Edição 650

  • Plano energético do governo é refém dos setores eletro-intensivos

    energia_lampada.jpgNo início do ano, o governo anunciou seu novo Plano Decenal de Energia, em entrevista ao Correio o engenheiro Célio Bermann, do Instituto de Estudos de Energia da USP, analisa os pontos principais deste plano.

  • Vida, luta e martírio do sargento Manoel Raimundo Soares (3)

    soldado.jpgTerceira das quatro partes de artigo a respeito do oficial paraense do Exército e as lutas, internas e externas às Forças Armadas, na instauração da ditadura no Brasil.

  • Gol e jogo bruto (1)

    ft_barack_obama.jpgPrimeiro de dois artigos sobre o início da ‘nova política externa’ americana na América Latina e no Oriente Médio.

  • Crise econômica: impasse estrutural

    mundo_preju.jpgAssim como a relativa estabilidade e progresso do liberalismo do século XIX não puderam ser repetidos no final do XX, o reformismo do pós-guerra não o pode hoje.

  • Carta a uma velha

    cadernolapis.jpgVocê escolheu cultivar bens infinitos, aqueles que se guardam no coração, e não bens finitos, que envaidecem sem jamais saciar a sede de Absoluto.

  • EUA apostam na ‘cooptação’ e nos discursos pela paz para reforçar imperialismo

    eua estatua arma.gifPodemos esperar que o regime Obama proporcione uma cobertura para o recrutamento do Pentágono de acadêmicos liberais a fim de 'trabalhar para uma mudança a partir de dentro'.

  • Sobre a perigosa estratégia do presidente Obama

    ft_barack_obama2.jpgObama nega, de concessão em concessão ao establishment, os compromissos assumidos com seu povo e dá continuidade a uma estratégia imperialista de dominação universal.

  • Anatel persegue rádios comunitárias

    radinho_pilha.jpgAo patrocinar este ato grotesco de vandalismo, a Anatel mais uma vez explicitou que defende os interesses dos "barões da mídia".

  • O debate no G8 sobre a crise alimentar: fracasso esperado

    alimentos.jpgSe os países economicamente desenvolvidos já não se importam com a fome de 800 milhões de indivíduos, por que se importariam com a fome de 1 bilhão e meio?

  • Carta Aberta ao presidente Fernando Lugo

    ft_fernando_lugo.jpgO risco de uma declaração apressada e ingênua da Igreja é de esta declaração se somar com a onda da mídia e com o bloco de forças da elite de oposição, sob a capa do moralismo mais hipócrita.

  • Cúpula das Américas

    Obama esbanjou simpatia e os "cucarachas" capricharam na tietagem. Tudo estava armado para um grande show de propaganda norte-americana, quando surgiram em cena os três "populistas" (como diz, pejorativamente, a imprensa burguesa) exigindo conversa política séria. Chávez entregou ao presidente estadunidense o livro de Eduardo Galeano, "As veias abertas da América Latina", e Evo Morales cobrou a conduta do pessoal da embaixada, suspeito de planejar um atentado para matá-lo.

  • Dorothy Stang, o governo e o agronegócio

    ft_doroty_stang.jpgA irmã Dorothy Stang era amiga pessoal de Lula. Então este crime, que parece que foi realmente encomendado por um consórcio de fazendeiros, pode ser entendido como um claro recado ao governo federal.

  • Por que se lembrar de Roma?

    espartacus.jpgFellini escolheu filmar como um contador de histórias anônimo, que conta o que não tem lugar nos livros da escola, mas que a memória dos povos teima em não esquecer.

  • As três pessoas

    soltar_palavras.jpgA gramática pode ser útil para a compreensão da condição humana, se a ultrapassarmos, se soubermos pensar para além das suas regras e classificações, tornando-a inspiradora.

  • Críticas ao PAC

    brcarroca.jpgCríticas esquecem que o país especialista em matérias-primas e produtos manufaturados de baixo valor agregado é herdado, em especial, do desmonte da era Collor-FHC.

  • Combate à corrupção é bandeira da direita

    xilocidaderostos.gifEm vez de pegar carona nos temas que a imprensa burguesa prefere magnificar, cabe à esquerda definir sua própria pauta e explicá-la aos cidadãos.

  • Rede Globo e Daniel Dantas: um caso de polícia

    televisao_blabla.jpgNão se trata de cobertura dos fatos, mas de um ataque à consciência dos telespectadores. Por que a emissora não tornou evidente que as terras pleiteadas pelo MST são dele?