Edição 599

  • A greve dos funcionários da Receita Federal

    A mídia não conta à população que o governo vem sistematicamente desmantelando esse órgão vital para o adequado funcionamento da administração pública. Há sete meses, por vários meios, a Unafisco vem buscando dialogar com o governo, a fim de expor seus argumentos. Debalde. Aparentemente, o governo quer mesmo desestruturar o órgão e submetê-lo ainda mais aos políticos alçados à chefia da instituição.

  • Novas descobertas de petróleo, se confirmadas, enriquecerão concessionárias externas

    petrobras.jpgA descoberta de mais um mega-campo de petróleo na Bacia de Campos no Rio de Janeiro é tema desta entrevista com Fernando Siqueira, diretor da Associação Engenheiros da Petrobrás. Valéria Nader.

  • Francisco Martins Rodrigues, aliás, Chico Martins, 1927-2008

    foice_martelo.jpgVeterano militante comunista durante quase seis décadas, Chico Martins foi uma das lideranças mais importantes da resistência anti-fascista. Valerio Arcary.

  • O Futuro dos Agrocombustíveis

    terraesquentando.jpg"Vamos usar as terras agrícolas para produzir alimentos para mais 3 bilhões de pessoas que vão habitar a Terra ou para produzir agrocombustíveis para os carros chineses e do resto do mundo?". Roberto Malvezzi.

  • Nunca é tarde para agir a favor da vida

    indio.jpgBom seria se as novas gerações, que comemoram o dia do índio em suas escolas, se preparassem para o verdadeiro papel de cidadão, que é conhecer e defender os direitos indígenas. Maria Rosa de Miranda Coutinho.

  • Paraguai: o fim de um ciclo

    cobra_circulo_vicioso.jpgA vitória de Lugo é a derrocada de um dos últimos bastiões da América Latina que ainda sobrevivia à sombra de um regime arquitetado por uma longa ditadura militar. Atílio Boron.

  • Paraguai e Brasil

    barragem_itaipu.jpgNossos povos partilham situações comuns, que pedem um entendimento aberto, franco e baseado na justiça e na solidariedade. D. Demétrio Valentini.

  • Iraque: a dissolução do país

    eua_dragao_garfo.jpgÉ a execução inspirada na divisa latina divide et impera (dividir para governar), também aplicada pelos britânicos durante sua presença imperial há algumas décadas.

  • Vida madrasta

    bem_versus_mal.jpgSeria grande injustiça apresentar a madrasta como vilã de todas as histórias. Não é certamente um papel fácil. Requer generosidade. Gerar um vínculo que não existia antes.

  • A nação e os povos indígenas

    brasil_igualdade.jpgAquele sentimento de pertencer ao grupamento nacional, na vitória ou na derrota, vai depender de quanto o país estiver disposto a "dar" assistência; mas também respeito. Rodolfo Salm.

  • Que viva Paraguay! Una pequeña crónica guarany

    bandeira_paraguai.jpgAs aparências escondiam a decisão já tomada, mesmo que de forma discreta, pela ampla maioria do povo: a de derrotar o regime que lhe infelicitava há décadas. João Alfredo Telles Melo.

  • A amorosa e solidária Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária

    balanca_sem_terra.jpgNessa ação de risco de vida está entrelaçada a solidariedade na ação entre as pessoas e as famílias, no compromisso com o seu futuro pessoal e com o dos seus descendentes. Horacio Martins de Carvalho.

  • Dilapidação do legado da natureza

    arvore_sem_folhas.jpgNão se lançou no país uma política de uso racional dos recursos renováveis, baseada em princípios conservacionistas e silvicultura desenvolvida de acordo com as condições brasileiras. Joaquim Francisco de Carvalho.

  • Soberania alimentar e o flagelo da fome

    garfo_espetado_terra.jpgA fome e a pobreza não são produto da casualidade, senão de um sistema deliberado que viola o direito à alimentação e a vida digna das pessoas e dos povos. Egon Heck.

  • Ameaça à soberania é argumento de ‘má fé’ contra demarcação contínua de Raposa Serra do Sol

    manifestantes_raposaserrado.jpgEm entrevista Egon Heck, coordenador do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) no Mato Grosso do Sul, tenta esclarecer a situação entre índios e arrozeiros invasores pelas terras de Raposa Serra do Sol, em Roraima. Gabriel Brito e Valéria Nader.

  • Marketing na reforma tributária

    dinheirocortahomem.gifA PEC nº. 233/08 transforma os estados e o Distrito Federal, de entes que compõem o pacto federativo, em autarquias de direito público, sem nenhum poder de legislar a respeito do seu principal tributo, o ICMS.

     

  • Dengue, Ética, Justiça

    dengue_justica_rio.jpgA aplicação do Direito envolve aspectos éticos e políticos. O saber estritamente jurídico não é capaz de enfrentar os desafios dessas angulações. João Baptista Herkenhoff.

  • Desigualdades na China

    bandeira_china.jpgA diferença entre o socialismo chinês e o capitalismo em geral é que, na China, o Estado tem papel explícito de instrumento de correção dos desequilíbrios e desigualdades decorrentes do mercado.

  • Sob o signo da morte

    alvo.jpgA mal chamada política de segurança do governo Cabral, além de criminosa, produz conseqüências ainda mais drásticas por ser equivocada.

  • IIRSA: neoliberalismo físico ou a versão territorial do livre comércio

    homem_sobre_fita_desenr.jpgAlém da denúncia no atacado é preciso escancarar os interesses que se cruzam em cada projeto na IIRSA. Expor os grupos econômicos e suas práticas predominantes. Luis Fernando Novoa Garzon.

  • O Sorriso de Isabella

    indiocirculo.jpgEm meio aos amores frustrados, às uniões fracassadas, às novas uniões conflitivas, flutuava até que se encontrou no meio de uma explosão de afetos mal resolvidos. Maria Clara Lucchetti Bingemer.

  • Semente de uma terra nova

    plantacao_organicos.jpgA alimentação depende agora de transnacionais interessadas no lucro e não na vida das populações. Existe o suficiente, mas está estocado para a especulação. Marcelo Barros.

  • A vitória de Lugo e seus reflexos no Brasil

    ft_fernando_lugo.jpgA renegociação dos acordos com o Brasil e a Argentina é o único caminho para a nação alavancar o desenvolvimento e investir em programas que superem a miséria do país. Altamiro Borges.