Edição 612

  • Urge prever o futuro

    O mundo mudou completamente e não havia como tamanha mudança deixar de influir na técnica da guerra. Até o governo brasileiro já se preocupou com o assunto. E os partidos de esquerda? Que esforço estão fazendo para prever o que os cenários futuros poderão significar em termos de perspectivas de desenvolvimento da luta socialista contra o regime capitalista brasileiro. Forças políticas e sociais incapazes de protagonizar a história serão sempre condenadas a sofrê-la.

  • Daniel Dantas não é a exceção do modelo político vigente no país

    baralho_as_brasil.jpgDissecar e escarafunchar a vida do banqueiro Daniel Dantas é algo que já foi devidamente esgotado pela grande mídia. Gabriel Brito.

  • Belo Monstro e o Xingu na Idade das Trevas

    rioxingu.jpgCom a implementação das obras, a cidade será infectada pelas pestes que se proliferariam, como é a realidade de várias localidades premiadas com o "desenvolvimento" das hidrelétricas. Rodolfo Salm.

  • Escândalos e mudanças

    ilus_monstro_cabecas_kipper.jpgPara que nossas esperanças de justiça venham a ser uma realidade, as mudanças devem se dar de forma abrangente e substantiva, sob pena de assistirmos apenas a uma alteração superficial.

  • Sinais dos tempos: a luta de classes se acirra

    xilocidaderostos.gifOlhando os "sinais dos tempos", podemos ter a certeza que um novo e amplo movimento social, forte e enraizado na vida sofrida do povo está sendo gestado.

  • Soberania alimentar clama por revisão da oligopolização no setor de fertilizantes

    macas.jpgCom as crescentes altas do petróleo e dos alimentos, hoje, aumenta em muito de importância o retorno da Petrobrás ao setor de fertilizantes. José Carlos Moutinho.

  • Dantas, Nahas & Pitta

    ft_pitta_nahas_dantas.jpgPara os moradores da Casa Grande, o espetáculo pirotécnico do prende-e-solta termina em pizza; para os moradores da Senzala, em humilhação e cadeia superlotada. Pe. Alfredo J. Gonçalves.

  • Os povos indígenas do Xingu e a hidrelétrica Belo Monte (2)

    indio.jpgSegunda e última parte de artigo sobre a luta dos povos indígenas do Xingu contra o projeto hidrelétrico na bacia do rio amazônico. Dom Erwin Krautler.

  • As FARC

    americalatina_bicolor.jpgAs distorções na caminhada socialista, que produziram estados policiais e outras barbaridades, são empecilhos à propaganda anticapitalista e não merecem ser defendidas, mas sim expurgadas. Gilvan Rocha.

  • Ousadia deslavada

    homem_corda_dinheir.jpgSe houvesse punibilidade para a tentativa de escorchar o povo na matéria tributária, autoridades que ousassem colocar na Constituição esse dispositivo deveriam não mais ficar por dentro, mas ir para fora.

  • Ditos e não ditos

    homem_sobre_fita_desenr.jpgHá quem se recorda da lição, de um antigo filósofo: a natureza é avara, deu a todos o necessário para a sua sobrevivência e, se alguém tem mais do que necessita, a conclusão é obvia: tirou do alheio. Claudionor Mendonça dos Santos.

  • Privatização da República segue galopante na garantia do modelo excludente

    ft_tarsogenro_jornalistas.jpgMais do mesmo na economia, mais do mesmo na política, mais do mesmo na seqüência interminável de operações abafa. A cada novo escândalo, mudam os atores, mas o enredo é o de sempre.

  • Ignorância e má-fé: um jogo de sete erros

    brasilmicroscopio.jpgOs argumentos soam como música para o setor ruralista brasileiro, agroindústrias e todos que consideram ambientalistas entraves ao desenvolvimento. Qual a intenção do eminente cientista? Rogério Grassetto Teixeira da Cunha.

  • Aonde está você, José Serra?

    foto_serra.jpgSerra, com todo o verniz modernizante que o tucanato paulista lhe empresta, imita Odorico Paraguaçú. Manda apoiar Kassab, mas não sabe de nada, não viu nada, não diz nada.

  • Estados Unidos: a obsessão na derrocada iraniana

    eua_dragao_garfo.jpgUm ataque alteraria a situação. Recentemente, o Irã demonstrou capacidade para infligir danos aos seus adversários regionais. Com mísseis de médio alcance, pode interromper o comércio de petróleo.

  • Teorias sobre capitalismo e socialismo

    china_mundo.jpgQual das teorias sobre a China se aproxima da verdade? Nenhuma questão pode ser respondida sem uma compreensão sobre a história e o processo interno de desenvolvimento do capital.

  • Peixinhos e tubarões

    tubarao_peixe.jpgBasta ter dinheiro, bons advogados e relações no poder para assegurar a impunidade. Enquanto isso, os pobres sofrem torturas ou levam bala antes de serem inquiridos ou investigados.

  • Centenários I: as escrituras de João

    ft_guimaraes_rosa.jpgGuimarães Rosa, ao escrever seu magnífico romance, situa a origem do mal no interior obscuro do próprio ser humano ou nas forças sociais de domínio por ele criadas. Maria Clara Lucchetti Bingemer.