Edição 639

  • Lula, 84%: mídia perde a chance de explicar

    lulaperfil.jpgA imprensa presta um desserviço, pois, endeusando-o ou demonizando-o, a única coisa que não se faz é tentar explicar este novo fenômeno da política nacional.

  • O que é moderno hoje?

    ouvidos_brasil.jpgCabe aos compromissados socialmente e nacionalistas passarem o rodo no entulho neoliberal ainda existente na nossa legislação e nas ações de alguns órgãos públicos

  • Crise intermitente, esperança renitente

    mundo_preju.jpgFirmar uma agenda mundial de lutas e a realização concomitante de atos públicos em escala planetária significará substancial mudança na qualidade da luta popular.

  • Desemprego, tensões sociais e criminalização

    tanquedeguerra.jpgO cenário que se abre coloca a perspectivade maior polarização social entre classes, embora preocupem algumas manifestações explícitas de hostilidade entre setores da classe trabalhadora.

  • Carta aberta sobre Belo Monte

    rioxingu2.jpgNão está claro que a pressa e atropelo pela construção das hidrelétricas no Xingu a qualquer custo atende apenas aos interesses imediatos das máfias das empreiteiras e das mineradoras, dos próprios setores eletrointensivos e da burocracia corrupta.

  • Infernópolis: o pecado de ser pobre

    ilus_mao_batendo_mesa.jpgAção da Polícia Militar de São Paulo na segunda maior favela da cidade peca pela agressividade contra pobres e o direito de protestar, mistifica a origem dos confrontos e alimenta a idéia de "limpeza social".

  • Apoteose da pequena política

    apoteose_politica.jpgCom o poder público privatizado, a primazia absoluta da economia sobre a política, a subalternidade voluntária à ordem dominante é formato ideal para o sucesso eleitoral.

  • Adão Preto, a Reforma Agrária está de luto!

    semterrabandeira.gifO Núcleo Agrário do PT expressa o mais profundo sentimento de pesar de todos os seus militantes que atuam na defesa da reforma e das transformações necessárias.

  • Cesare Battisti e a conspiração da CIA

    ft_cesarebatisti.jpgCom base em documentos oficiais, o serviço de espionagem dos EUA teve participação ativa na política italiana, financiando partidos da direita e ações de sabotagem.

  • Os ambientalistas e as hidrelétricas

    hidreletrica_itaipu.jpgQue tal repotenciar as usinas antigas, permitindo produzir mais com o mesmo volume d’água. Mais barato e eficiente, por que este projeto "dormita" numa gaveta há mais de 15 anos?

  • Sobre a marola e os seus efeitos

    marola_crise.jpgAs contas externas fecharam com o recorde deficitário, o saldo comercial cai e agora volta o déficit comercial, que nos levará a uma maior dependência de capitais estrangeiros.

  • Indiferença com eleições no Congresso impõe necessidade de reforma na política

    plenario_congresso.jpgConsumadas as eleições congressuais, que terminaram com dupla vitória do PMDB (Sarney no Senado e Michel Temer na Câmara), o Correio da Cidadania conversou com o senador gaúcho Pedro Simon, quadro histórico do partido.

     

  • Ser militante

    maopasseata.jpgNão basta prática e nem basta teoria. Implica trabalho coletivo organizado que exige determinação e coragem, mas também camaradagem e sensatez. 

  • A constância do Fisco galináceo

    galinha_e_leao.jpgLula exortou o povo a consumir mais. Para tanto, há que se melhorarem as disponibilidades de recursos. Um caminho é reduzir a espoliação no imposto de renda.

  • Fórum Social Mundial

    A necessidade de propor uma alternativa tornou-se mais clara e mais urgente. Neste clima, o Fórum realizou-se. A divergência de fundo não foi totalmente dirimida, mas, revelando um significativo amadurecimento político, os dois grupos encontraram uma solução de compromisso. Os "tradicionalistas" aceitaram uma proposta de realização de assembléia voltada à aprovação de um manifesto claramente fundado na ideologia socialista. Dessa Assembléia participaram aqueles que, militando no feminismo, no ecologismo e outras diversas frentes de luta, aceitam uma proposta de caráter socialista.

  • Mensagem de Dom Helder Camara

    prato_vazio.jpgLamento que a fome, por cuja erradicação tanto lutei, ainda perdure, ameaçando a vida de 950 milhões de pessoas e causando a morte de cerca de 23 mil por dia.

  • Tempo em esgotamento

    mundo_explodindo.jpgOs emergentes só não sofrerão grandes danos se entenderem que a única forma de criar empregos reside em abrir frentes de trabalho, missão que o capital privado não realizará.

  • Uma década da revolução bolivariana

    foto_hugo_chavez.jpgEla deu início a uma experiência inédita na AL, com a vitória de inúmeros progressistas, antineoliberais, e recolocou na agenda o debate sobre o "socialismo do século 21".

  • Custa crer!

    ft_barack_obama2.jpgDói profundamente que Obama assine ordem que levanta a proibição ao uso de fundos do governo para subvencionar grupos que pratiquem/assessorem o aborto no exterior. 

  • Afirmada, Revolução Cubana requer rompimento com imobilismo social e burocrático

    revolucaocubana.jpg Como o mundo inteiro lembrou, 2009 começou marcado pelo cinqüentenário da Revolução Cubana - quando,  guiados pelos posteriormente míticos Fidel Castro e Che Guevara, guerrilheiros desceram as montanhas da Sierra Maestra e derrubaram a ditadura de Fulgêncio Baptista.

  • Pacifistas de Israel respondem

    pomba.jpgO Correio da Cidadania publica esta semana uma carta-resposta ao texto de Michael Warchavski, "Não, absolutamente não", que tece críticas ao movimento israelense Paz Agora.