Edição 654

  • ‘Bancários vivem fase da geração tarja preta’

    remedios.jpgVivemos a fase da ‘geração tarja preta’, a dos bancários que para conseguirem trabalhar e cumprir tarefas precisam se entupir de remédios, antidepressivos e medicação controlada”, conta Edson Carneiro, do Sindicato dos Bancários.

  • O povo tâmil não disse sua última palavra

    bandeira_sri_lanka.jpgAs celebrações cingalesas não devem ocultar a realidade que devera afrontar no futuro caso continue com seu planejado genocídio contra a população tâmil.

  • Servidor público é proletário?

    xilocidaderostos.gifUrge empenharmo-nos em garantir o poder que ao proletariado concerne e não deixar-nos dominar por paragrafólogos insensíveis às necessidades do povo trabalhador.

  • Consciência das tendências

    quebracabeca.jpgA tendência é escrever menos, ou mais ou menos. A tendência é ser curto e grosso. Textos longos, para quê? Parágrafos complexos e labirínticos — neles estou perdido.

  • Rediscutindo exploração ambiental

    floresta_amazonica2.jpgNa contramão, patrocinados pelo governo, alguns debatem sobre a necessidade de alterações na direção de reduzir as restrições ambientais para a instalação de qualquer empreendimento.

  • Lamentável indiferença

    justica_estatua.jpgApesar de tudo continuo sonhando com um Brasil combativo, intolerante com a falta de ética, atento na preservação de valores que são caros para a maioria esmagadora de nosso povo.

  • O pântano da “NTV”

    congresso_nacional.jpgNome técnico da lista aberta ou "não ordenada", tem se revelado uma moldura adequada para a reprodução das mais escabrosas distorções da nossa cultura política.

  • Governos não se prepararam para enfrentar crescente virulência da natureza

    enchente_altamira.jpgCom as torrenciais e seqüenciais chuvas que afligiram o Nordeste nas últimas semanas, estivemos diante da segunda demonstração de fúria da natureza nos últimos seis meses.

     
  • As massas, o espontaneísmo e o voluntarismo

    passeatapredios.jpgA história brasileira tem vasto cabedal de experiências em que o voluntarismo foi predominante entre as forças populares, causando imensos prejuízos à luta das massas.

  • Da necessidade de CPIs

    O Congresso está devendo ao povo brasileiro uma outra CPI, bem mais importante: a CPI sobre a qualidade do ensino que a sociedade brasileira está fornecendo à nossa juventude. Uma CPI que constitua um inquérito exaustivo sobre todo o sistema, abrangendo o ensino público e privado, os vários níveis de ensino e as redes nacional, estadual e municipal de escolas públicas. Algo como foi feito nos Estados Unidos quando o vôo espacial de Yuri Gagarin revelou ao povo americano que o sistema de ensino soviético estava anos na frente do americano.

  • A busca do pleno emprego

    emprego_fabrica_luta.gifA implantação da renda básica individual e universal (Lei 10.835/2004), para que cada um possa escolher seu modo de vida, por exemplo, é uma política pública eficaz.

  • A crise Sena

    ft_acrisio_sena.jpgNa condição de representante do Estado burguês é que o outrora líder dos trabalhadores cearenses vem se colocando contra a greve dos servidores municipais.

  • O PSDB e suas visões da Petrobras

    plataforma_petroleo.jpgO governo contratou uma consultoria internacional para orientar a empresa sobre como privatizar sem que a população percebesse a manobra à época.

  • Agressão a estudantes tem desfecho autoritário

    homen_sobre_cidade.jpgO diretor, por incompetência e pusilanimidade, chamou a polícia para resolver um problema que um educador de verdade jamais delegaria a outrem.

  • Dilemas para a esquerda socialista e o PSOL

    foicemartelo2.jpgA denúncia da corrupção não pode ser a pauta central da esquerda socialista, pois não é a do cotidiano das mazelas insuportáveis que recaem sobre os trabalhadores e o povo.

  • 'Flexibilização' do Código Florestal: um debate equivocado

    desmatamento.jpgO Código Florestal pode e deve ser modernizado, incorporando os novos conhecimentos científicos. Mas é algo completamente diferente do proposto pela bancada ruralista, que reafirma as práticas do início do século 20.

  • Belo Monte e o “W” do desmatamento

    rioxingu3.jpgEstapafúrdio é o ministro “ambientalista”, grande licenciador de obras e barrageiro, falar em leilão se o estudo de impacto ambiental de Belo Monte ainda não está concluído.