Edição 613

  • Lição do fracasso da Rodada de Doha

    Os latino-americanos têm, e com razão, uma surda queixa do descaso do Brasil em relação aos interesses do continente. A Rodada de Doha é mais um dos exemplos de que a esquerda precisa ter a coragem de encarar o desafio de construir com as nações latino-americanas um processo revolucionário capaz de alijar essa burguesia do poder e de fazer com que os Estados Unidos revejam a Doutrina Monroe.

  • Iraque: a privatização da guerra

    eua_dragao_garfo.jpgHá um projeto, apresentado por Obama, que cria leis para punir os mercenários. A indústria militar é contra. Mãos livres para eles é algo que ajuda a perpetuar a guerra, sua grande fonte de lucros.

  • Estados Unidos: política externa versus economia

    eua bandeira costela.gifPesquisa do instituto Gallup aponta diferença de quatro pontos entre Obama e McCain. Portanto, é possível que para muitos americanos a segurança seja mais importante que a economia.

  • Amazônia e filantropia

    floresta_amazonica.jpgO delírio filantropo-capitalista e a tese da salvação da floresta com exploração intensiva de suas riquezas incorrem no grave erro de querer salvar o doente aplicando mais do veneno que o levou ao hospital. Danilo Pretti di Giorgi.

  • Doha a quem doer

    dinheirocorpomulher.jpgA "liberalização" da economia é disfarce para encobrir a busca de interesses corporativistas, atropelando direitos coletivos. A liberdade de comércio sempre serviu de pretexto para a dominação. D. Demétrio Valentini.

  • Sinal de alerta nas contas externas

    brcarroca.jpgEnquanto as remessas de lucros quintuplicaram, os investimentos estrangeiros diretos apenas triplicaram. Uma criminosa sangria das riquezas nacionais e do esforço dos trabalhadores. Altamiro Borges.

  • Brasil na OMC e a economia: semana reveladora

    bem_versus_mal.jpgEnfim, graças aos governos da China, da Índia e da Argentina, dentre outros, os trabalhadores brasileiros devem agradecer pelo fracasso dessa última reunião da OMC.

  • Raposa Serra do Sol: a guerra colonial no século XXI

    dedo_apontando_alto.jpgA eventual vitória dos invasores no STF seria uma espécie de "senha", que sinalizaria para a ampliação sem limites desse agressivo "movimento neocolonialista" agrário brasileiro. Paulo Maldos.

  • CEBS do Nordeste

    brasil_igualdade.jpgQual a missão da Igreja de Base na luta ecológica do Nordeste? Nossas comunidades estão envolvidas com as cisternas, sementes, reciclagem do lixo, luta pela terra, populações de rua. Roberto Malvezzi.

  • Os Estados Unidos, eleições presidenciais e alternativas políticas

    ft_barack_obama.jpgObama promete mudanças, mas não diz como implementá-las. Cynthia McKinney representa mudança de verdade e uma alternativa à falsa polarização "democratas versus republicanos". Fábio Nogueira e Iacy Maia Mata.

  • Etanol, de herói a vilão

    canavial.jpgApesar do esforço do governo brasileiro, recentemente denúncias de problemas sociais e ambientais fizeram com que a União Européia reduzisse sua meta de uso de agrocombustíveis. Maria Luisa Mendonça.

  • Algema é...

    algemas.jpgA questão de fundo continua a mesma: pobre é pobre e sofre todos os rigores dessa circunstância, enquanto aos ricos cabem os privilégios, inclusive a impunidade e os mimos. Gilvan Rocha.

  • Multas absurdas da Justiça do Pará

    semterra_exercito.jpgNos últimos tempos, ocorre um grave processo de judicialização das lutas sociais, com este poder altamente elitista e pouco transparente se sobrepondo ao Executivo e ao Legislativo. Altamiro Borges.

  • ‘Golpes financeiros e jurídicos’ resultam da secular concentração de poder no Executivo

    ft_pitta_nahas_dantas.jpgCruzadas moralistas, quando muito salvacionistas, é o que parece estar resultando da intensa exposição midiática dos últimos episódios de corrupção descobertos em nosso país. Valéria Nader.

  • Movimentos sociais comemoram mais um fracasso na OMC

    logo_omc.jpgO Correio publica a nota da REBRIP, Rede Brasileira Pela Integração dos Povos, sobre o colapso das negociações da Rodada de Doha na OMC, Organização Mundial do Comércio.

  • ‘Pragmatismo convencional’ pode comprometer avanços da nova Constituição do Equador

    ft_rafael_correa.jpg A Assembléia Constituinte do Equador acaba de aprovar a proposta de uma nova Constituição, que será votada em um referendo no próximo dia 28 de setembro. Eduardo Gudynas.

  • Os números e a vida

    numeros.jpgVejam o dilema em que a manutenção da política neoliberal põe o país. Aumentar juros ou aumentar superávit primário? E nem pensar em uma mudança de rota.

  • Flexibilização do princípio da presunção de inocência

    justica_mao_martelo.jpgNão concordo com as ‘listas sujas’. Apenas alegrarão aqueles puritanos que, na sanha moralizante contra a corrupção, chegam a fazer inveja aos integrantes da Santa Inquisição. Inês do Amaral Büschel.

  • Fartura arrecadatória

    binoculoscolor.jpgA ação da Receita Federal combatendo a evasão constitui uma primeira etapa do processo de transformação que se esperava do governo Lula, no âmbito da tributação.

  • Os limites do capitalismo

    quebracabeca.jpgSegundo a teoria de Marx, é o capital que cria seus próprios limites e as condições de sua transformação numa sociedade comunista.

  • Paulistão de CEBs

    rio_saofrancisco.jpgOs movimentos católicos de massa, que têm uma TV por detrás, tomaram conta desse espaço. Resta às nossas comunidades serem o que foram chamadas a ser. Roberto Malvezzi.

  • O atraso do Ministério Público do Rio Grande do Sul

    ilus_justica_balanca.jpgSe com a atuação patriótica destas organizações camponesas ainda assistimos a este quadro de desordem e de injustiça, imaginem o Brasil sem esta presença? Dom Tomás Balduíno.

  • É preciso ler um pouco

    pilha_de_livros.jpgÉ preciso ler um pouco de antropologia, para descobrir que somos esse próprio poço sem fundo, fundamento de tudo o que somos.

  • Equador enfrenta ditadura midiática

    midia.gifApesar de todo o bombardeio, Correa não se intimidou e ironizou os críticos. "Agora, apreender os bens de banqueiros que quebraram o país é ameaçar a liberdade de expressão? Altamiro Borges.

  • Lá vem a quarta frota

    navio_bandeira_americana.jpgNão é muita "coincidência" a IV Frota ser reativada no momento em  que o Brasil  descobre reservas petrolíferas sob a camada pré-sal?

  • Centenários (2): santidade e pecado em Machado de Assis

    ft_machadodeassis.jpgO Machado que escreve romance tão inclemente não é descrente do amor. Que o diga o maravilhoso Soneto a Carolina com que homenageia a esposa já falecida. Maria Clara Lucchetti Bingemer.