Correio da Cidadania

Campanha para a anulação do leilão da Vale

0
0
0
s2sdefault

 

Publicamos, abaixo, a circular divulgada pelos organizadores do plebiscito nacional para a anulação do leilão da Vale do Rio Doce.

 

*** 

 

RESOLUÇÃO DA REUNIÃO DO COMITÊ NACIONAL DA CAMPANHA PELA ANULAÇÃO DO LEILÃO DA CVRD E PLEBISCITO POPULAR.

 

1. O comitê nacional reunido no dia 28 de julho concluiu que o plebiscito popular sobre a Vale poderá realizar-se sob duas formas: com uma única pergunta, comum, sobre a Vale ou com 4 perguntas – além da Vale, mais 3 outros temas.

 

a) No primeiro caso, com a pergunta sobre a CVRD, que é:

1. EM 1997, A COMPANHIA VALE DO RIO DOCE - PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO PELO POVO BRASILEIRO - FOI FRAUDULENTAMENTE PRIVATIZADA, AÇÃO QUE O GOVERNO E O PODER JUDICIÁRIO PODEM ANULAR. A VALE DEVE CONTINUAR NAS MÃOS DO CAPITAL PRIVADO?

 

b) No segundo caso, com as 4 perguntas:

1. EM 1997, A COMPANHIA VALE DO RIO DOCE - PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO PELO POVO BRASILEIRO - FOI FRAUDULENTAMENTE PRIVATIZADA, AÇÃO QUE O GOVERNO E O PODER JUDICIÁRIO PODEM ANULAR. A VALE DEVE CONTINUAR NAS MÃOS DO CAPITAL PRIVADO?

 

  2. O GOVERNO DEVE CONTINUAR PRIORIZANDO O PAGAMENTO DOS JUROS DA DÍVIDA EXTERNA E INTERNA, EM VEZ DE INVESTIR NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO DO POVO BRASILEIRO?

 

3. VOCÊ CONCORDA QUE A ENERGIA ELÉTRICA CONTINUE SENDO EXPLORADA PELO CAPITAL PRIVADO, COM O POVO PAGANDO ATÉ 8 VEZES MAIS QUE AS GRANDES EMPRESAS?

 

4. VOCÊ CONCORDA COM UMA REFORMA DA PREVIDÊNCIA QUE RETIRE DIREITOS DOS TRABALHADORES/AS?

 

Observação 1: Há estados/regiões que já decidiram incluir uma 5ª pergunta. Poderão fazê-lo conforme a decisão dos comitês estaduais.

Observação 2: As perguntas levam à resposta “NÃO”.

Observação 3: Cada entidade, organização e estado será responsável pela diagramação, reprodução e distribuição das cédulas para o processo de coleta de votos.

 

2. Sobre a apuração e divulgação dos resultados: cada estado e/ou organização fará a tabulação dos votos coletados e centralizará no comitê estadual. Feita essa apuração, o comitê estadual enviará o resultado geral do estado para o Comitê nacional. Este fará a tabulação geral Nacional. O comitê nacional irá receber a tabulação e divulgará o resultado de todas as perguntas, inclusive as estaduais.

 

3. A Entrega dos resultados sobre a Anulação do Leilão Cia. Vale do Rio Doce será realizada no dia 25 de setembro com uma ampla comissão formada pelas entidades membros do comitê nacional da campanha. Entrega que seria precedida, no dia 24 de atos nos estados, cidades, em especial em Belém, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, em frente à sedes da Vale, para somar força a entrega que será feita nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

 

4. Durante o mês de agosto, intensificar a mobilização, articulação, a formação, fortalecendo especialmente o trabalho educativo pedagógico em preparação ao plebiscito e a Semana da Pátria, semana de coleta dos votos.

 

5. Será oportunamente dialogado sobre o processo do pós plebiscito, a continuidade da campanha e mobilização.

 

6. Prazos:

a) A apuração dos votos nos municípios deverá ser finalizada, impreterivelmente, até o dia 12 de setembro.

b) O envio dos dados do município para o estado deverá ser até o dia 15 de setembro.

c) O envio dos dados do estado para a centralização nacional deverá ser feito até o dia 17 de setembro.

d) A finalização da tabulação nacional deverá acontecer até o dia 20 de setembro.

 

7. Entidades presentes na reunião:

Sindicato dos Advogados/SP; Consulta Popular; Mnlm; UNE; Intersindical; Comitê RJ; Comitê RS; Comitê MG; Comitê SP; Assembléia Popular/SP; Marcha Mundial de Mulheres; Brasil de Fato; Cáritas Brasileira; Assembléia Popular/PR; Grito dos Excluídos; Pastoral Operária e Pastorais Sociais/Cnbb; Ver. Marcela Moreira/Psol; Ver. Paulo Búfallo/Psol; CUT; CSC; Sintaema; Apeoesp; Metalurgicos de Campinas; Dce-Unicamp; Cáritas Osasco; Pastorais Sociais/SP; Sintrajud; MST; Via Campesina; MAB; Conlutas; Corrente O Trabalho/PT; Jubileu Sul; Conam; Ubes; Pacs; CMS; Metroviários; Sindipetro; Núcleo PT Vila Buarque; Secretaria Operativa da Assembléia Popular; Secretaria Operativa da Campanha Da Vale.

 

São Paulo, 31 de julho de 2007.

 

COMITÊ NACIONAL

Séc Operativa (11) 3105 9702 – 9810 7157

Correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sítio na Internet: www.avaleenossa.org.br

 

0
0
0
s2sdefault