Edição 669

  • Incapaz de gerenciar a saúde, governo paulista inicia seu desmonte definitivo

    foto_serra.jpgNo início desta semana foi aprovado o PLC 62/2008, que permite a entrada das chamadas Organizações Sociais na assunção de diversos serviços da área de saúde.

  • O PT e os Picaretas

    pt_estrela_interrogacao.gifNão bastasse tão triste fim, o "partido da moralidade" haveria de estabelecer um estreito concubinato com a velha pilantragem de "nossa" República - Jader Barbalho, Renan Calheiros, José Sarney, Collor de Melo.

  • Delegado Protógenes, o novo “comunista do Brasil”

    ft_protogenes.jpgReforçando sua tolerância antileninista, o PCdoB passou a oferecer sua legenda para abrigar projetos pessoais, em troca, evidentemente, de apoio político e material.

  • Rebimboca da Beribelinha

    risos.jpgRebimboca da beribelinha é a capacidade de falar sem dizer nada; prometer sem cumprir; governar sem administrar; sorrir sem estar alegre.

  • Brasil Olímpico: entre o Cielo e o Inferno

    olimpiadas.jpgMais importante do que a possibilidade de sediar os dois maiores eventos esportivos do planeta (Copa do Mundo e Jogos Olímpicos) é como cuidamos da formação de jovens valores.

  • ‘Lula não fez reforma agrária’

    plantacao2.jpgNo dia 20 de agosto, o trabalhador sem terra e membro do MST Elton Brum da Silva foi assassinado pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul, em uma ação de despejo na Fazenda Southall, em São Gabriel, RS.

  • As propostas para o pré-sal

    lula_presal.jpgA opção pelo regime de partilha implica dar seqüência aos leilões de campos de petróleo, embora em condições diferenciadas – e com mais leilões fora do pré-sal.

  • Dilma e a gratidão dos construtores

    ft_dilma_roussef.jpgCom o pacote habitacional, Dilma foi eleita 'Operária n° 1' pela Associação dos Comerciantes de Materiais da Construção (Anamaco).

  • Desarmar e civilizar a Polícia

    Não parece razoável trocar uma vida para evitar que um automóvel seja roubado ou que um assaltante de banco escape. No entanto, casos de pessoas atingidas por "balas perdidas" disparadas por policiais nessas operações acontecem diariamente. Ao contrário do que usualmente se pensa, o uso indiscriminado de arma, longe de aumentar, reduz a eficiência da Polícia. Em vez do planejamento, da inteligência, do aprimoramento das técnicas de investigação, de capacitação dos policiais, é mais fácil, mais barato, menos trabalhoso, colocar um revólver na mão deles.

  • Cúpula da Unasul rechaça presença militar dos EUA

    tio_sam.jpg O resultado possivelmente não conformará a todos, mas deve admitir-se que apesar das diferenças ficou clara a falta de apoio aos convênios militares da Colômbia com os EUA.

  • 15º Grito dos Excluídos – 2009

    grito_dos_excluidos2009.jpgO Grito procura mostrar que historicamente as mudanças só aconteceram quando povos despertaram para a dura realidade de exploração e dominação a que estiveram submetidos.

  • O Império da Lei

    justica_estatua.jpgComo conseguir que todo um povo tenha respeito às leis escritas pelo Estado? Essa preocupação sempre esteve presente nos ensinamentos dos filósofos do Direito desde os tempos mais remotos.

  • Nos tempos em que as Estâncias eram de todos

    indiocirculo.jpgPara que as estâncias coletivas guaranis fossem repartidas em sesmarias privadas, era necessário desaparecer na memória aqueles tempos em que eram de todos.

  • “O Globo” e os lobistas, tudo a ver

    plataforma_petroleo2.jpgA estratégia é clara: atrasar ao máximo o processo de mudança na legislação, pois eles, na opinião de Siqueira, pretendem ganhar tempo para eleger os candidatos do PSDB e retornar aos tempos de FHC.

  • A bandeira “royalties” como segundo “round”

    petroleo_dinheiro.jpgOs lobistas do setor privado, notadamente das multinacionais, como prevíamos na semana passada, pegaram a polêmica questão dos "royalties" como uma "bandeira" para forçar uma espécie de segundo "round" nas discussões sobre a nova legislação do petróleo.

  • Luta armada – testemunho sobre os anos 1950

    tanquedeguerra.jpgEra consensual, às vezes até de forma pouco consciente, de que uma revolução social no Brasil teria que ocorrer através de meios armados.

  • Os zapatistas e os partidos políticos: o princípio da escuta

    bandeira_mexico.jpgA transformação social, não se cansam de enfatizar os zapatistas, só virá com a organização autônoma dos "de baixo" e não com "os de cima".

  • Sem enfrentamento, Unasul sucumbirá à nova investida militarista dos EUA

    america_latina_blindada.jpgA Unasul, sob a batuta do Brasil governado por Lula, se converteu no grande mediador para fazer passar os interesses ianques na América Latina, assim como Uribe é seu gendarme armado.

  • Como se tornar o que se é

    filme_osbrutostambemamam.jpg Em Os brutos também amam (Shane, EUA, 1953, dir. George Stevens), há muito para nos fazer pensar sobre as relações entre amizade e violência.

  • Nos caminhos do genocídio e da esperança

    india_kaiowa.jpgCone sul do Mato Grosso do Sul; fronteira com o Paraguai; território tradicional Guarani; visita às comunidades Kaiowá Guarani com a presença de cooperadores internacionais.

  • O réu eterno

    homem_pensando.jpgSe eu reclamo das coisas, sou enfadonho; se não reclamo, acomodado eu sou; se eu quero tudo verificado, catalogado, arquivado, sou obsessivo; se tanto faz, sou relaxado.