Edição 659

  • Repressão na USP é simbólica da descaracterização da Universidade Pública

    maopasseata.jpgApós os incidentes de 9 de junho, os dias da principal universidade do país voltaram a ser agitados, a reitora da instituição Suely Vilela solicitou a entrada da PM no campus, a fim de conter as manifestações.

  • Sarney, Minc, Dilma e a hidrelétrica de Belo Monte

    rioxingu3.jpgEm 2005, o Senado aprovou a construção em regime de urgência. A relatoria ficou a cargo de quem? José Sarney. É essa turma que se perpetuaria com a eleição de Dilma. E por que a ministra Dilma investe tanto na construção de Belo Monte?

  • Abuso de menores: não é brincadeira

    bem_versus_mal.jpgAo mesmo tempo em que reconhecem a meninas de 10, 12 anos o discernimento para iniciar a vida sexual, a lei veda, aos 16, o casamento sem consentimento dos pais.

  • Saudação ao lançamento das Teses do XIV Congresso do PCB

    foicemartelo2.jpgUma proposta que se dá no contexto de sólida definição da vigência do programa socialista no Brasil, onde a exploração se deve ao excesso e não falta de capitalismo.

  • A esculhambação da República tupiniquim

    brbandeiragrito.jpgA esculhambação da República brasileira chegou a tal ponto que deveria mexer com a consciência de todos que se dizem cidadãos conscientes e defensores da ética na política, defensores das igualdades sociais, defensores da justiça social.

  • Gangsterização da política

    gangster.jpgAntes era o Fernando Henrique, agora é o Lula. O que o vulgo chama de "operação abafa" é triste constatar, tem sido procedimento recorrente entre os que nos governam. Basta estourar qualquer escândalo de corrupção e, pronto, lá está o governo empenhado em barrar a investigação.

  • Memórias reveladas

    diariofernando_freibetto.jpgEm papel de seda, em letras microscópicas, e sob risco de punição, frade Fernando de Brito anotava, dia a dia, o que via e vivia.

  • Apelo aos ambientalistas

    O terrível golpe sofrido pelo povo brasileiro com a edição da Medida Provisória 458, que legaliza a grilagem de 67 milhões de hectares de terra na Amazônia, chama a atenção das forças democráticas e progressistas para a necessidade, urgente, de revisão de suas estratégias e táticas. Não é possível, pois, que as entidades ambientalistas, após a derrota acachapante que acabam de sofrer, não percebam que, se tivessem atuado de forma articulada com o MST, com o CIMI, com as entidades de defesa dos afro-brasileiros e com os partidos de esquerda, teriam tido mais possibilidades de vitória.

  • A verdadeira história do pré-sal

    plataforma_petroleo2.jpgA Petrobrás levou cinco anos estudando a tecnologia necessária para a descoberta e a perfuração custou US$ 260mi. Que outra companhia teria a coragem, senão a que tinha conhecimento de causa?

  • Os zapatistas: polêmica entre o indigenismo e a autonomia política

    bandeira_mexico.jpgÉ possível lutar pela igualdade quando a diferença nos inferioriza e pelo direito a sermos diferentes quando a idéia de igualdade deseja a aniquilação da própria diferença.

  • Famintos e sedentos

    pobreza_fome.jpgOs famintos do mundo saltaram de 830 milhões para mais de 1 bilhão em pouco mais de um ano e a FAO creditou aos agrocombustíveis 75% de responsabilidade.

  • A volta de Deus

    maos_em_oracao.jpgA humanização do divino implica o fim das transcendências "verticais", autoritárias, situadas fora e acima do sujeito.

  • Irã: A mentira das "eleições roubadas"

    bandeira_ira.jpgO espantoso na condenação universal do Ocidente ao resultado como fraudulento é que nem uma única partícula de evidência, escrita ou observada, foi apresentada.

  • Antonio Candido: USP trouxe revolução cultural e social

    ft_antonio_candido.jpgConsiderando a relevância das referências desse grande intelectual aos primeiros tempos da USP para a retomada do sentido maior de uma universidade pública, o Correio da Cidadania obteve de Antonio Candido um depoimento exclusivo.

  • A síndrome do manual

    pensando_manuais.jpgA dificuldade de uma parte da esquerda brasileira consiste no fato de que a situação política de nosso país não consta de qualquer manual.

  • Surto de burrice?

    orelhas_de_burro.jpgVale esperar que surja um lampejo de inteligência e de sensibilidade capaz de nortear nossa militância rumo ao socialismo. É o que desejamos e necessitamos urgentemente.

  • Nossas responsabilidades individuais e as crises globais

    no_consumismo.jpgO consumo ético só será transformador se questionar o modelo consumista, assumindo sua dimensão coletiva e política em relação ao modelo econômico.