Edição 629

  • O Iraque começa a se libertar

    bandeira_iraque.jpgComparando com a situação atual, o exército americano perde sua autonomia e sua ação fica seriamente restringida e submetida ao comando iraquiano.

  • Hugo Chávez frente às eleições regionais

    foto_hugo_chavez.jpgEm 23 de novembro de 2008 se celebrarão na Venezuela as eleições regionais e locais que designarão os novos governadores e prefeitos.

  • Sem filosofia... Nem pensar!

    filosofar.jpgFilosofal viver. Filosofal cair, e encontrar na queda outros motivos para mais filosofar. Filosofal sentar sobre a pedra filosofal. Idéia tanto bate sobre a pedra, tanto bate até que o pensamento perdura.

  • Se a Terra definhar

    mundo_explodindo.jpgA idéia de que acharemos um meio de escapar para outros pontos do Universo é uma loucura. Vinda da cabeça de um ministro de "assuntos estratégicos", é uma picaretagem

  • O crime de Protógenes

    ft_protogenes.jpgFiguras do alto escalão do Executivo, do vértice do Judiciário e das bancadas de grandes partidos no Legislativo se articulam no movimento de "tirem as mãos do banqueiro".

  • Caso Dantas: relações econômicas subjugam instituições jurídicas

    ft_daniel_dantas.jpgEm meio às investigações dos diversos escândalos envolvendo Daniel Dantas, abriu-se fogo cruzado entre setores do poder favoráveis e contrários aos métodos de investigação utilizados pela Polícia Federal.

  • Estados Unidos: a expectativa com Obama

    ft_barack_obama.jpgA futura administração democrata tem a oportunidade de definir uma nova equipe mas mantida parte do gabinete na área de segurança, não há mais por que acreditar que o presidente Obama efetivaria rumo bastante diferente do da administração Bush.

  • Zumbi caçador de negro

    africanos.jpgEntre as inúmeras sandices do jornalista da Veja, destaca-se certamente a pérola de que o palmarino "não lutava contra o sistema da escravidão".

  • Keynes ou não Keynes, não é a questão!

    dinheirohomemmoeda.jpgNa lógica capitalista só teremos migalhas para mal mitigar o sofrimento de parcelas ínfimas. A ralé continuará no andar de baixo, e com a ração ainda mais racionada.

  • Destruição da polícia fortalece crime organizado

    dinheirocorpomulher.jpgOs agentes da segurança pública, como integrantes da estrutura do Estado, devem ser valorizados por dignos planos de carreira e remuneração, de modo a que possam exercer a função com satisfação.

  • Abutres sobrevoam restos mortais

    bodehomem.jpgEnquanto os chefetes dos governos se animam em salvar o capital corrupto, predador da natureza, gerador de miséria, os movimentos sociais competem entre si e parte deles se vende ao capital.

  • Estado Democrático ou Estado Policial?

    É preocupante a rápida multiplicação de "bolsões" de estados policiais terroristas incrustrados em partes do nosso território: nas grandes cidades; nas regiões de fronteira; e até na crescente desenvoltura com que os policiais militares estaduais abusam da sua autoridade na repressão a movimentos populares ou no combate a bandos criminosos.

  • Lixo no ar

    homem_interrogacao.jpg

    Acordo fechado no final de outubro adiou por mais quatro anos a implantação do diesel mais limpo no país. Um detalhe fundamental é que estas montadoras já produzem motores de maior qualidade apenas para exportá-los para a Europa.

  • Mito e Cinema VI: Iniciativas livres e distópicas

    ft_tomhanks_forestgump.jpg Forrest Gump ousa pensar por si mesmo, mas segue todas as convenções conforme elas lhe são instruídas.
  • A crise e o papel da China

    china_mundo.jpgA construção de um forte mercado interno tornou-se questão central para o país preparar-se e enfrentar a quase certa crise, cujo foco deveria ser países desenvolvidos.