Edição 644

  • Igualdade no Direito à Defesa exige fortalecimento das defensorias públicas

    ilus_justica_balanca.jpgRecentemente, veio à tona decisão do STF no sentido de reforçar o direito do réu de responder em liberdade a processos, se estiver pendente de julgamento recurso especial perante os tribunais superiores.

  • Dalai Lama e o legado de terror da CIA

    ft_dalai_lama.jpgA recente publicação do livro "Legado de cinzas – uma história da CIA" confirma as denúncias contra o dalai-lama e seu movimento "pacifista".

  • Direito ao Aborto

    bebe.jpgSe os moralistas fossem sinceramente contra o aborto, lutariam para que não se tornasse necessário e todos pudessem nascer em condições sociais seguras.

  • O cisma da hierarquia católica

    ama_pequena.jpgA distância entre fiéis e certa hierarquia católica é marcante. O aborto da menina pernambucana é apenas um entre os tantos atos de desconhecimento da complexidade da história atual.

  • Igreja Católica: anúncio de uma Boa Nova ou manifestação de rigidez doutrinária?

    foto_basilica_de_sao_pedro.jpgAtitudes como a do bispo de Recife poderiam apressar mudanças nos comportamentos pastorais e levar a revisões futuras na doutrina moral e nas atuais prescrições.

  • Tempo-Narração: São Bernardo, de Leon Hirszman

    claquete_cinema.jpgA câmera de Leon Hirszman não adapta a linguagem de Graciliano Ramos, ela busca captar a experiência temporal de Paulo Honório contando sua própria história.

  • O legado de Lula

    lulamarcel.jpgMesmo melhorando as taxas de crescimento, o que obtivemos foi muito pouco. Crescemos menos do que o conjunto da economia mundial e dos países em desenvolvimento.

  • Mudar o modelo econômico

    brcarroca.jpgComprometidos até a medula com os artífices da crise, não conseguem ver além do modelo que nos arrasta para a encalacrada cada vez maior.

  • Embraer pode ser marco inicial de política abrangente de preservação de empregos

    emprego_sistema_voando.jpgO desemprego está se tornando rapidamente o principal problema econômico do país, com dramáticas conseqüências sociais. As demissões da Embraer são emblemáticas.

  • Outras propostas de ruptura

    ilus_mao_saindo.jpgPara Chico de Oliveira, a criação de "cinco EMBRAERs por ano em diferentes setores" promoveria "uma superação do modelo" ao ancorá-lo "em forças da base da sociedade".

  • “A obsolescência programada da mercadoria”

    seloletraa.gifGente, quem escreve dessa maneira tem algum interesse em comunicar? Ora, por trás dessa linguagem sofisticada esconde-se, muitas vezes, o charlatanismo ou o pedantismo.

  • "Ditabranda": a Folha admite que errou... E reincide!

    dedo_apontando_alto.jpgQuanto a Comparato e Benevides, faltou foi base para a acusação contra eles assacada. A Folha cometeu os crimes de difamação e calúnia. É disto que teria de se retratar.

  • Coragem de pensar grande

    A única alternativa real para o problema criado é a reestatização, medida que se justifica não apenas pela manutenção do emprego. A demissão em massa dos seus empregados é, para a memória industrial da Embraer, o mesmo que espalhar ao vento as plumas de uma almofada. Quando a crise for superada, não haverá como reverter a debandada dos funcionários e, portanto, não será possível recuperar essa memória. O que restar da companhia não terá como manter a posição de ponta que ela ostenta atualmente. O Brasil estará mais pobre.

  • O que é ser zapatista

    bandeira_mexico.jpgO EZLN pode estar nos revelando um outro modo de ser e de estar no mundo que realmente se contraponha ao cerco massificante e homogeneizante do sistema capitalista.

  • A mão invisível

    maos_manipulando.jpgApesar de a mão invisível manipular descaradamente nossa qualidade de vida, privilegiando uns poucos e asfixiando a maioria, dela ninguém se livra.

  • A Chávez o que é de Chávez

    foto_hugo_chavez.jpgVemos que em condições normais a Venezuela traria grandes vantagens econômicas ao Brasil, esquecendo um pouco nossos interesses particulares, é inegável que o ingresso de um país com 30 milhões de habitantes e uma das maiores reservas petrolíferas do mundo só pode tornar o Mercosul mais forte.

  • Educação paulista é vítima de auto-sabotagem em favor do ensino privado

    professora.jpgA qualidade da rede pública de ensino sofre franca e escancarada decadência nas últimas gestões e para discuti-la o Correio da Cidadania conversou com o professor e ex-diretor do sindicato da classe, João Kleber Santana.