Edição 637

  • E agora Obama?

    ft_barack_obama.jpgObama apresenta os EUA como quem haverá de salvar o mundo, levando paz, democracia e liberdade a todos. Tal atitude costuma levantar expectativas muito acima da capacidade de realização.

  • Os temas do Fórum Social Mundial

    dedo_apontando.jpg Centenas de debates, assembleias, marchas e protestos, num fervilhante caldeirão de luta de ideias e de manifestações dos que acreditam que "um outro mundo é possível".

  • Contra o massacre, somos todos palestinos!

    alvo.jpgQuem bombardeia escolas, universidades, hospitais e até cemitérios agride o senso dos que acreditam nas mais prodigiosas realizações do espírito humano.

  • Urge que Comunidade Internacional responsabilize Israel por violação ao Direito Internacional

    caraacara.jpgDesta vez não podem ficar apenas as fotos ou as memórias. Existem os instrumentos jurídicos que podem ser usados. As causas históricas e políticas aduzidas por Israel para justificar sua força não conduzem a uma legítima defesa pública.

  • Compulsão à citação

    pilha_de_livros.jpgE daí? Mais vale uma citação na mão do que repetir, sem saber, e de modo menos genial, o pensamento que outros já formularam com exatidão. Quem cita pensa também.

  • Fórum Social Mundial 2009

    grito_dos_excluidos.jpgEspera-se que surjam propostas para resolver os problemas de exclusão e desigualdade social que o processo de globalização capitalista impõe à maioria da humanidade.

  • Comédia do poder

    comedia_poder_filme.jpgO longa de Claude Chabrol não consegue cumprir a função de todo filme ideológico, que é o de denunciar de modo a convencer os adversários daquela determinada tese.

  • A luta contra Belo Monte no FSM 2009

    rioxingu.jpgEstá claro que ao invés de expandir obsessivamente a matriz energética, devemos torná-la mais limpa, substituindo fontes poluidoras por outras, sem mencionar a redução do consumismo.

  • Os sete pecados capitais

    dinheirofantasma.jpg

    Um banco central não deve ser unicista, deve mirar variáveis reais (desemprego) e nominais (inflação), tal como o FED. A inflação não deve ser combatida com um único instrumento – juros altos.

  • Elevação artificiosa do imposto de renda

    dinheirocorpomulher.jpgHá 13 exercícios financeiros não se corrige a incidência do IR das pessoas jurídicas e, com relação às pessoas físicas, as raras correções têm sido insuficientes face à inflação.

  • Para manter Lei do Petróleo e controlar o Pré-Sal, lobbies buscam desmoralizar a Petrobrás

    plataforma_petroleo.jpgAcusações de má gestão, empréstimos questionados, pesadíssimo jogo de influência nos corredores políticos em torno do marco regulatório petroleiro foram todos pontos respondidos por Fernando Siqueira, novo presidente da AEPET, em entrevista concedida ao Correio da Cidadania.

  • Novas teses sobre a crise

    quebracabeca.jpgApenas o Estado, através de pesados investimentos em infraestrutura, pode resolver a crise. Em muitos casos para devolver os ativos criados ao domínio do capital e ingressar numa nova espiral de crise.

  • O MST e a História

    semterraseca.jpgÉ no campo que está o confronto com o capital: alimentos, energia, biodiversidade, água, solos, enfim, todos os bens naturais estão no último estágio de apropriação privada.

  • Barack Obama

    ft_barack_obama2.jpgVivemos um drama profundo pela ausência de um movimento anticapitalista à altura de nossas necessidades; em decorrência disso, muitos buscam nutrir-se de fantasias.

  • Demissões na GM e subsídios estatais

    emprego_fabrica_luta.gifEstratégia: elevar a remessa de lucros para a matriz falida, transferir parte da produção para onde o valor do trabalho é menor, intensificar a produção e chantagear governos.

  • A questão dos adidos

    Ao criar cinco postos de adidos policiais para fazer parte da rede de vigilância planetária comandada pelos EUA, Lula não faz nada mais que seguir a tendência geral de degeneração do Estado-Nação. Quem discordar desse processo não deve se iludir com a possibilidade de barrá-lo. Ele é inexorável porque não há, de fato, dentro do Estado capitalista, outro meio de desarmar essa bomba que ele próprio criou: o terrorismo. Socialismo ou barbárie, hoje em dia, não é de modo algum uma figura de retórica.

  • Os campos de gás no offshore de Gaza

    israel_palestina_1.jpgO tema da soberania sobre os campos de gás de Gaza é crucial. Do ponto de vista legal, as reservas pertencem à Palestina. A Brittish Gas tem negociado com Tel-Aviv.

  • Objeção ou imperativo de consciência

    justicagrita.jpgEssa atitude individual acarreta uma negociação, pois o Estado sempre impõe sanção para os descumpridores da norma geral, que é feita para que todos obedeçam.

  • Showmício de Lula em Israel?

    lulamarcel.jpg Depois que a imprensa descortinou as intenções do ministro, ele se abriu: "O Brasil deseja ser membro permanente do Conselho da ONU". Assim, a viagem é totalmente eleitoreira.

  • Roupa nova ao velho idioma

    soltar_palavras.jpgSempre foi assim, de tempos em tempos decidem auto-regular o modo como sou escrita, ou melhor, autorregular. Agora é assim, sabia?