Edição 642

  • MP 458 é prêmio ao crime de apropriação ilegal da Amazônia

    rioxingu2.jpgEm entrevista ao Correio da Cidadania, o geógrafo Ariovaldo Umbelino desvela os principais pontos da MP 458 e mostra que se trata de mais um grande golpe sobre a Constituição do país.

  • "Ditabranda" na Folha: direita, volver!

    bem_versus_mal.jpgNão será surpresa se a Folha roubar Reinaldo Azevedo ou Diogo Mainardi da Veja. A esta altura, é bem provável, inclusive, que ambos já tenham sido sondados.

  • Ética da vida e da morte

    justicahomem.gifComo o Tribunal do Júri é leigo, não está preso à lei.  Pode, num caso de eutanásia, absolver o agente. Essa decisão dependerá da consciência dos jurados.

  • Quaresma: partilha e solidariedade

    paz_pomba.jpgComo muitos sabem, todo ano promovo campanha de apoio a uma obra social que acompanho pessoalmente. Este ano é a Escola Nossa Senhora do Carmo, em Bananeiras (PB).

  • A crise é do modelo civilizatório

    lulamarcel.jpgLula é sincero. Sua visão de mundo gira no sentido de alavancar o capital e, assim, gerar empregos. Mas ele não consegue visualizar outra possibilidade de sociedade.

  • Propostas frente à crise

    bolsas_caindo.jpgÉ preciso compreender sua natureza e o significado da emergência dos países em desenvolvimento, como resultado da expansão do capital fora dos países centrais.

  • Simplificação desburocratizante

    numeros.jpgHá, efetivamente, uma alteração da lei que, realizada, poderia diminuir significativamente as questões que levam ao represamento das restituições na malha da fiscalização.

  • É a mídia imparcial?

    Para abrir inquérito policial, o Delegado não necessita mais do que a "notícia do crime". Por isso causa estranheza a manchete da reportagem sobre a denúncia de corrupção no governo do Rio Grande do Sul, feita para deputada Luciana Genro (Folha de S. Paulo, 6ª feira, 20 de fevereiro, pág. A4). Com letras garrafais na manchete, na foto da deputada, e na primeira linha do texto, o jornal estampou a expressão: "Sem provas". Ora, a Folha publica, praticamente todos os dias, denúncias de corrupção, sem tanta ênfase no fato de que os denunciantes não oferecem provas.

  • 8.800 demitidos por dia no Brasil

    lula_embraer.jpgHá cinismo nas excessivas bravatas do governo federal e do próprio presidente, que se limitam a manifestações públicas de desagrado com a situação, críticas aos empresários que demitem, mas não há medidas efetivas para estancar essa sangria dos postos de trabalho.

  • Crise mundial antecipa 2010

    mundo_preju.jpgÉ preciso transformar a crise em oportunidade para acelerar a transição a outro modelo econômico-social, que combine crescimento econômico com equidade social.

  • Rifaram Uribe!

    foto_uribe.jpgObama freará as relações carnais de Bush como entrada na AL. Vai jogá-lo no picadeiro e levar a glória de uma construção que envolve sangue, suor e lágrimas - de muita gente.

  • Ventos fascistas sobre o faroeste italiano

    bandeira_italia.jpgCom a entrega a civis de prerrogativas do Estado, a península ameaça afundar-se, sendo os bandidos todos estrangeiros e mocinhos o que há de mais conservador e repulsivo.