Edição 702

  • Quem fiscaliza o fiscal?

    Os jornais noticiam que os membros do Conselho Superior da Magistratura estão reivindicando carros oficiais e redução da quarentena legal para volta às atividades profissionais habituais. É o começo... Logo reivindicarão outras mordomias. Em seguida começarão a vir os problemas e finalmente teremos o caso de conselheiros envolvidos em falcatruas. Será inevitável. O ser humano está sujeito à corrupção e todo coletivo, seja qual for, não está imune à corrupção de alguns de seus membros.

  • Os loucos e insensatos do MST estão em marcha

    mstbandeira.jpgNão compreendem os loucos e insensatos do MST por que tantos "letrados"andam dizendo por aí que a "propriedade" é um direito sagrado. Ora, sagrada é a terra, e não a propriedade dela!

  • Chuvas e hipocrisia

    ventania.jpgEnquanto o direito de propriedade imperar sobre o direito à vida, estas tragédias se repetirão. Enquanto a reforma urbana não for feita, colocando à disposição dos trabalhadores os terrenos e as moradias mantidos fechados pelos especuladores urbanos, estas tragédias se repetirão. 

  • A fórmula da trapaça

    bem_versus_mal.jpgA trapaça tem sido muito boa para os negócios da burguesia e tem semeado ilusões no seio das massas populares, como evidenciam os altos índices de aprovação ao governo petista.

  • Xingu e a vingança Mapuche

    indios_canoa_xingu.jpgSão as leis da história e do progresso, não é mesmo? Afinal, como disse um jornalista da TV, "ou se devolve o Brasil aos índios, ou se pensa nos outros 195 milhões de brasileiros".

  • Hidrelétrica no Xingu: o trem fantasma e o chabu

    rioxingu.jpgPara quem anda articulando uma Ação Civil Pública, eis um bom motivo para enquadrar o crime de falsidade ideológica, já que a Licença Prévia diz um número de km² afetados e o edital diz outro, e ambos foram paridos pelo mesmo poder.

  • “Equívocos” de um governo que se diz popular

    lula_castelo.jpgLula se fechou em uma concepção unilateral, mostrando que não irá arredar pé da construção da usina de Belo Monte, embora dissesse que não iria impor o projeto goela abaixo de ninguém.

  • Possíveis surpresas

    ft_dilma_roussef.jpgA própria oposição ao governo Lula e à candidatura Dilma pode impor o debate em torno do desenvolvimento combinado das forças produtivas com a democratização do Estado.

  • Passeio socrático

    caminhos.jpgA maioria dos shoppings tem linhas arquitetônicas de catedrais estilizadas; neles não se vai de qualquer jeito. E ali se sente uma sensação paradisíaca: não há mendigos, crianças de rua, sujeira...

  • Carta do Haiti

    bandeira_haiti.jpgImpressiona ver casas de três ou quatro andares que desabaram completamente e se reduziram a um amontoado de escombros. Com certeza ainda servem de cemitério para muitas vítimas.