Edição 608

  • Imparcialidade e sensatez

    Contrariando frontalmente essa orientação básica da Constituição, os membros do conselho gaúcho adotaram como bandeiras de luta do Ministério Público as consignas e palavras de ordem que os setores mais atrasados da classe dos proprietários rurais têm levantado nestes anos, a fim de anular, na prática, o que a Constituinte de 88 instituiu.

  • Omissão do governo e permissividade da ANAC sacrificam setor aéreo

    pista_aeroporto_congonhas.jpgEntrevista com Carlos Gilberto Camacho, presidente do Sindicato dos Aeronautas de São Paulo, onde discutimos sobre a venda da Varig e da VarigLog e de outros assuntos relacionados à aviação. Gabriel Brito.

  • A Amazônia tem dono?

    floresta_amazonica.jpgEnquanto não compreendermos que essa forma de gerir o mundo significa a ruína da nossa espécie, a Amazônia continuará sendo devastada, seja nas mãos de brasileiros ou não. Danilo Pretti Di Giorgi.

  • A Europa direitista mostra as garras

    ilus_chibata.jpgDepois de séculos, primeiro escravizando e depois explorando impiedosamente a África, a América Latina e parte da Ásia, a Europa parece não ter esgotado seu arsenal de desgraças.

  • O Estado “Providência”

    soldado.jpgComo se não bastasse a polícia carioca ser a mais violenta do país, juntamente com a de São Paulo (3.500 mortes nos últimos 2 anos), agora temos a "colaboração" do Exército. Dejalma Cremonese.

  • Convenção 158 da OIT pode sucumbir

    congresso_nacional.jpgPelos corredores do Congresso Nacional, serviçais do capital percorrem gabinetes para convencer os deputados federais e senadores a rejeitarem a mensagem presidencial. Altamiro Borges.

  • Somos todos diabos sem-terra

    sem_terra_retirante.jpgOs militantes sem-terra são demonizados não porque são supostamente baderneiros e corruptos, como afirma a mídia hegemônica, mas porque ousam dizer "não". Marcelo Salles.

  • Sentimento e sentença

    justica_mao_martelo.jpgNa minha vida de juiz, senti muitas vezes que era preciso dar sangue e alma às sentenças. Para que justiça se fizesse, não bastava a construção racional de um frio silogismo. João Baptista Herkenhoff.

  • Instituições reacionárias, capachos do capital, criminalizam MST

    balanca_sem_terra.jpgOu o movimento social reage como deve e pode, ou nova ditadura – ainda que sob disfarces – se instalará no país. Que o diga o RS.

  • Ao arrepio da lei

    bem_versus_mal.jpgO episódio trágico do Morro da Providência é um retrato doloroso do atual momento político brasileiro, onde autoridades e instituições operam ao arrepio da lei.

  • Chacina Verde-Oliva

    tanquedeguerra.jpgA aceitação dessa idéia de utilização de forças militares no combate à criminalidade possui implicações que vão muito além de uma mera discussão restrita à ordem interna.

  • Perversão tributária

    dinheirocortahomem.gifQuanto menor for a renda disponível do consumidor, maior será a carga tributária; quanto maior a renda, menor será a carga. Beneficia os ricos, sacrifica os pobres.

  • Conspiração contra o MST

    semterrapedra.jpgO que o Estado do Rio Grande do Sul está fazendo é uma conspiração contra o MST e a reforma agrária, a serviço de forças latifundiárias obscurantistas e nazi-fascistas do estado. Osvaldo Russo.

  • Brasil - O complô civil-militar contra o MST

    semterraseca.jpgDiante desta escalada fascista, os movimentos sociais e as forças de esquerda estão chamados a se manifestar com urgência e contundência. Altamiro Borges.

  • Estados Unidos: a terceirização da segurança

    eua estatua arma.gifAo contratar funcionários aposentados das agências de espionagem, as empresas adquirem um desembaraço jamais observado na história ao agregar atividades outrora consideradas de Estado.

  • Duas mulheres, uma tragédia

    antigona.jpgAntígona decidiu ignorar as ordens de Creonte, rei de Tebas, e deu sepultura a seu irmão Polinices. Liliam queria apenas encontrar o filho Wellington Gonzaga de Costa, estudante.

  • América Latina bipolar: os movimentos se movem

    americalatina_bicolor.jpgEstamos entrando em uma fase histórica de polarização. De um lado, as políticas de mercantilização. Do outro, um imaginário radicalizado nas forças progressistas. Boaventura de Sousa Santos.

  • Quem criou Vinicius?

    alvo.jpgO episódio do Morro da Providência põe sob suspeita o tipo de formação ofertada aos oficiais. Quem garante que Vinicius Ghidetti seja um caso isolado? Manuel Domingos.

  • Eles querem demitir. E muito - PLP 248/1998

    justicagrita.jpgEste projeto de lei visa tornar muito mais fácil a demissão de funcionários públicos por diversos objetivos perseguidos pelos que concentram cada vez mais renda e riqueza em nosso país. Francesco de la Cruz.

  • Empresas anglo-americanas intensificarão lobby pelo controle do nosso petróleo

    plataforma_petroleo.jpgA Associação de Engenheiros da Petrobrás está propondo mudanças na Lei do Petróleo para comentar essas mudanças e a exploração de petróleo em nosso país conversamos Fernando Siqueira, Engenheiro da AEPET. Valéria Nader.

  • A questão energética chinesa

    mineiro_chines.jpgSe a China quiser combinar seu desenvolvimento elétrico com a conservação ambiental, terá não só que racionalizar o uso da eletricidade, mas também reduzir as usinas térmicas a carvão.

  • E se Alckmin vencer?

    ft_geraldo_alckmin.jpgA eleição municipal deste ano em SP é fundamental para a definição do cenário eleitoral de 2010. José Serra pode selar a sua candidatura ou ficar muito mais longe dela.

  • O agronegócio golpista da Argentina

    bandeira_argentina.jpgCom o seu locaute radicalizado, revela que não tem qualquer compromisso com a nação ou o seu povo. A exemplo dos ruralistas brasileiros, visam apenas seus lucros. Altamiro Borges.

  • Os sinos estão dobrando

    bandeira_uniaoeuropeia.jpgA União Européia segue sem um poder central unificado capaz de definir objetivos e prioridades estratégicas aos estados-membros. Uma situação agravada pela submissão militar aos EUA. José Luís Fiori.

  • 18 meses após ser pedida, CPI das milícias cariocas enfim será aberta

    caraacara.jpg"O que está no centro do debate é o papel do Estado como peça-chave de um movimento paramilitar que se apropria da sua estrutura funcional e bélica", opina o deputado Marcelo Freixo. Gabriel Brito.