Edição 604

  • Escapismo

    Começar a discutir o problema da ameaça de crise alimentar por uma conferência sediada pela FAO é um começo errado. A FAO não é o foro competente para a discussão da atual ameaça da ocorrência de crises de fome nas regiões mais pobres do mundo, pois este é um problema que não diz respeito nem à produção nem à distribuição de alimentos. Sua causa real é a civilização do automóvel.

  • Renegociação da dívida agrícola intensificará transferência de recursos ao agronegócio

    brasil_feijao_arroz.jpgEntrevista com o professor do departamento de geografia da USP Ariovaldo Umbelino sobre o novo pacote anunciado pelo governo para a renegociação da dívida do setor agrícola nacional. Gabriel Brito e Valéria Nader.

  • Projeto Kirchner em perigo

    bandeira_argentina.jpgPara a deputada Patricia Vaca Narvaja, a revolta do campo não é uma "reivindicação pontual", de redução da taxa de exportação, mas um confronto com o modelo econômico da era Kirchner.

  • Lula no Haiti: sub-imperialismo brasileiro em ação

    lulaperfil.jpgLimpar território de negros, mulheres, velhos e crianças pobres; será que é mesmo isso que está por trás dessas políticas tanto aqui como no Haiti? Sandra Quintela.

  • Mais uma punhalada nas costas dos trabalhadores

    xilocidaderostos.gifA Câmara de deputados federais acaba de aprovar mais um Projeto de Lei que fere profundamente os interesses dos trabalhadores rurais. Trata-se do "PL 8/2008".

  • Pelos caminhos do mundo: guerrilheiras das FARC

    mulheres_guerrilheiras.jpgNão é sem comovida admiração que revejo as guerrilheiras que ali conheci, mulheres que me aparecem como símbolo da confiança na transformação revolucionária da vida. Miguel Urbano.

  • Pela porta dos fundos

    brmapacinema.jpgNeste mundo desigual, onde a maioria dos que foram criados "à semelhança divina" sobrevive condenada à dessemelhança humana, surpreende o olho cinematográfico de Walter Salles.

  • Marina, veja só

    floresta_amazonica.jpgSe tivesse estômago para tal, acho que deveria ter continuado no ministério, pois talvez conseguisse continuar brecando um pouco a sanha predatória. Rogério Grassetto Teixeira da Cunha.

  • Eu confio em você

    maos_em_oracao.jpgA Câmara dos Deputados aprovou o monitoramento eletrônico de presos que recebam liberdade provisória. Em algumas situações, a palavra tem mais poder que as algemas. João Baptista Herkenhoff.

  • Uribe, aferrado à estratégia de guerra, rechaça direitos humanos

    foto_uribe.jpgSão esses os elementos centrais para promover uma mudança radical de rumo que se reverta em vida e direitos para os colombianos e segurança para todos na região. Pietro Alarcón.

  • Permanência de Aparecida

    aparecida.jpgAparecida deixou a Igreja da América Latina alerta, disposta a recuperar sua identidade e a continuar o seu percurso. D. Demétrio Valentini.

  • Uma porta para o nada

    plantacao_organicos.jpgBuscar reorganizar a produção de alimentos primeiramente em atendimentos às carências nacionais parece, definitivamente, fora do propósito dos governos que se revezam. Mário José de Lima.

  • A morena Marina e o verde da mata

    ft_marina_silva.jpgNa ponta do processo, o embate entre duas mulheres: a ex-ministra Marina e a todo-poderosa ministra Dilma Roussef. Ganhou a que detém mais poder. Maria Clara Lucchetti Bingemer.

  • Lógica financeira permeia a venda da Nossa Caixa, último banco público de SP

    ilus_mao_saindo.jpgEntrevista com Dirceu Travesso sobre a possivel venda da Nossa Caixa ao Banco do Brasil e os prejuízos para a população de São Paulo. Gabriel Brito e Valéria Nader.

  • O 28 de maio e a greve geral pela redução da jornada

    emprego_fabrica_luta.gifApesar do silêncio da ditadura midiática, o que se negocia são medidas progressivas nas relações do trabalho, como a redução da jornada e a ratificação das convenções da OIT. Altamiro Borges.

  • Enganação tributária

    dinheirofantasma.jpgGoverno popular, eleito majoritariamente pelos setores mais pobres do país, apresenta reforma caracterizada pela enganação e espoliação. Leão com pele de cordeiro.

  • Voltando ao fundamento da nação

    chinesinho.jpgO que o governo chinês está realizando é um poderoso ajuste nas áreas rurais, na compreensão de que o campesinato e a agricultura são "o fundamento da nação".

  • Eu confesso

    dedo_apontando_alto.jpgConfesso que sou professor. Professor que gosta de ensinar mais do que explicar. Sugerir mais do que proibir. Elogiar a leitura mais do que a obrigatória tortura.

  • ‘Internacionalização’ da Petrobrás deve se calcar em postura anti-imperialista

    homem_corda_dinheir.jpgQuase todos os brasileiros consideram a Petrobrás uma empresa exemplar. Além dos diversos projetos ambientais e sociais que desenvolve por todo o Brasil, ela tem sua imagem associada a algumas das melhores produções culturais do país.  Patrícia Bonilha.

  • O Índio e o Engenheiro

    indio.jpgTalvez o engenheiro tenha a consciência de que a agressão dos índios seja insignificante diante das que as corporações a serviço do capital lhes fizeram ao longo de nossa história. Roberto Malvezzi.

  • Lei de Incentivo ao Esporte e Timemania: a velha mania neoliberal

    bem_versus_mal.jpgCom a justificativa de que o esporte é um fenômeno naturalmente cidadão, revertem-se grandes volumes de dinheiro para a reprodução social de relações de troca bastante lucrativas. Heitor Martins Pasquim.

  • Não existe um povo brasileiro

    brasil_igualdade.jpgNão existe um "povo brasileiro", mas um "Estado brasileiro, no qual vivem diversos povos", descendentes de lusitanos, alemães, italianos, africanos etc. Mario Maestri.

  • Parricídio dos homens e de Deus

    jesusborboleta.jpgSe Deus o pratica, por que tanta indignação quando um de nós o faz? Essa ótica teológica nos incute a convicção de que somos pecadores.