Edição 701

  • Responsabilidade pela tragédia no Rio é Humana e Política

    niteroi_rj.jpgNo começo do mês de abril, o Rio de Janeiro foi avassalado por chuvas de intensidade inédita. O resultado foram cerca de 200 mortes, praticamente todas de moradores das áreas mais carentes, praxe de todas as tragédias mundo afora.

  • Obama: words, words, words

    ft_barack_obama2.jpgEmbora sem lançar mão de criativas frases de paz como as do presidente americano, o Irã tem mostrado verdadeiro desejo de negociar. Aceitou a troca sugerida, desde que fosse em seu território e simultânea.

  • Mantega e Meirelles na CPI da Dívida Pública

    numeros.jpgComo era de se esperar, destilaram otimismo. Mas conforme o trabalho da Campanha pela Auditoria Cidadã da Dívida, em 2009, 36% das despesas do Orçamento – R$380 bilhões! - foram em juros e amortizações.

  • Antecedentes da Revolução Mexicana de 1910 (2)

    revolucao_mexicana.jpgO governo de Benito Juárez forjou de vez o que seria uma concepção de modernidade para o México, mas não sem passar por intempéries e trovoadas no caminho.

  • Partido do Chá: mais conservadorismo

    eua estatua arma.gif Para eles, a sociedade não poderia arcar com a eventual irresponsabilidade de quem quis possuir um imóvel acima de suas possibilidades financeiras.

  • A mecânica das águas

    agua_torneira.jpgTodos sabem que as encostas e as montanhas, o mar e as marés, as águas de março que fecham o verão, são componentes perpétuos da cidadela de São Sebastião.

  • Justiça, crimes da ditadura militar e julgamento pelo STF

    justica_mao_martelo.jpgNa justiça de transição o dever estatal de punir permanece indispensável para a consolidação da democracia e direitos humanos. A expectativa é que o Supremo afirme este dever.

  • O que está em jogo em 2010

    Os lulistas levantam a questão do futuro do Brasil mais em termos de ameaça aos que divergem da sua posição do que de esperança de grandes avanços, pois sabem que no pós-Lula as políticas econômicas não serão muito distintas das atuais. Fica valendo, assim, apenas a ameaça: se a esquerda assumir postura divisionista, os tucanos vencerão e anularão todas as conquistas proletárias. Porém, o que está em jogo em 2010 é a possibilidade de desarmar essa armadilha.

  • Reunidos no Rio e sem publicidade, atingidos pela Vale precisam denunciar e agitar

    vale_riodoce.jpgNa televisão, uma moldura perfeita: o trabalhador com a enxada na mão reluz suor e satisfação em seu saudável corpo, o sol brilha e a mata verde preservada completa o cenário.

  • Método para curar medos

    homem_pensando.jpgMedo de dedo em riste, medo de folhedo triste, medo até de inofensivo chiste, como se cura? E medo de ter medo, como se cura?

  • Reservas externas não são antídoto à forte deterioração dos fluxos comerciais e de serviços

    dinheiro_montanha.jpgAs transações brasileiras com o exterior em 2010 serão novamente deficitárias e em maior proporção. Esta é a previsão do Banco Central, para um déficit em Conta Corrente estimado agora para US$ 50 bilhões, o dobro de 2009.

  • As energias do futuro e os futuros do Pré-Sal: Energia renovável (IV) – síntese e eixos

    petrobras.jpgA principal questão é que um exame dos futuros possíveis do Pré-Sal e do Brasil reduz-se, em última instância, a uma questão de horizontes temporais.

  • A questão do socialismo

    brasil_feijao_arroz.jpgA realidade é que quanto mais o governo democrático e popular desenvolver as forças produtivas, mais estará criando condições para transformações socialistas, mesmo que não tenha consciência disso.

  • O discurso estreito de Serra

    foto_serra.jpgÉ curiosa a estratégia do demo-tucanato. Parece que quer tentar convencer o eleitorado de que pode manter a parte boa da herança do lulo-petismo depurando-a de Lula e do PT.

  • Vinde a eles as criancinhas?

    arvore_sem_folhas.jpgAs seqüelas psíquicas e espirituais daqueles que confiaram em sacerdotes tarados são indeléveis e de alto custo no tratamento terapêutico prolongado. As vítimas fazem muito bem ao exigir indenização.