Edição 640

  • Colômbia: No meio do conflito uma legítima reação cidadã

    bandeira_colombia.jpgO esforço de setores sociais, como o dos Colombianos e Colombianas por la Paz, é uma iniciativa justa, que merece o respaldo internacional.

  • Diabolização de Battisti por Berlusconi é parte do seu projeto de poder ‘fascistizante’

    ft_cesarebattisti.jpgInicialmente ocupando alguns cantos de página na mídia impressa, assim como parcamente abordada pelos meios televisivos, a concessão de refúgio ao italiano Cesare Battisti pelo governo brasileiro tomou grande dimensão no país.

  • Belo Monte: más notícias do FSM 2009

    rioxingu.jpgHipócrita, a Eletronorte diz debater com a sociedade, quando só quer abusar do marketing para conquistar corações e mentes, aproveitando a ingenuidade de seu público-alvo.

  • A Vale do Rio Doce, a CUT e o governo Lula

    privatizacoes_estradas.jpgA Vale é simbólica não somente das absolutas irregularidades do processo de privatizações, mas das nebulosas relações entre o governo Lula e o Bradesco.

  • O canto das sereias

    dedo_apontando_alto.jpgSe o mundo gira e a Lusitana roda, os governos se sucedem e o PMDB impera. ‘Hay gobierno, soy a favor’.

  • Mais do que nunca, Fórum Social pode influenciar e mudar a política

    forum_social_mundial.jpg O Fórum Social Mundial, desta vez realizado em Belém, encontra-se em um momento que pode ser grande oportunidade para provocar mudanças no modelo de desenvolvimento global, arruinado com a presente crise econômica.

  • O castelo do Edmar e o convescote do Lula

    lula_castelo.jpgO encontro dos prefeitos poderia ser realizado no Castelo Monalisa. Mais conforto, adequação entre forma e conteúdo, além de congregar um mesmo padrão de política.

  • IPTU e seu reajuste

    numeros.jpgNo final, é o locatário quem padece os tributos. Sua situação vai se agravar. Não é proprietário, mas vai terminar suportando o tributo.

  • Sétimo dia: de Adão Preto a Zé de Antero

    calendario.jpgÉ certo que nunca se viram. Mas os dois trilharam os caminhos das lutas por um Brasil justo no campo, com terra, água, vida digna para o campesinato brasileiro.

  • A crise, o setor elétrico e o PDE 2008-2017: ao sabor dos negócios privados

    hidreletrica_itaipu.jpgA exponenciação da crise estrutural do capitalismo levará a uma postura agressiva preventiva da parte do núcleo do capital financeiro e transnacional, o que significa dizer que os oligopólios irão avançar sobre os estoques energéticos disponíveis.

  • Sobre Gaza

    faixadegaza.jpgA ação do governo de Israel contra Gaza é inaceitável e não admite vacilações dos que abominam o terrorismo como forma de luta ou ação estatal.

  • Brasil: um transatlântico à deriva?

    brasil_afundando.jpgA cada dia que passa, seus tripulantes tentam aquietar os navegantes prometendo que logo encontrarão terra firme, não enxergando o iceberg que aponta no horizonte.

  • A crise mundial e o fantasma das rebeliões

    mapa_europa_vermelho.jpgFrança, Islândia, Alemanha, Inglaterra, Letônia; o "fantasma das rebeliões" ronda o mundo, o que deve assustar as elites burguesas e ativar as forças de esquerda no mundo.

  • ‘Sem explosão social, não haverá saída para a sociedade’

    paraisopolis.jpgA favela do Paraisópolis, uma das maiores do continente, encontra-se em meio a imensa operação militar. O Correio da Cidadania conversou com o deputado estadual Carlos Gianazzi, para quem o governo não possui uma real política de segurança pública.

  • Reeleições boas e ruins

    bandeira_bolivia.jpgA nova Constituição boliviana protege as maiorias, reafirma os direitos indígenas, garante controle dos recursos naturais e aperfeiçoa as instituições republicanas.

  • Liberdade até o fim

    justica_mao_martelo.jpgDecidiu o STF que o réu já condenado em 1ª. e 2ª. instâncias deve permanecer solto, se pendente de julgamento eventual recurso perante o STJ ou o STF. Implica, pois, admitir que a concretização da Justiça, pelo menos para alguns, será muito tardia.

  • Avanços e recuos no FSM 2009

    brasil_igualdade.jpgÉ um espaço único no qual o capitalismo é criticado em suas múltiplas contradições. Está longe de se esgotar, mas começa a passar por críticas e disputas em seu seio.

  • Raízes e superação da crise

    ilushomemlunetaespelho.jpgHá que buscar uma alternativa ao atual modelo de civilização. E essa alternativa passa, necessariamente, por mudança de valores, e não apenas de mecanismos econômicos.

  • Quem pensa na casa

    casinha.jpgNão há casas perfeitas. Em toda casa falta um copo, falta uma linha, um motivo a mais de segurança. Em toda casa há um fantasma.

  • Qual democracia?

    Na escolha dos candidatos aos principais cargos do Congresso, filiação partidária foi o que menos contou. Com a popularidade de Lula no auge, a imensa maioria do Congresso (no Senado, os dois candidatos são da sua base de apoio; na Câmara, os dois candidatos dessa base tiveram mais de setenta por cento dos votos) votou de olho na posição que poderá conquistar em 2010. É difícil acreditar que Lula não tenha estado atrás do resultado