Edição 611

  • Socialismo do Século XXI

    No plano do pensamento, é preciso passar a limpo as experiências socialistas, sem preocupação apologética e sem capitular diante da crítica desonesta dos seus adversários; no plano da prática política, é preciso criar organizações socialistas - partidos, sindicatos, movimentos populares - que desenvolvam em seu interior uma cultura democrática de maneira a sancionar eticamente qualquer limitação à liberdade.

  • A direitização da Europa

    homem_andando_corda.jpgSem escrúpulo algum, a direita fala para as pessoas que elas imaginam ser a solução do problema: menos imigração, mais cadeias, penas mais duras, mais autonomia de ação ao policial. Grupo de São Paulo.

  • 3º Festival Latino-americano de Cinema

    claquete_cinema.jpgAmbos os filmes premiados, por mais diferentes que sejam, colocam em questão um tema crucial: a capacidade das pessoas de serem sujeitas da própria vida.

  • Negligência com a saúde pública resultou no abandono da população do Norte

    saude_cartaz.jpgEm um momento no qual o país se encontra envolto em escândalos financeiros, o problema da saúde pública segue vigente e registrando acontecimentos vexatórios para a nação. Gabriel Brito.

  • IPEA, contas externas e imprensa

    binoculoscolor.jpgA imprensa voltou a colocar o IPEA na berlinda, pois a forma anterior de elaboração do Boletim de Conjuntura atendia claramente aos objetivos do mercado financeiro e ao discurso liberal.

  • Os povos indígenas do Xingu e a hidrelétrica Belo Monte (1)

    indios_xingu.jpgPrimeira de duas partes de artigo sobre a luta dos povos indígenas do Xingu contra o projeto hidrelétrico na bacia do rio amazônico. Dom Erwin Krautler.

  • Cuba e as sanções da União Européia

    bandeira_cuba.jpgBruxelas deu mostras de independência ao eliminar sanções de 2003. É imprescindível que a UE elimine, sem esperar, o Consenso de 1996, obstáculo para a normalização das relações com Cuba. Salim Lamrani.

  • A Convenção 158 está em vigor (2) - Os efeitos

    ilus_cara_a_cara_kipper.jpgA Convenção 158 ataca as duas grandes causas da rotatividade da força de trabalho no Brasil: a facilidade legal e o baixo custo.

  • Teorias sobre a China

    china_arvores.jpgNão faltam teorias sobre os motivos que levaram a China a tornar-se, em pouco tempo, uma das principais potências mundiais. O problema consiste em destrinchá-las.

  • Plano de Energia para 2030 não prioriza efetivas necessidades da sociedade

    hidreletrica_itaipu.jpg Para comentar o mais recente Plano Nacional de Energia 2030, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética, criada pelo governo Lula, conversamos com o engenheiro Joaquim Francisco de Carvalho. Valéria Nader.

  • Medidas para o combate da inflação de alimentos são alienadas e mecanicistas

    numeros.jpgDuas medidas de política econômica recentes, adotadas com explícita referência à pressão dos preços dos alimentos, dão o tom e a dimensão da resposta oficial a um problema ainda mal explicado.

  • Os ribeirinhos do Médio Xingu (1)

    rioxingu.jpgPrimeira parte de artigo especial sobre os ribeirinhos do Xingu, escrito pela antropóloga norte-americana. Lisa Feder.

  • Atentado à democracia e improbidade administrativa

    dedo_apontando_alto.jpgNão há dúvida de que se deve assegurar aos senadores e deputados a liberdade de convicção, limitada, entretanto, ao incontestável dever de fidelidade para com o partido e o eleitor. Airton Florentino de Barros.

  • Controle social das prefeituras

    urna_eletronica.jpgQueira Deus – e nós eleitores – que essa moda pegue. Assim estaremos elevando o nível da democracia brasileira, tornando-a verdadeiramente participativa.

  • Petróleo: razões para o aumento do preço

    torre_petroleo.jpgA possibilidade de explorar reservas ambientais para reduzir os preços do petróleo ou do gás pode destinar-se à satisfação de outro fim: a redução de impostos para as companhias petrolíferas.

  • Nave tributária desgovernada

    numeros.jpgA crise econômica mundial, cujos efeitos já chegaram ao país, exige uma tomada de posição clara dos rumos da política econômica, com reflexos nas áreas tributária e financeira.

  • Eleições municipais e reforma política

    mundoossoeleicoes.jpgParece se alastrar uma apatia política. É urgente reverter esta expectativa. É preciso aproximar novamente o poder político de sua fonte, que é o povo. D. Demétrio Valentini.