Edição 667

  • Implicações político-econômicas da integração energética

    americalatina_bicolor.jpgHá que se buscar uma integração que beneficie a todos os países do Mercosul, e não apenas aos poderosos grupos multinacionais, interessados exclusivamente em explorar o mercado expandido.

  • Império da mentira

    dedo_apontando_alto.jpgNo momento em que surgia a desigualdade social, nasceu o IMPÉRIO DA MENTIRA. Sem ele, não poderiam existir as desigualdades sociais. Elas não se sustentariam.

  • O fator Marina Silva

    urna_eletronica.jpgNo final das contas poderá ser útil para introduzir um pouco de imponderabilidade no cenário bipolar que se desenhava e, neste caso, favorecer a candidatura de José Serra.

  • O falso milagre da união dos ruralistas

    homem_interrogacao.jpgTemos exemplos históricos e arqueológicos que mostram que o mau cuidado com o solo e o ambiente como um todo gerou no passado problemas na própria agricultura e até a extinção de sociedades.

  • Pedro Simon: ‘Nasce um novo PT, o PT do Lula, do Collor, do Sarney’

    foto_pedro_simon.gifNo fim do dia em que o ex-presidente José Sarney teve as acusações contra ele arquivadas pela Comissão de Ética, o Senador Pedro Simon (PMDB-RS) concedeu ao Correio da Cidadania uma amarga entrevista sobre o assunto.

  • Futebol estatizado?

    escanteio.jpgClubes e federação da Argentina rompem contrato com televisão a cabo local e anunciam acordo milionário com o Estado pelos próximos 10 anos.

     

  • Quem delira? Os Guarani e o filósofo do agronegócio

    indio.jpgEles têm muito dinheiro, governador, juízes, filósofo, meios de comunicação. O agronegócio e seus fiéis ideólogos parecem não conhecer (ou reconhecer) limites.

  • Honduras: a revolução nacional-libertadora tardia

    bandeira_honduras.jpgVai de vento em popa a tática da legitimação do golpe, ajudada pelo quase fim do mandato de Zelaya e, agora, por uma agenda eleitoral que dominará a cena política.

  • Marina: uma nesga de céu azul

    A clara lição dos fatos é que as medidas de defesa do meio ambiente não serão aplicadas enquanto a acumulação do capital for o fundamento da vida social. Iludir-se-á, portanto, Marina se imaginar que, como presidenta, poderá fazer o que não pôde enquanto foi ministra. Contudo, mesmo se escolher o discurso limitado, sua candidatura é melhor para o Brasil do que o repetitivo debate dos dois candidatos do Partido da Ordem. Mas a senadora tem tudo para escolher outro discurso: a exposição clara das verdadeiras causas da agressão à natureza.

  • Validação de diplomas de médicos de Cuba: uma questão humanitária

    medico.jpgCuba é o único país a oferecer a chance de brasileiros pobres virarem médicos, com tudo arcado pela Ilha. E já são cerca de 1.000 jovens, entre formados e estudantes por lá.

  • EUA e a dificuldade de estabelecer coesão na política externa

    ft_barack_obama2.jpgApesar de demonstrar mais disposição para encarar os problemas da política externa do que a gestão Bush, o governo Obama não consegue equacionar a maneira por que iria solucioná-los.

  • PSOL: entre a disputa política moralista e a programática

    logo_psol.jpgUm partido que se proponha a ir além do que foi a experiência do PT não pode cometer os mesmo erros, ainda mais em conjuntura diferente e tão mais promissora.

  • Agressão ao Haiti completa cinco anos

    bandeira_haiti.jpgUm dos argumentos da missão é treinar militares e testar equipamentos. Ou seja, preparar tropas para intervenção interna, como nos morros do Rio ou atualmente na Amazônia.

  • Fim da crise econômica é ilusória e momentânea

    dinheirohomemmoeda.jpgEm resposta às políticas econômicas, houve sucessivas reações dos mercados externo e interno nos dois últimos trimestres em termos de produção, emprego, comércio externo e consumo interno.

  • Governo Lula e Congresso Nacional copiam modelo (anti)ambiental chinês

    desmatamento2.jpgNa volta do recesso parlamentar em agosto, o Congresso Nacional retoma um dos pacotes de reforma constitucional mais danosos para as presentes e futuras gerações do Brasil e do mundo.

  • Marina novamente

    ft_marina_silva.jpgEla pode ser pivô de um concerto de forças insatisfeitas com as possibilidades apresentadas e que gostariam de pautar a eleição com novos conteúdos que os tempos atuais exigem.

  • Direitos culturais na democracia

    balancahomemfolha.jpgÉ necessário que o Estado estabeleça políticas públicas que atendam às demandas e incentivem o fortalecimento das instituições e manifestações culturais, com garantias à proteção dos bens existentes.

  • Obama: são dois pra cá, um pra lá

    ft_barack_obama.jpgPara mudar sua política externa, é necessário mudar a opinião pública. Só assim ela levará o Congresso a posições justas e fortalecerá o governo para enfrentar grupos de pressão direitistas.

  • Análises da AEPET sobre as atuais propostas do governo para o Pré-sal

    petroleo_dinheiro.jpgA diretoria da AEPET vem a público apresentar a seguir suas análises a respeito do estágio atual das propostas do governo federal para a criação de um novo marco regulatório do setor petróleo.

  • Reflexões sobre a guerrilha do Araguaia - 3

    araguaia2.jpgAs diferentes tentativas de luta armada no Brasil, incluindo a guerrilha no Araguaia, foram derrotadas. Quase 30 anos depois, porém, parece continuar a dificuldade em avaliá-las com serenidade.