Edição 605

  • Os ricos perderam o medo dos pobres

    Quem está, de fato, preocupado em solucionar a questão da fome não pode se iludir com os paliativos propostos nessas reuniões de cúpula e nem imaginar que a humanidade pode se ver livre do fantasma da fome dentro dos marcos do capitalismo. Basta atentar para o fato de que no país capitalista mais rico do mundo, o governo, a fim de garantir renda aos produtores, subsidia os agricultores que deixam de cultivar parte de suas terras.

  • Revisão de Itaipu exigirá cuidadoso debate entre líderes do continente

    hidreletrica_itaipu.jpgCom a eleição do bispo Fernando Lugo para a presidência do Paraguai, começou-se a especular sobre o que aconteceria com as bases do tratado da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu. Gabriel Brito.

  • Mangabeira e as aventuras espaciais

    quebracabeca.jpgUnger basicamente dá aval para a degradação ecológica, apostando num futuro alucinado de ficção científica que traria soluções mágicas para os problemas ambientais. Danilo Pretti Di Giorgi.

  • Do mundo virtual ao espiritual

    ama_pequena.jpgOutrora, falava-se em realidade: análise da realidade, inserir-se na realidade, conhecer a realidade. Hoje, a palavra é virtualidade. Tudo é virtual.

  • Cana: maldição e bênção

    canavial.jpgNão podemos nem demonizar a cana nem canonizá-la. A cana tem muitas virtudes, que precisamos reconhecer, mas traz consigo muitos riscos, que devem ser evitados. D. Demétrio Valentini.

  • Ortodoxia de roupa nova

    dinheirocorpomulher.jpgA verdade é que o Brasil, sob o comando dos neoliberais, é um país que acumula perigoso endividamento e crescente dependência aos capitais estrangeiros.

  • Desenvolvimento agrícola chinês

    china_agricola.jpgA única forma de a China manter sua agricultura como "fundamento da nação" é elevar sua produção de grãos, carnes, leite e óleos, de modo a atender ao crescente poder de compra de sua população.

  • O meio ambiente é de todos

    brnavioluneta.jpgPassou da hora de todos empreenderem mecanismos capazes de detectar os riscos ao meio ambiente que, porventura, poderão, a toda evidência, ocasionar danos a ele. Bruno Campos Silva.

  • Nordeste Terminal

    terraesquentando.jpgSegundo as últimas informações de quem estuda o aquecimento global, em termos de Brasil, o pior vai sobrar mesmo para o Nordeste. Roberto Malvezzi.

  • Mídia livre e a publicidade oficial

    cobra_circulo_vicioso.jpgO Estado brasileiro sempre estimulou, com o dinheiro arrecadado dos tributos do povo, o nocivo processo de concentração dos meios de comunicação. Altamiro Borges.

  • Abraçando a utopia

    floresta_amazonica.jpgO governo Lula vai encontrar no Acre um componente capaz de oferecer uma imagem, mais do que uma posição, frente às demandas do movimento ambientalista nacional e mundial. Mário José de Lima.

  • Novo episódio esquizofrênico

    brasilmicroscopio.jpgNa pressa alucinada imprimida por parte da bancada governista, com o interesse da cúpula governamental, propõe-se a previsão da contribuição social para a saúde, por lei complementar.

  • O brasileiro leitor

    brbandeiragrito.jpgQue o brasileiro leia em média 4,7 livros/ano é para comemorar ou lamentar? Comemorar, pois duplicamos nossa leitura nos últimos dez anos. O lamentável é que não somos todos.

  • Neoliberalismo, capital financeiro e a população negra

    ilus_mao_belindia.jpgTemos de priorizar um projeto político do povo negro que reabilite nossa cosmovisão africana de um projeto nacional, antiimperialista, anti-racista e anti-neoliberal. Fábio Nogueira.

  • Nova política industrial é ficção face às restrições da política macroeconômica

    martelo_estrelapt_rachada.jpgEntrevista com o economista Luiz Filgueiras fazendo uma extensa retomada dos fundamentos de nossa política econômica, desde a era FHC até o atual governo Lula. Valéria Nader.

  • Tucanos e o malufismo: mesmos métodos

    bem_versus_mal.jpgO caso Alstom começa a mostrar que as coisas não se deram tão ética e honestamente quanto os paulistas imaginavam. São métodos que a vida inteira atribuíram a Paulo Maluf.

  • Em defesa da vida

    dedo_apontando_alto.jpgA questão não é dividir a opinião pública entre os que são a favor da vida e os que atentam contra ela. Esse dilema é falso, desonesto e não tão cristão, pois escamoteia a verdade. Gilvan Rocha.

  • O neo-neoliberalismo do governo Lula

    homem_interrogacao.jpgO governo Lula continuou com privatizações, sob outros nomes, como Serviço Florestal Brasileiro, Pro-Uni, Parcerias Público-Privadas (PPP). Deve ser um neo-neoliberalismo. Antônio Júlio de Menezes Neto.

  • Com os olhos secos diante dos miseráveis

    pilha_de_livros.jpgNeo-iluministas e pós-modernistas convergem em apreciação filosófica da história e da sociedade que justifica o cinismo e o elitismo dos privilegiados, o pessimismo e a inatividade dos explorados. Mário Maestri.

  • Investment grade ou Brasil atrás das grades?

    dinheirohomensapoiados.jpgO Banco Central anuncia mais elevações da taxa de juros, o que tende a manter o valor do real, mas só enquanto a atração dos capitais estrangeiros não for superada pela avalanche das saídas. Adriano Benayon.

  • Homenagem a Manuel Marulanda

    homem_sobre_fita_desenr.jpgFoi, sem dúvida alguma, o maior campesino revolucionário da história do continente americano. Morreu de morte natural, depois de sessenta anos de luta. Tirofijo presente! James Petras.