Edição 596

  • O crescimento econômico e as contas externas

    dinheirofantasma.jpgEnquanto o saldo comercial diminui, a conta de serviços se deteriora por força da desnacionalização crescente da economia brasileira.

  • Para não perder o prazo

    A esquerda dispõe de um prazo (contado em décadas) para preparar-se, a fim de que possa voltar à cena política apta a oferecer uma alternativa revolucionária. Se, nesse prazo, tiver conseguido adquirir real força, a política brasileira mudará de qualidade. Se não tiver sido capaz, novamente amargará outras décadas de marginalização do protagonismo político.

  • Negócios e sustentabilidade

    terraesquentando.jpgÉ a cada vez mais divulgada tese de que podemos ajudar a resolver o problema ambiental consumindo "mais e melhor" e não reduzindo o consumo. Danilo Pretti di Giorgi.

  • De Jéssia para Isabella

    semterrabandeira.gifQueria lhe dizer que eu também já morri. Um dia, no assentamento que eu morava, tive que buscar água no canal de irrigação para o pessoal lá de casa, caí e morri. Roberto Malvezzi.

  • Sem autêntico planejamento urbano, não há solução para o trânsito

    transitosp_flick_felipekama.jpgEm meio a dias de trânsito cada vez mais exasperante em São Paulo, o Correio da Cidadania entrevistou Teresa Lajolo, ex-secretária dos Transportes do município de São Paulo. Gabriel Brito e Valéria Nader.

  • No país da Dengue, quem manda mesmo é o grande capital

    dinheirocorpomulher.jpgÉ por situações concretas, como a epidemia que abala o país, que os números favoráveis ao governo em relação à economia e à sua própria popularidade não nos devem impressionar.

  • Banalização da arbitrariedade

    justicagrita.jpgFaz-se necessário que a parte sadia da sociedade se compenetre de que a repressão penal precisa obedecer à lei; o que não se justifica é ignorá-la sempre que beneficia a chamada sub-gente. Antonio Visconti.

  • Banco Mundial ‘sugere’ licenciamento ambiental submisso aos investidores

    floresta.jpgIndecorosa qualquer proposta que coloque o rebaixamento de requisitos (institucionais, sociais e ambientais) como condição para novos empreendimentos hidroelétricos no país. Luis Fernando Novoa Garzon.

  • Negligência cabal com a saúde pública torna dengue incontrolável

    mosquito_denge.jpg

    O estado do Rio de Janeiro está sendo duramente assolado pela epidemia de dengue, conforme finalmente admitiu na semana passada o secretário de Saúde do Rio de Janeiro. Gabriel Brito.

  • A grilagem oficializada

    semterrapedra.jpgLula descobriu, nesses mais de cinco anos de governo, que seus novos parceiros são mais generosos com ele do que os antigos parceiros dos movimentos sociais.

  • A inflação chinesa

    bandeira_china.jpgA maior questão agora para a China é comprovar se ela pode substituir a produção de exportações e de energia intensiva pela produção voltada para o consumo doméstico e para a economia de energia.

  • Existem católicos e católicos

    aparecida.jpgDivulgou-se recentemente o atual número de católicos no mundo: algo em torno de 1,13 bilhão, o que corresponde a cerca de 17% da população mundial. Sabemos, contudo, que há católicos e católicos.

  • Promessas enganosas

    brasilmicroscopio.jpgA PEC 233/08 dispõe que o "montante do imposto integrará sua própria base de cálculo". Técnica da camuflagem tributária. Esconde o tributo do consumidor, que vai absorvê-lo.

  • A falácia do desenvolvimento ancorado no mercado interno

    dinheirocortahomem.gifQuando se deslocaram as reformas de base, entre as quais a reforma agrária, negou-se a relação virtuosa entre desenvolvimento nacional e mercado interno. Mário José de Lima.

  • Leilão equivocado da CESP fracassou por falta de apoio do BNDES

    usina_ilha_solteira.jpgÉ evidente que a privatização da CESP Paraná abriria caminho para cartéis que dominariam o sistema elétrico de ponta a ponta, expondo os consumidores a draconianos aumentos tarifários e a cortes de eletricidade.  Joaquim Francisco de Carvalho.

  • Segregação é solução?

    bola_de_futebol.jpgAlguém salve o futebol paulista dos medíocres e acabe com o modelo de 'estádio-prisão' implantado pelos 'sábios da pacificação'. Gabriel Brito.

  • Paraguai - Eleições históricas

    bandeira_paraguai.jpgPoucos sabem que, no vizinho Paraguai, no dia 20 de abril, haverá eleições gerais. A desinformação faz parte da política corporativa brasileira, que dá as costas aos processos latino-americanos. Anuncio Martí.

  • A “revolução democrática” de 64 e a formação ideológica das forças armadas

    brbandeiragrito.jpgOs militares continuam resistentes. Insistem em ver tudo o que é popular, tudo o que vem do povo como "ameaça comunista". Marcelo Dorneles Michel.

  • Lula nas alturas e a encrenca de Dilma

    ft_dilma_roussef.jpgSe os fatos mostrarem que a ministra teve alguma culpa no cartório, Lula não terá a menor dificuldade de mandar a mãe do PAC para casa. É o que tem feito desde o primeiro "escândalo".

  • A árvore e a floresta

    ama_pequena.jpgAo contrário da moral made in USA, Jesus era todo perdão para com a mulher adúltera, o filho pródigo, a negação de Pedro, mas rigorosamente exigente para com aqueles que fazem do Templo de Deus um covil de ladrões.

  • Jejum no dia da mentira nacional

    bodehomem.jpgNa esteira do gesto de Frei Luís, primeiro de abril é um dia de jejum nacional. Muita gente nem vai saber, mas aqueles que jejuarem estarão fazendo-o em prol de um país mais verdadeiro. Roberto Malvezzi.