Edição 598

  • Raposa do Sol, juros e Isabella Nardoni

    ilus_lula_mapa_brasil.jpgO presidente Lula é um homem de sorte. Não fosse o caso Isabella, que mobiliza o país, dois assuntos estariam tomando a atenção dos brasileiros, o conflito em Raposa do Sol e o aumento da taxa básica de juros.

  • Aproveitando o leite derramado

    A única coisa verdadeiramente a lamentar é o mal que a volta da direita truculenta ao poder representa para os trabalhadores italianos e o reforço ao processo de direitização da Europa. Mas nem tudo é prejuízo. Duas grandes lições podem ser tiradas da derrota. A primeira é fazer a distinção entre uma plataforma de lutas por reformas no sistema capitalista e um programa de governo reformista.

  • Brasil na rota da turbulência

    brmapaestrelapt.jpgA opção do governo por colocar o país na vanguarda da exportação de commodities e na produção de agro-combustíveis pode contribuir decisivamente para uma maior dependência e vulnerabilidade do país.

  • Greve dos auditores completa um mês e impasse prossegue

    ilus_monstro_cabecas_kipper.jpgOs auditores mantêm intacta sua posição de paralisação e acusam o governo de tê-los praticamente empurrado à greve, por conta de um retrocesso nas conversas e propostas discutidas. Gabriel Brito.

  • Questão de ordem companheiro!

    dedo_apontando_alto.jpgÉ inadmissível a atitude de companheiros (as) que utilizaram ‘a idéia da força ao invés da força das idéias’ (parafraseando Florestan Fernandes) para se impor no último encontro da Intersindical. Jorge Luiz Martins.

  • Banco Central: sitiado ou estrela-guia?

    ilus_cara_a_cara_kipper.jpgA preocupação principal das autoridades continua sendo a sensibilidade e os humores dos nossos credores, e não os interesses e necessidades da nossa população.

  • Eleições no Paraguai

    bandeira_paraguai.jpgO Partido Colorado domina  todo o aparelho estatal e judiciário do Paraguai. Lugo se dispõe a resgatar a  autonomia dos juízes e despartidarizar a máquina estatal.

  • O papa nos Estados Unidos

    papabentoxvi.jpgAs duas visitas intercontinentais realizadas por este Papa, no ano passado na América Latina, e agora nos Estados Unidos, colocam com evidência o problema do futuro da catolicidade. D. Demétrio Valentini.

  • PT e PSDB juntos em BH?

    ilus_tucano_estrela.jpgTanto o socialismo petista quanto a social-democracia tucana passaram a se encontrar nas políticas liberais e neoconservadoras. As negociações para um candidato único em BH não deveriam causar espanto. Antonio Julio de Menezes Neto.

  • A corrupção e o seu sistema

    brbandeiragrito.jpgAlém do Serra, não serão mais incomodados a Dona Ruth, Fernando Henrique, a mãe do PAC, nem a filha do Lula. O dossiê, tudo indica, cumpriu a sua finalidade.

  • Criança indígena não tem direito à família?

    indiocirculo.jpgNegar o direito fundamental à família para crianças indígenas que estão esquecidas por anos em abrigos é por demasiado cruel e desumano. Ariadne de Fátima Cantú da Silva.

  • Agronegócio, desenvolvimento e meio ambiente (2)

    floresta.jpgTal como ocorreu em outros períodos da história, a expansão agrícola avança hoje sem freios, organização, controle ou respeito a regras. Rogério Grassetto Teixeira da Cunha.

  • Ironia e cinismo regem este país

    brnavioluneta.jpgA mídia é cínica e o povo, já sem discernimento, não tem lembrança de crimes cruéis, mas se deixa envolver pelo emocionalismo de alguns fatos recentes.

  • Crescimento e distribuição de renda na China

    bandeira_china.jpgSe avaliarmos que a China colocou no patamar de classe média cerca de 850 milhões de pessoas, será necessário medir suas desigualdades com outros parâmetros.

  • Eixo privado-mercantil abriu as portas para a corrupção no ensino superior

    estudantes_unb.jpgPara Roberto Leher, professor da Faculdade de Educação da UFRJ, os problemas de uso indevido dos recursos da UNB revelam uma relação de lógica mercadológica entre as universidades e fundações. Valéria Nader e Gabriel Brito.

  • Estados Unidos: forças armadas e candidatura republicana

    eua bandeira costela.gifO desgaste aplicado às forças armadas não seria uma medida com vistas a atenuar a corrosão do Partido Republicano em ano de eleição presidencial?

  • Abrir a caixa-preta

    dinheirohomensapoiados.jpgÉ uma realidade deprimente a expressa na política de gastos do governo federal e, historicamente, a auditoria da dívida pública tem sido favorável aos interesses do país.

  • Sobre dengue, mídia e autoridades públicas

    mosquito_denge.jpgA idéia de que a responsabilidade pela epidemia de dengue é de todos, da forma como é apresentada, não visa à conscientização, mas sim à imobilidade e à despolitização. Rafael Fortes.

  • Show da imprensa na morte de Isabella

    igualdadecolorida.gifA morte de Isabella acabou se transformando num grande espetáculo para a mídia, que passou a dedicar exagerado espaço para conteúdos duvidosos. Hamilton Octavio de Souza.

  • Sem distribuir terra, não há solução para problema de moradia

    homen_sobre_cidade.jpgEm entrevista Ermínia Maricato, docente do departamento de Projeto da FAU, fala sobre os problemas urbanos na cidade de São Paulo. Gabriel Brito.

  • Mas o que é a escola?

    cadernolapis.jpgA escola não é uma idéia vaga. Não é um lugar onde há ou não há vagas. Não é vagão de trem onde entramos e do qual saímos quando chega à próxima estação.

  • Big Brother legislativo

    ilus_monstro_cabecas_kipper.jpgUma CPI não deveria jamais encerrar seus trabalhos apresentando à nação um rol de suspeitos. Melhor não nomeá-los se não há provas convincentes e contundentes.

  • Quando a água é conflito.

    agua_torneira.jpgNossa relação com os bens naturais criou uma cultura do desperdício, da depredação, da migração atrás de novas áreas, rios, florestas, mas sempre movidas pelo parasitário. Roberto Malvezzi.

  • CPI da Saúde de São Paulo denuncia “universalização excludente”

    emprego_sistema_voando.jpgApesar da criação do SUS dentro de uma perspectiva universalizante, a falta de regulamentação do financiamento e a permissão cada vez maior de participação do setor privado criaram a "universalização excludente". Luciana Araújo.

  • Base política ruralista impõe MPs que afrontam a igualdade de direitos

    ilus_justica_balanca.jpgAs mudanças normativas de relações sociais, que devem respeitar critérios do direito social calcados nos princípios da igualdade, não podem ser alteradas do dia para a noite. 

  • Caminha o México para uma explosão social?

    bandeira_mexico.jpgEnquanto o poder da oligarquia não for contestado, será impossível democratizar o país e assegurar a participação popular e vida digna a todos. Grupo de São Paulo.