Edição 610

  • Prejuízos do BC em favor de especuladores clamam por CPI da dívida pública

    ilus_mao_saindo.jpgO que sobrou foi apenas o aumento do prejuízo financeiro e social para a imensa maioria da população e muito lucro para os vencedores de sempre, a turma do mercado financeiro.

  • O desafio do discurso eleitoral

    Tamanha é a influência do automóvel na vida moderna que a busca de um modo de transporte alternativo deixa de ser um problema técnico para converter-se em um problema cultural. Sem falar que, nestas alturas, a introdução de um meio de transporte alternativo afetará profundamente a economia mundial e requererá uma visão urbanística totalmente nova.

  • O nó da terra

    xilocidaderostos.gifOs que não possuem nada além da roupa do corpo e os instrumentos do trabalho são acusados de violência porque não aceitam o destino das favelas, do tráfico, das marquises nas ruas. Ermínia Maricato.

  • O preço do índio

    elemento_quimico.jpgAinda tenho esperança de que, conforme os minérios e elementos químicos comecem a acabar, a humanidade passe a dar-se conta do absurdo de tratarmos recursos naturais como infinitos. Rogério Grassetto Teixeira da Cunha.

  • Irã: a guerra é certa?

    bandeira_ira.jpgComo as coisas andam, as soluções estão longe de acontecerem. Dificilmente antes das eleições de novembro. Nem por isso o Irã está livre de ser bombardeado.

  • Mídia esconde relação Dantas-PSDB

    ft_daniel_dantas.jpg Verônica Rodenburg, irmã de Daniel Dantas, foi sócia de Verônica Serra, filha do atual governador paulista, na firma de consultoria Decidir. Altamiro Borges.
  • Pesquisa eleitoral e “escrita” no futebol

    bola_de_futebol.jpgEntre as únicas garantias de lisura, como o fio de bigode dos antigos, estão a independência dos institutos de pesquisa e a eventual competição entre eles. Artigos escassos entre nós.

  • Delegado Fleury: herança maldita!

    justicagrita.jpgA população assiste a um verdadeiro "festival" de execuções de criminosos, sem nenhum julgamento, assim como assiste aos assassinatos de cidadãos trabalhadores, inocentes.

  • Aprender a soltar

    soltar_palavras.jpgSoltar as palavras dos falsos pretextos. Soltar as palavras aqui e agora. Soltá-las com força, raiva, em lirismo, em drama. Soltá-las do dicionário-presídio. Soltá-las da gramática-exílio.

  • Daniel Dantas, o símbolo da privataria

    ft_daniel_dantas.jpgSua fortuna desabrocha com a criminosa privataria e com suas obscuras ligações com o poder. Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central, foi seu sócio. Altamiro Borges.

  • Revista jurídica e democratização dos conhecimentos sobre direitos fundamentais

    bandeira_brasil.jpgA escassez de produção científica com o enfoque dos grupos minoritários exige a compilação de idéias em veículos acessíveis aos que lidam com a matéria. Inês Virgínia Prado Soares.

  • Deslegitimação da violência na Colômbia exige novo regime político e econômico

    ft_ingrid_betancourt.jpgApós a libertação de Ingrid Betancourt, seqüestrada havia mais de seis anos, e mais 14 reféns, a Colômbia voltou a ser assunto central em todo o mundo. Gabriel Brito e Valéria Nader.

  • Horizontes Afins

    horizonte.jpgEsta é a coluna de apresentação. Meu nome é Cassiano. Sou professor de filosofia, mas essa é só minha função, não sou eu. Gosto de conversar sobre filmes e aí surgiu a idéia de escrever sobre filmes.

  • A Convenção 158 está em vigor

    ilus_cara_a_cara_kipper.jpgO Decreto 2.100, que declarou extirpada a Convenção 158 da OIT do direito interno, é inconstitucional. Fere regras elementares do processo legislativo e da divisão dos poderes do Estado.

  • Estados Unidos no Iraque: além do escalamento

    eua bush torre arma.gifEm que pese a estabilidade progressiva, ocasionada pelo escalamento, a insurgência desaparecerá apenas quando as tropas estrangeiras desocuparem o solo iraquiano.

  • BC tenta fraudar MP para esconder perdas do swap

    ilus_mao_saindo.jpgDepois de um período de grandes perdas para o mercado, o BC muda a natureza do contrato de swap, de uma forma em que passou a perder com a valorização do câmbio e a alta dos juros. José Carlos de Assis.

  • Alquimia tributária

    caldeirao_numeros.jpgA União mantém o IPI e cria novo imposto. Aumenta-se o fardo da tributação indireta, que termina sendo transferida para o povo, via preços finais das mercadorias e serviços.

  • O que pensam os índios?

    indios_xingu.jpgCertamente haverá sempre o grupo a favor e o grupo contra. De todo modo, sempre haverá os índios "conservacionistas", sinceramente preocupados com a natureza. Rodolfo Salm.

  • Extinguir o MST ou o latifúndio improdutivo?

    semterrapedra.jpgO MST é um movimento legítimo e defende o direito à terra de 4 milhões de famílias que foram expulsas do campo pela expansão do latifúndio e do agronegócio.

  • A China e os problemas do mundo

    china_mundo.jpgMuitos analistas norte-americanos e europeus passaram a afirmar que será insustentável ao mundo conviver com um a dois bilhões de pessoas com capacidade de comer e adquirir veículos.

  • Estatísticas filosóficas

    numeros.jpgNão sabia que os estatísticos gostavam de filosofia! O mundo da estatística é às vezes muito árduo, não?

  • Pela reintegração de Dirceu Travesso

    ilus_mao_belindia.jpgApesar dos protestos, José Serra se finge de surdo, revelando todo seu caráter autoritário e anti-sindical na tentativa de se cacifar como candidato da direita conservadora à Presidência. Altamiro Borges.

  • Diante da resistência crescente dos trabalhadores, capital reforça sua ofensiva

    semterra_exercito.jpgA tentativa do grande capital de quebrar a resistência dos movimentos sociais gerou a inaceitável e provocadora tentativa do Ministério Público e da Brigada Militar do Rio Grande do Sul de propor a extinção do MST.