Edição 614

  • Pingos nos is

    Os direitos e princípios processuais defendidos pelos ilustres professores Roberto Romano e Celso Antonio Bandeira de Melo neste Correio não foram inseridos na Constituição e nas leis penais para defesa dos acusados, mas para defesa dos cidadãos - inclusive do próprio missivista, que cobra do Correio uma definição entre ser ou não de esquerda. Representam, na verdade, o resultado de um longo processo civilizatório marcado pela luta pelos direitos da pessoa humana. A esquerda é civilização, e nunca truculência e sectarismo.

  • ‘Diferenças de Obama em relação a McCain são apenas retóricas’

    obama_mccain.jpgEm entrevista o historiadorJames Cockcroft adverte sobre os alcances políticos, sociais e militares que uma possível vitória de Barack Obama poderia causar, tanto para os EUA como para a América Latina. Marcela Cornejo.

  • Estados Unidos: o esquecimento da América Latina

    navio_bandeira_americana.jpgA América Latina desfruta de um status menor perante os EUA. No entanto, a divergência pode ocasionar sanção. Nesse sentido, o elemento novo nas relações é o restabelecimento da 4ª. Frota.

  • Jogar fora não existe

    reciclagem.jpgÉ incrível que se fale tão pouco em redução da produção e do consumo quando sabemos que nossos resíduos não desaparecem simplesmente quando o caminhão do lixo passa pela rua. Danilo Pretti Di Giorgi.

     

  • Olimpíadas da China

    mapa_china_olimpiadas.jpgOs jogos olímpicos, pensados pelos gregos como expressão lúdica altruísta, desta vez são realizados com indisfarçável interesse político e econômico pelo país que os hospeda. D. Demétrio Valentini.

  • Justiça tributária e alíquotas do IR

    dinheirocorpomulher.jpgDe cara, a primeira mulher a assumir a Receita Federal deixou explícito que é favorável à ampliação do número das alíquotas do Imposto de Renda das pessoas físicas. Altamiro Borges.

  • Eleição: por que falta emoção?

    urna_eletronica2.jpgPor que falta emoção? A emoção é filha da utopia, do sonho que alenta, da paixão que encoraja, do desejo que se projeta. Esta a palavra-chave: projeto.

  • Pelegos sindicais se igualam à repressão da direita

    ilus_mao_belindia.jpgO novo peleguismo, incrustado nas esferas do governo federal, se dispõe a impedir a unificação política e das lutas populares, unindo-se ao ataque do capital sobre os direitos dos trabalhadores.

  • Violência, corrupção e a política dominante

    cristo_redentor.jpgÉ cada dia mais explícito: existe no Rio de Janeiro uma poderosa malha de cumplicidades que articula o crime, a corrupção e os esquemas eleitorais que dominam a política da cidade.

  • Lula visita a Argentina para superar as polêmicas da OMC

    logo_omc.jpgAo colapsarem as negociações da OMC, o Brasil ficou distanciado de muitos sócios chaves no sul. Isso explica a importância da visita de Lula à presidente da Argentina. Eduardo Gudynas.

  • Judiciário não pode ficar refém do ‘Estado Policialesco’

    justicagrita.jpgFace às recentes turbulências e polêmicas no Supremo, o Correio da Cidadania conversou com o jurista Celso Antonio Bandeira de Mello para tentar analisar o atual momento no Judiciário brasileiro. Gabriel Brito e Valéria Nader.

  • Prometeu e o novo cinema latino-americano

    filmes_partesusadas.jpgNo filme ‘Partes Usadas’ não há personagens da elite econômica, o que pode ser uma metáfora do tradicional absenteísmo das classes dominantes na América Latina.

  • Empulhação constitucional

    dinheirohomensapoiados.jpgA camuflagem tributária que pretende esconder esse imposto do consumidor final, com o seu cálculo por dentro, colide com a transparência da tributação consagrada na Constituição.

  • A história e a dinâmica do capital

    bodehomem.jpgAo impor prematuramente suas leis à dinâmica interna do desenvolvimento do capital, a história vê-se obrigada a aguardar que aquela dinâmica a alcance.

  • Centenários (3): Monteiro Lobato, a morada da infância

    ft_monteiro_lobato.jpgO centenário de Lobato nos obriga a homenageá-lo como mago das palavras que conseguem abrir para a criança o universo maravilhoso e encantado da aprendizagem. Maria Clara Lucchetti Bingemer.

  • Foco na OMC resulta de pressões do agronegócio e de imposições eleitorais

    alvo.jpgA derrota da estratégia do Itamaraty nas negociações no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) significa vitória para países que têm estratégias mais abrangentes e inteligentes. Reinaldo Gonçalves.

  • A nova Justiça

    ilus_justica_balanca.jpgA sociedade aposta no Judiciário, na crença de que se superará aquele normativismo asséptico, deixando de ser entrave ao avanço das lutas populares. Claudionor Mendonça dos Santos.

  • Templo dos desejos

    maca_mordida.jpgAli eu me sentia próximo ao céu, ao mundo dos que foram poupados do sofrimento. Contudo, fui avisado pelo vigilante que dentro de cinco minutos o shopping seria fechado.

  • A explosão dos acidentes de trabalho

    placa_homenstrabalhando.jpgOs acidentes e as doenças ocupacionais tiveram um crescimento vertiginoso nos anos 90. A terceirização e o aumento das horas extras ocasionaram elevação sem precedentes do número de acidentes. Altamiro Borges.

  • Elba Ramalho e o São Francisco

    rio_saofrancisco.jpgElba poderia fazer demagogia hídrica ou ficar calada. Prefere se expor publicamente. A transposição já consumiu cerca de 600 milhões de reais, sem levar água do nada para lugar algum. Roberto Malvezzi.