Edição 601

  • O desafio do exemplo

    Se os socialistas que ainda alimentam a esperança de reconstruir o socialismo quiserem ter êxito, precisam somar ao seu discurso exemplos de processos decisórios democráticos. Caso contrário, enredar-se-ão num círculo vicioso inextricável: a idéia não avança por falta de exemplos; como não avança a idéia, não pode haver exemplos.

  • Caminhos de Ferro

    trilhos.jpgPara quem duvida das intenções das forças por trás da Ferrovia Leste-Oeste, adivinhe só qual é o foco esperado? Bingo: soja, minério de ferro e biocombustíveis. Rogério Grassetto Teixeira da Cunha.

  • Brasil: seguro para quem?

    dinheirocorpomulher.jpgA segurança para o grande capital é proporcional à insegurança para os trabalhadores e as classes médias diante da explosão dos alimentos, que já fez a inflação ultrapassar 5% ao ano.

  • Raposa Serra do Sol: questão de justiça

    justicagrita.jpgRetroagir a homologação de Raposa Serra do Sol representa grave precedente jurídico e poderá estimular grileiros e oportunistas a realizarem invasões nos mesmos moldes.

  • Sem manutenção e regulação efetivas, apagões elétricos vão prosseguir

    usina_ilha_solteira.jpgEntrevista com Carlos Alberto Reis, presidente em exercício do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, sobre a crise e dos rumos do setor energético brasileiro. Gabriel Brito.

  • O assassinato de Isabella e nós: como superar a violência?

    xilocidaderostos.gifA turba do "pega e lincha" representa uma coisa que está em todos, mas que não é um anseio de justiça. A necessidade de se diferenciar dos assassinos presumidos aponta essa turma como representante legítima da brutalidade. Frei Gilvander Moreira e José Luiz Quadros de Magalhães.

  • Agricultura e especulação

    folhadinheiro.jpgÉ preciso recuperar a finalidade da agricultura, que é produzir alimentos para a humanidade, não fazer dela um mercado lucrativo aos que especulam com a fome das pessoas. D. Demétrio Valentini.

  • Os Promotores de Justiça e as eleições “de mentirinha”

    mundoossoeleicoes.jpgA população deve saber como o processo funciona para que possa cobrar de seus administradores a liberdade que o Ministério Público precisa ter para defendê-los. Ariadne de Fátima Cantú da Silva.

  • Atuais desafios chineses

    bandeira_china.jpgAtrair investimentos chineses e elevar as exportações para a China são dois itens importantes que o Brasil e os demais países emergentes precisam considerar seriamente.

  • Bazar do Abadia

    brnavioluneta.jpgO BNDES corre o risco de ser comparado com o leilão dos pertences do famoso traficante internacional. Um banco público não pode adquirir as feições de um gigantesco Bazar do Abadia.

  • Conversas infantis

    televisao_baba.jpgA babá eletrônica, a e-babá, não poupa os nossos filhos. O garoto vê a foto da menina assassinada. Conversa com ela: "Não se preocupe, eu vou cuidar de você".

  • Travestis, travestido, mídia e cidade: algumas reflexões

    bem_versus_mal.jpgRonaldo travestiu-se de gente comum, que às vezes infringe leis e afronta a sociedade carregada de moralismos e hipocrisias. Viu tudo como erro e, ao que parece, acertou em alguns pontos. Paulo Henrique Lima de Oliveira.

  • Mídia manipula e sonega informações sobre recentes acontecimentos de Cuba

    raul_castro.jpgA renúncia de Fidel Castro e o repasse de suas funções para Raúl Castro, já havia batido em cheio no velho apetite da grande mídia em tecer as suas especulações sobre os rumos de Cuba. Valéria Nader.
  • TVs mentem sobre “reformas” em Cuba

    televisao_blabla.jpgQuando da desintegração do bloco soviético, a mídia também apostou na débâcle do regime cubano. Mas, sem entender as conquistas sociais da revolução, se deu mal. Altamiro Borges.

  • O que a mídia não conta. Mudanças em Cuba?

    ilus_monstro_cabecas_kipper.jpgOs cubanos não voltarão para uma economia de mercado, senão que vão continuar se esforçando na construção de um socialismo moderno, mais justo e mais racional. Salim Lamrani.

  • EUA apostam em uma ‘guerra civil’ na Bolívia

    eua_dragao_garfo.jpgO verdadeiro desafio do referendo é a provocação. Essa agressividade parece buscar mais uma confrontação que um resultado nas urnas.

  • Versão tendenciosa, transformada em realidade

    brasilmicroscopio.jpgGuerra mesmo, com ocupação de campo e de áreas, no caso dos estados, tem sido feita pela União. Ela inverte os fatos: de agressiva invasora, veste-se de pacificadora.

  • Urgência da solidariedade à Bolívia

    ilus_cara_a_cara_kipper.jpgA oligarquia racista, que até hoje não engoliu a histórica eleição do líder camponês e indígena Evo Morales, está apostando as suas fichas na divisão do país, num movimento separatista de caráter fascistóide. Altamiro Borges.

  • Um país sério, que tem políticas sérias?

    cadernolapis.jpgConcomitante à avaliação da Standart & Poors, a Unesco divulga relatório que coloca o Brasil na 79º posição dentre os países que estão cumprindo as metas da educação básica. Antonio Julio de Menezes Neto.

  • Por uma Bolívia unida e justa

    bandeira_bolivia.jpgPermanece a interrogação sobre os reais interesses dos promotores destes "referenduns", neste momento delicado de implantação de uma nova ordem constitucional que a Bolívia está vivendo. D. Demétrio Valentini.

  • Cuba e as novas meias verdades

    homem_interrogacao.jpgO debate público em torno do que deve ser feito daqui em diante é um pouco mais complexo do que se divulga, além de contar com uma maior participação da população. Gabriel Brito.

  • Novo sinal vermelho nas contas externas

    dinheirocorpomulher.jpgToda a mudança a que estamos assistindo nos números relativos às nossas transações correntes vem se dando em um quadro onde as conseqüências da crise financeira ainda não nos atingiram.

  • Consensul

    homem_sobre_fita_desenr.jpgAinda que perdurem contradições e impasses, a América Latina jamais conheceu período tão democrático como o atual. O desafio, agora, é dar continuidade a este  processo.