Edição 699

  • Índios guarani vivem situação de extermínio silencioso

    indios_xingu.jpgUm recente relatório da organização indigenista Survivor International trouxe novamente à luz a deplorável situação humanitária vivida pelos índios Guarani e Kaiowá no estado do Mato Grosso do Sul.

  • O golpe Bonapartista

    ilus_cara_a_cara_kipper.jpgFaltavam-nos organizações revolucionárias que propusessem às massas o caminho da revolução socialista. Foi aí que a burguesia lançou mão do seu braço armado.

  • Sentir na igreja: transparência e verdade

    ama_pequena.jpgO que está em jogo é a credibilidade da Igreja de Cristo. E, portanto, o futuro de sua missão. A humanidade tem direito a receber, por parte da Igreja, uma posição sem ambigüidades.

  • Para aposentado do Banespa, CPI pode revelar verdadeira face do Santander

    cpi_santander.jpgNa esteira do assunto CPI Santander, que visaria investigar a privatização do Banespa em favor do banco espanhol em 2000, o Correio da Cidadania entrevistou o ex-funcionário do antigo banco público João Bosco Galvão de Castro.

  • “Derrame” ataca justiça

    justica_estatua.jpgChega de "AVECERIZAÇÃO" social, não dá para suportar uma patologia que mata mais do que o câncer, a hipertensão, os acidentes de trânsito.

  • Dilma Pac! Pac!

    ft_dilma_roussef.jpgAs obras, antes de nada, precisam ser inteligentes, não grandiosas. Nesse sentido, a candidatura da Dilma não apresenta até agora nenhum salto qualitativo em relação à era Lula.

  • Estados Unidos: balanço desanimador da política externa de Obama

    ft_obama_hope.jpgNão se assiste até o momento ao desmonte da estratégia da chamada Guerra Global ao Terror, apesar da retórica de distensão. Na prática, houve a substituição do nome tão-somente: Operações de Contingência Ultramar.

  • Reacomodação no Mapa Mundi: as rachaduras no bloco ocidental

    mundo_preju.jpgA crise financeira e econômica de 2008 está modificando o mapa mundi. A chacoalhada inicial acontece em uma lenta mas persistente reacomodação do tabuleiro global,.

  • Nunca na história deste país

    pt_estrela_interrogacao.gifO PT e o governo Lula superaram a crise porque a militância, há algum tempo dada como morta, tanto pela burguesia quanto por alguns próceres do partido, entendeu a questão em jogo e se mobilizou

  • Os desgovernos do Brasil e a qualidade de vida do povo

    urna_eletronica.jpgAno eleitoral, ano de promessas, de muita conversa, de muitas meias verdades e muita mentira. Como dizia Paulo Maluf, "é preciso mentir para ganhar eleições".

  • Pileque precoce

    dinheirohomensapoiados.jpgO argumento de que regular a publicidade é censura ou fere a liberdade de expressão é mero terrorismo consumista centrado em sobrepor interesses privados ao interesse público.