Edição 641

  • Israel no mau caminho

    bandeira_israel.jpgIsrael acaba de eleger o parlamento mais direitista e agressivo de sua história. Basta dizer que todos os deputados pacifistas eleitos somaram apenas 8% dos votos.

  • Ainda sobre Gaza

    faixadegaza.jpgA consolidação da direita em Israel é a vitória da política das armas. E, quando tal política fala mais alto, a democracia pode transformar-se em seu contrário.

  • Jarbas, o Catão de Pindorama

    ft_jarbasvasconcelos.jpgJarbas conseguiu criar um fato político, mas mostrou algumas fragilidades em sua, digamos assim, argumentação. A principal delas é a sua permanência no antro de corruptos que denunciou.

  • O Carnaval e Minas colonial

    carnaval.jpgO primeiro desfile que pode ser considerados primórdio do Carnaval ocorreu em Vila Rica, em 1733, e foi descrito em detalhes pelo português Simão Ferreira Machado.

  • Alienação pública imposta pela ‘política das armas’ consolida direita em Israel

    Se não há a intenção de eliminar o povo palestino da face da Terra, a única arma viável é a política da negociação, que conduza ao reconhecimento, tanto do Estado de Israel, quanto de um Estado Palestino. O resultado das eleições em Israel, onde os partidos que defendem um Estado palestino foram proibidos até mesmo de participar, não alterou o caminho que o país vem seguindo. Apenas deixou-o mais explícito. A ultra-extrema-direita vitoriosa tem os mesmos objetivos dos últimos governos, só que não os camufla. E a postura alienante do eleitorado, favorável a uma política de força provadamente errada, pode ser creditada, entre outras, à manipulação da opinião pública pela ‘política das armas’. Leia as análises dos colunistas Wladimir Pomare Luiz Eça.  200209_refugiadosgaza.jpg
  • Um Caminho Anticapitalista no Brasil

    maobelindia.gifApesar da necessária autonomia entre partidos, movimentos e sindicatos, é o partido que consegue congregar as lutas e interesses dos trabalhadores, movimentos sociais e classes exploradas.

  • Desta vez, os inimigos da Pátria são os quilombolas

    semterrapedra.jpgO governo não está percebendo que diversos ministros estão perdendo contato com princípios básicos das democracias modernas, esquecendo que os governos são transitórios, mas a sociedade não é.

  • Novos valores para nova civilização

    direitos_humanos.jpgO ecossocialismo se caracterizaria pela capacidade de incorporar conceito e práticas de igualdade social e desenvolvimento sustentável a partir de experiências.

  • Brasil, um país de mal educados

    brasil_igualdade.jpgOra, se apenas 26 alunos entre 100 atingem um conhecimento de nossa língua razoavelmente adequado, o que podemos esperar do futuro dessa geração?

  • Referendo na Venezuela expressa quadro democrático e tendência histórica

    foto_hugo_chavez.jpgNo último domingo, 15, Hugo Chávez venceu o referendo que colocava em questão a emenda que permite reeleições ilimitadas. Para analisar o impacto do resultado, o Correio da Cidadania conversou com o jornalista Gilberto Maringoni.

  • Comeu gato por lebre

    bem_versus_mal.jpgNão houve em 2009 uma "Declaração da Assembléia das Assembléias",mas sim mais de 30 declarações finais, como se propõe na Carta de Princípios do FSM. A epígrafe usada no Editorial do Correio é um trecho de uma dessas Declarações.

  • O PMDB e o Padrão de Política

    megafone.jpgJarbas Vasconcelos recolocou o debate sobre a corrupção sistêmica. Ele sabe que pau que sustenta a lona do circo onde o fisiologismo faz a festa está na chefia dos executivos.

  • Davos e Belém

    bem_versus_mal.jpgA necessidade de fazer alguma coisa não pode ser entendida como motivação para se fazer qualquer coisa, embora eventos como o Fórum Social expressem a ansiedade e a vontade de muitos.

  • Aperfeiçoar a administração

    brbandeiragrito.jpgPodem ser tomadas algumas decisões de natureza administrativa, cuja repercussão será positiva, ao propiciar elevação do nível de recursos em poder do contribuinte.

  • A crise do “estado de confiança”

    mundo_explodindo.jpgEnquanto não criarmos condições para um acordo global sobre o futuro da convivência humana, prevalecerá uma longa incerteza nas relações econômicas internas e externas.

  • Estados Unidos: enregelamento intelectual

    eua bandeira costela.gifO final melancólico da gestão Bush indica que a renovação deveria ser também cultural e política, sem a qual continuarão os EUA enredados em suas engrenagens administrativas.

  • O luto pelos mortos e desaparecidos da ditadura brasileira

    ditadura.jpgIntegram o patrimônio cultural brasileiro os bens culturais materiais ou imateriais que portem valores ligados à memória, identidade ou ação dos grupos formadores da sociedade brasileira.