Edição 697

  • Royalties: erro grave de governadores prejudica o Rio de Janeiro e o Brasil

    plataforma_petroleo.jpgNum encontro da bancada do Rio, no Clube de Engenharia, todos os discursos eram de que os royalties do pré-sal deveriam ter o mesmo percentual das reservas atuais para o Rio.

  • Em busca de reconhecimento e identidade: A greve na Educação Pública no estado de São Paulo

    greve_professores.jpgAmpliando o número de participantes da paralisação, o governador José Serra e o secretário da Educação, Paulo Renato, não terão como continuar a saraivada de deboches irresponsáveis contra a categoria docente.

  • A Segurança e a Política

    homem_sobre_fita_desenr.jpgLevando em consideração a deformação no sistema informativo, somente através do impedimento legal, a sociedade se verá suficientemente forte para o enfrentamento da questão.

  • Fora a ALCA e o FMI – Uma crítica para o endereço errado

    dedo_apontando_alto.jpgRéplica ao texto Fora a ALCA e FMI, de Gilvan Rocha, publicado neste Correio no dia 12 de março de 2010.
  • Apontamentos sobre Blade Runner (3)

    filme_bladerunner.jpg A cidade de Los Angeles, tal como retratada em Blade Runner, demonstra a falência urbana na modernidade em termos contundentes – a cidade  tornou-se um lugar de referências desconexas em que é mais fácil se perder do que construir uma vida.

  • O mito do livro

    pilha_de_livros.jpg Ler é um processo de exclusão. Por sua vez, ler não é necessariamente aprender. Muitas vezes, levados pelos preconceitos, somos impedidos de praticar um bem maior: pensar.

  • Antecedentes da revolução mexicana de 1910

    bandeira_mexico.jpgO objetivo era unificar o país em uma só voz hierárquica e homogeneizadora, desconsiderando reivindicações e necessidades daqueles, como os indígenas, que não se adequavam à proposta.

  • O sentido da “economia e vida humana”

    ama_pequena.jpgComo um cristão ou mesmo ateu que se defronte com o dilema ético de servir ao deus dinheiro ou servir ao Senhor da vida poderia optar no seu agir econômico? A resposta a tal questão não é simples nem única.

  • Cuba, Israel e a dupla moral

    dedo_apontando.jpgNão foi sem razão que o presidente Lula reagiu vigorosamente contra o cinismo dos ataques ao governo de Havana.

  • Milcíades Peña: a dessacralização da Revolução de Maio de 1810

    ampulheta.jpgPeña lembra que a Revolução foi processo principalmente da esfera política, que não revolucionou a organização social e econômica regional, que se manteve essencialmente idêntica à colonial.

  • 15 de março de 2010 – 30 anos sem Octávio Brandão

    olhos_passado.jpgO PCB, se quiser não apenas aparentar esta sua nova política, mas sim afirmá-la e aprofundá-la, deve reverenciar as pessoas e histórias de Octávio Brandão e sua esposa Laura Brandão.

  • Valeu, Forbes!

    dinheirohomemmoeda.jpgA riqueza mineral está sendo apropriada por grupos econômicos sem usufruto para a sociedade. O recorde de Eike e a disparidade de renda das pessoas no Brasil não são números sem correlação.

  • A emergência do Brasil é a hegemonia do precário como vanguarda

    caldeirao_numeros.jpgEnquanto o objetivo da esquerda for o crescimento econômico, vamos desenvolver os elementos internos do capitalismo, dentro de uma lógica cada vez mais destrutiva

  • Cuba, sim, a despeito do massacre

    maobelindia.gifOs governantes dessas democracias do grande capital vão passar. Essa onda reacionária que tenta criminalizar as experiências transformadoras da América Latina vai passar. E Cuba vai continuar.

  • Criança e consumo

    no_consumismo.jpgNo início de março, a Anvisa sinalizou que as novas regras sobre publicidade de alimentos e bebidas não saudáveis não oferecerão proteção especial ao público infantil.

  • O exemplo grego

    bandeira_grecia.jpgOs trabalhadores gregos se insurgem aos gritos de que "os plutocratas que paguem a crise!", se mobilizam e recorrem à ação direta e à auto-organização, passando por cima do governo Papandreu.

  • CPI do Santander precisa focar roubo de aposentadorias e super-exploração

    cpi_santander.jpgNos últimos dias, algumas pessoas se surpreenderam com a possibilidade de instauração de uma CPI da compra do Banespa pelo Banco Santander, a partir de requerimento já entregue pelo deputado federal Nelson Marquezelli.

  • Brasil e Estados Unidos: a visita de Hillary Clinton

    ft_hillaryclinton.jpgA razão básica para a cordialidade tem sido a entusiasmada manutenção das diretrizes econômicas, estruturadas ainda na gestão de FHC; oficialmente, a pauta era ampla, mas centrou-se no Irã.

  • A modernização conservadora

    globalizacao.jpgTalvez a política mais adequada resida em introduzir modificações que permitam reforçar a participação do capital estatal no pacto com os capitais privados.

  • O que fracassou em Copenhague?

    mundo_verde.jpgA depender da agenda hegemônica, não há esperança de avanços que signifiquem superar as causas efetivas dos problemas ambientais que ameaçam a vida na Terra.