Edição 643

  • Consultas públicas para construção de hidrelétricas são ‘falsa democracia’

    hidreletrica_itaipu.jpgNos últimos dias ainda tivemos a infeliz notícia de que, contrariando todas as leis, estudos e pareceres, cerca de 80 pessoas, contratadas por uma empresa com interesse na construção da hidrelétrica Belo Monte, já iniciaram trabalhos de terraplanagem na região da Volta Grande.

  • Dilemas e desafios do governo Lula

    lula_reformaagraria.jpgDentro do próprio governo Lula, temos segmentos que percebem claramente que a situação gerada pela política do Banco Central não pode perdurar.

  • Mulheres no século XXI

    mulheres_na_midia.jpgGraças à luta de muitas corajosas, vimos conquistando alguns espaços significativos. Todavia, estamos longe de nos igualarmos ao poder social mantido pelos homens.

  • Polícia para quem precisa!

    passeatapredios.jpgÉ assustadora a crescente onda de violência envolvendo a PM no futebol brasileiro. Somente nos últimos três meses, houve ao menos um notório incidente em cada um deles.

  • Todo apoio ao MST!

    mstbandeira.jpgA campanha em curso contra o MST é apenas mais uma investida, entre tantas ao longo dos séculos da nossa história. O objetivo é claro: demonizar, isolar, destruir aquele que é reconhecido internacionalmente como o mais importante movimento social brasileiro da atualidade.

  • O que fazer no Afeganistão?

    bandeira_afeganistao.jpgHá, na melhor das hipóteses, um impasse: embora não possam ser expulsos, os EUA não podem, por outro lado, superar os seus adversários guerrilheiros.

  • Hipocrisia e tirania de mãos dadas

    dolares_voando.jpgDos acionistas nada foi tirado, suas fortunas geradas do trabalho operário permanecem intactas. Vida de nababo para exploradores, sérias dificuldades para os explorados.

  • Sociedade precisa se mobilizar para aprovar lei que suspende demissões

    ft_luciana_genro.jpg Ainda no final de 2008, a deputada federal Luciana Genro (PSOL-RS) apresentou o projeto de lei 4551/2008, que visa a proibição por seis meses das demissões sem justa causa no país, com a finalidade de estancar ao menos temporariamente a sangria já desatada pela recessão econômica. 

  • Ato contra a “ditabranda” neste sábado

    ilus_mao_batendo_mesa.jpgNeste sábado, 7 de março, às 10 horas, ocorrerá o ato de repúdio à Folha de S. Paulo, em frente ao prédio do jornal, na Alameda Barão de Limeira, 425, centro.

  • Segurança pública e fraternidade

    logo_cnbb.jpgInicia-se, nesta Quaresma, a 47ª edição da Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é "Fraternidade e segurança pública", e o lema "A paz é fruto da justiça".

  • Ensino Público: Enlouquecemos?

    cadernolapis.jpgA excelente idéia do governo de retornar a Sociologia às salas de aulas, um lugar de onde ela nunca deveria ter se ausentado, tem sido acompanhada pela mesma lógica ruinosa que confunde educação com escolarização.

  • Crise econômica exige saída política

    caldeirao_numeros.jpgA crise financeira em que o planeta mergulhou nos últimos meses tem sua origem na raiz do sistema capitalista e por isso mesmo será duradoura.

  • Justiça e paz: um abraço necessário

    campanhafraternidade2009.jpgA Campanha da Fraternidade pretende demonstrar que toda violência encontra sua raiz em alguma injustiça. A injustiça oprime e pressiona até que a reação exploda em violência.  

  • Reforma agrária foi transformada em tema ideológico

    semterraseca.jpgA Secretaria Nacional do MST entrevistou o membro da direção nacional João Paulo Rodrigues para explicar a posição do movimento sobre críticas de que tem sido alvo.

  • Revolução versus Reforma

    ilus_mao_belindia.jpgPartidos reformistas reduzem a luta à conquista e à manutenção do poder sem deliberarem transformar o Estado para a sociedade sem classes.

  • A proposta de ruptura

    homem_interrogacao.jpgA ruptura deverá se apresentar como constrangimento, afinal, o capital está cada vez mais criando seus limites. Porém, tal necessidade ainda não explodiu como inadiável.