Edição 602

  • Marina, um caso raro

    dedo_apontando_alto.jpgAs efusivas reações à sua saída por parte dos representantes dos setores mais ligados à destruição da floresta não deixam margem de dúvidas quanto à importância de seu trabalho. Danilo Pretti di Giorgi.

  • Igualdade e democracia

    O editorial criticado não faz mais do que reivindicar a plena harmonia entre a igualdade de todos os militantes dos partidos de esquerda com formas democráticas de governo dessas agremiações, a fim de demonstrar a possibilidade da síntese entre a igualdade e a democracia. Para fazer o socialismo retornar à agenda política do país, os socialistas não podem vetar o emprego de palavras sem examinar atentamente o sentido delas no texto.

  • Querida Marina *

    zipersol.jpgTu eras, Marina, um estorvo àqueles que comemoram, jubilosos, a tua demissão – os agressores ao meio ambiente, os mesmos que consideram que "índio atrapalha o progresso".

  • Grau de Investimento ou “selo amigo do capital”?

    dinheirocorpomulher.jpgO sentido da "conquista" do grau de investimento simboliza o coroamento de uma política, adotada desde a década de 1990 e reforçada durante o governo Lula, de adaptação do Brasil ao regime neoliberal. César Andaku, Fábio Bueno e Francisco De Filippo.

  • A Vitória dos Predadores

    floresta_amazonica.jpgMarina capitulou aos poucos. Já teria dito que "perderia o pescoço, mas não o juízo". Então veio a gota d’água, um brasileiro com décadas nos EUA assume o papel de modelar o desenvolvimento da Amazônia. Roberto Malvezzi.

     

  • A saída de Marina Silva é apenas mais uma derrota ambiental

    alvo.jpgO governo perdeu a "proteção" do mito ambiental Marina Silva. Ficou sem o seu biombo verde e, certamente, ficará muito mais exposto pelos seus equívocos sócio-ambientais. Henrique Cortez.

  • Manter o povo desinformado é preciso!

    burrotv.jpgTornados precários progressivamente os serviços públicos, Serra pretende dizer ao povo que o capital privado é mais competente que o Estado para administrá-los.

  • Mudança para a pioria

    bodehomem.jpgTrata-se de um processo de concentração do poder de legislar pelo Executivo, que alcançou o seu ponto máximo de exacerbação na proposta de reforma tributária.

  • Os patriotas e a 4ª frota dos EUA

    eua_dragao_garfo.jpgA mídia burguesa, sempre servil ao império, não deu destaque à notícia. Poucos foram os autênticos patriotas que levantaram voz contra a onda de militarização na América Latina. Altamiro Borges.

  • Migrações: um mundo sem muros é possível.

    homem_sobre_fita_desenr.jpgAlém de tentar impedir, cresce a tendência de criminalizar os imigrantes. Para isto, são criados mecanismos cada vez mais agressivos e que expressam uma crescente xenofobia. Luiz Bassegio.

  • Novo pacote do governo mantém intacta ortodoxia estagnacionista e dependente

    quebracabeca.jpgNesta entrevista o economista do IPEA, Guilherme Delgado, discute os aspectos envolvidos nas novas medidas do governo no contexto da atual conjuntura política e econômica. Valéria Nader.

  • Marina: fim de uma agonia

    ft_marina_silva.jpgOnde a geração de divisas do agronegócio exportador tem mais valor do que a preservação de florestas, sua presença se configurava como um corpo estranho. João Alfredo Telles Melo.

  • Desenvolvimento de curral

    brmapaestrelapt.jpgMarina buscava um caminho capaz de subjugar a barbárie do dióxido de carbono e privilegiasse o desenvolvimento inteligente, onde as formas de vida pudessem se tornar matéria-prima sem acabar. Moisés Diniz.

  • Defensores Públicos: exigência democrática

    ilus_justica_balanca.jpgNão obstante a importância da Defensoria Pública como instrumento de cidadania, alguns estados da Federação ainda não dispõem de um quadro de Defensores Públicos. João Baptista Herkenhoff.

  • A escola e a democracia

    cadernolapis.jpgSe o conceito de democracia for ampliado até alcançarmos as expressões culturais contemporâneas da juventude, talvez ainda valha a pena insistir na democracia na escola. Rodrigo Manoel Dias da Silva.

  • ‘Descolonização’ da América Latina exige reconhecimento dos direitos indígenas

    indio.jpgO novo modelo de Estado implica uma nova institucionalidade, outra territorialidade, mas também outro modelo de desenvolvimento. Boaventura de Souza Santos.

  • Desafios rurais chineses

    bandeira_china.jpgNum país em que a terra agricultável não chega a 12% da superfície total, e em que mais de 60% da população ativa ainda é de camponeses, a continuidade desses desequilíbrios tende a criar um ambiente perigoso.

  • Nova onda de criminalização do MST

    mstbandeira.jpgJustas reivindicações simplesmente são omitidas pela mídia venal. Todo o esforço da direita e dos seus jornalistas de aluguel é para satanizar e isolar o MST. Altamiro Borges.

  • Novos padrões civilizatórios

    xilocidaderostos.gifA barbárie impera na Amazônia e o poder judiciário não responde à altura do que poderíamos chamar de novo padrão civilizatório, como o desejo do magistrado da mais alta corte do país. Osvaldo Russo.

  • O preço da gasolina e o futuro

    gasolina_dinheiro.jpgPodemos adotar atitude a favor do país, com um planejamento energético que não entregue a decisão ao mercado. O petróleo é recurso não renovável, formado ao longo de milhões de anos. Diomedes Cesário da Silva.

  • Raposa Serra do Sol

    brasil_igualdade.jpgO que não dizem é que as terras indígenas são as únicas propriedades territoriais do Brasil fora do controle do mercado fundiário. O deus mercado não ergueu nenhum templo nas aldeias. Moisés Diniz.

  • Eleição e política

    mundoossoeleicoes.jpgA política necessita de um antídoto contra as alianças mafiosas, a incompetência dos que assumem o poder e o discurso cínico de líderes que já foram chamados de "esquerda".  Maria Rosa de Miranda Coutinho.

  • Brasileirão 2008: emoção até dezembro

    bola_de_futebol.jpgCompre sua cerveja e seu ingresso. Começou mais um Brasileiro. Que venham os grandes jogos e que possamos desfrutar de um campeonato à altura de nossas tradições. Gabriel Brito.