

  • O que é mesmo “Estado de Direito”?

    india_kaiowa.jpgOs territórios Truká na Ilha Assunção e Pipipã, na reserva de Serra Negra/PE, estão sendo invadidos pelos canais da transposição e os índios sequer conseguem audiências com o governo.

  • Ainda o conservadorismo do Partido do Chá

    eua bandeira costela.gifCom os olhos postos na parcial renovação do Congress, o que lhes poderia proporcionar o controle da Câmara dos Deputados, republicanos cativam os aderentes do Partido do Chá. 
  • Hora de celebrar nossa democracia

    Período eleitoral curto, horário eleitoral mínimo para os partidos pequenos, bloqueio ao debate sobre o financiamento público e restrições de todo tipo à divulgação ostensiva dos financiadores de campanha – ao lado da total impunidade pelo financiamento via caixa dois. Essas são as normas eleitorais. Omissão total das candidaturas da esquerda e exigência de que os candidatos restrinjam seu discurso às soluções técnicas são as contribuições da mídia.

  • Família virtual

    direitos_humanos2.jpgDemitidos do papel de protagonistas, de sujeitos históricos, aceitamos ser espectadores instados a consumir. Ou melhor, a conjuntamente sumir. E deixar que ídolos virtuais vivam por nós.

  • O Primeiro de Maio

    primeiro_maio.jpgComo já dissemos, pratica-se no Brasil "a fórmula da trapaça", que consiste em destinar gordas verbas às centrais sindicais e estudantis para que se mantenham engessadas.

  • A Justiça Moderna

    justicahomem.gifReconhecido que o Direito deve ter cunho sociológico, protegendo os economicamente mais fracos, é relevante o papel do magistrado na concretização da justiça, essencial à paz.