Edição 609

  • Que nota dar aos que nos dão nota?

    Uma das novidades do neoliberalismo é a importância adquirida pelas empresas certificadoras da qualidade de produtos. Acreditar na objetividade dessas "notas" é o cúmulo da ingenuidade. Visam pressionar empresas e governos a ajustar-se às regras formuladas pelos organismos internacionais que cumprem a função de monitorar, no interesse dos países desenvolvidos, o processo de divisão internacional do trabalho.

  • Somente ‘propósito de saber’ poderá desmascarar justificativas falaciosas para Belo Monte

    rioxingu.jpgA intenção de extrair energia do rio Xingu, no Pará, tem 28 anos. Foi em 1980 que começaram os inventários sobre o potencial hidrelétrico da bacia. Lúcio Flávio Pinto.

  • O problema grave de nosso tempo

    indiocirculo.jpgA anulação da homologação de Raposa Serra do Sol será uma vitória da força bruta, da violência, da ação clandestina, da disseminação de mentiras e preconceitos contra os povos indígenas. Paulo Maldos.

  • Sinuca de Bico

    brasilmicroscopio.jpgTendo confiado no "trabalho excepcional" de Henrique Meireles à frente do Banco Central, talvez valha a pena sugerir a Lula uma leitura cuidadosa do último relatório do BIS.

  • Papel internacional da China

    bandeira_china.jpgNos últimos dois anos, sofreu desequilíbrio em sua balança comercial, com superávits superiores a US$ 300 bilhões, o que está conduzindo-a a adotar políticas mais ativas de importação.

  • Limpeza étnica na Europa fascista

    mapa_europa.jpgA Diretiva de Retorno representa uma brutal regressão na política migratória e reflete a atual onda direitista no velho continente, com a vitória de vários governantes xenófobos. Altamiro Borges.

  • Eleições presidenciais nos Estados Unidos: desafio aos democratas

    eua_dragao_garfo.jpgOs dois partidos aprovaram o texto da Lei de Proteção da América, que ampliou o poder do Executivo na espionagem, com a possibilidade de supervisionar estrangeiros em contato com americanos.

  • Estados europeus desalmados

    bandeira_uniaoeuropeia.jpgA Diretiva da Vergonha desmascara uma faceta desumana que a cultura européia sempre teve. Possui dificuldade de conviver com o diferente. Agregou, submeteu ou destruiu. Leonardo Boff.

     

  • Perseguição aos movimentos sociais é a contrapartida da adesão ao agronegócio

    semterrabandeira.gifCom o recrudescimento da violência aos movimentos sociais e as articulações para criminalizá-los, o Correio da Cidadania conversou com Cedenir de Oliveira, dirigente do movimento exatamente no estado em questão. Gabriel Brito e Valéria Nader.

  • Exercício da paciência

    homem_andando_corda.jpgSem fé não há tolerância; sem tolerância, impossível a paciência. E confie, Alguém o conduzirá pela mão, livrando-o de todos os riscos.

  • Quem vai pagar o pato?

    dinheirohomensapoiados.jpgÉ importante que o governo Lula esclareça como vai ser coberta a perda de arrecadação decorrente dessa redução de alíquota patronal para a previdência social.

  • O complô civil-militar contra o MST

    semterrabandeira.gifDiante desta escalada fascista, os movimentos sociais e as forças de esquerda estão chamados a se manifestar com urgência e contundência. Altamiro Borges.

  • Direito à Moradia

    casinha.jpgA previsão da moradia entre os direitos fundamentais complementa um complexo de normas constitucionais asseguradoras deste aspecto imprescindível da dignidade humana. Daniel Serra Azul Guimarães.

  • Leitura cura tudo

    pilha_de_livros.jpgA leitura nos cura do dogmatismo e do ceticismo, do medo e da temeridade, do sentimentalismo e da insensibilidade, da falta de assunto e da verborragia, da arrogância e da timidez.