Edição 591

  • Nova reforma tributária reforça desigualdade na distribuição de renda

    brcarroca.jpgNa semana em que foi enviado ao Congresso o novo projeto de reforma tributária, o Correio da Cidadania entrevistou o economista Rodrigo Ávila. Gabriel Brito e Valéria Nader.

  • Ataque à comunidade científica

    Os cientistas brasileiros formam hoje dois grupos antagônicos: os que apóiam e os que se opõem à transferência do seu comando sobre a pesquisa científica para o setor empresarial.

    Trata-se, na verdade, é de entregar o processo de inovação tecnológica da economia brasileira ao comando do capital privado, através de entidades denominadas Organizações Sociais.

  • A valorização do salário mínimo

    dinheirohomemmoeda.jpgA valorização do salário mínimo não foi uma dádiva do governo Lula. Ela só vingou devido à forte pressão do sindicalismo, que promoveu seguidas marchas à Brasília. Altamiro Borges.

  • A serviço da vida

    zipersol.jpgA fragilidade da vida revela melhor seu encanto e suscita espontaneamente apoio e solidariedade. Até o leão feroz se detém diante da criança inocente. D. Demétrio Valentini.

  • Estados Unidos: corporações versus população diante do Iraque

    mundoossoeleicoes.jpgNa presente campanha presidencial, nem os partidos, por meio de manifestos, nem os postulantes, por meio de discursos, mencionam a relação entre confrontação militar e recursos energéticos no Oriente Médio

  • Devastação aprovada

    floresta_amazonica.jpgAlguma coisa está errada quando a sobrevivência política dos homens públicos depende da tomada de decisões (ou da ausência delas) que levarão a civilização ao colapso. Danilo Pretti Di Giorgi.

  • Tropeços do cavalo

    eua bandeira costela.gifAgora, o cavalo vê-se obrigado a desacelerar sua corrida por força da crise ecológica, da crise de superprodução e da atual crise financeira que exaure os bancos dos EUA.

  • Brasil, um país de todos?

    brbandeiragrito.jpgA grande encruzilhada que se colocará daqui para frente não é mais aquela de dever ou não criticar o governo, e sim dever ou não romper com ele. Wilson Aparecido Lopes.

  • Cinema nacional como bem cultural brasileiro

    brmapacinema.jpgComo bem cultural que deve ser fruído por toda a sociedade, o cinema é um bem de interesse público, submetido tanto às regras de direito como às regras de direito coletivo e difuso. Inês Virginia Prado Soares.

  • Classes e parentescos nos campos da morte do Quênia

    africanos.jpgObservar os acontecimentos no Quênia apenas sob a ótica da etnia nos dá uma visão apenas nebulosa da situação, usada pelos governantes para toldar o povo. Oduor Ong'wen.

  • Apoio às Convenções 151 e 158 da OIT

    semterrabandeira.gifA nata empresarial está preocupada com o fantasma do avanço da influência sindical no parlamento e no governo. A OIT já foi ratificada por 180 países e nenhum faliu. Altamiro Borges

  • Salve o Rio de Janeiro

    rio_estatua_cristo.jpgTudo que queremos, na comemoração de aniversário, é ver o Rio de Janeiro reconciliado consigo mesmo. Com sua beleza, história e alegria inigualável da sua gente.

  • Kosovo: EUA e UE apóiam criminalização da política

    justicagrita.jpgNas notícias recentes sobre a independência do Kosovo, não foi noticiado que os três primeiros-ministros do Kosovo, Ramush Haradinaj, Agim Ceku e Hashim Thaci, eram criminosos de guerra. Michel Chossudovsky .

  • S.O.S: mão estadunidense na Bolívia

    evomorales.jpgO ministro da presidência Juan Ramón Quintana confirmou desvios milionários de fundos para patrocinar ações de grupos adversos ao presidente Morales, através de Organizações Não Governamentais. Mario Hubert Garrido.

  • As raízes da globalização do século 21

    quebracabeca.jpgA partir dos anos 1980, muitos acreditaram que a nova globalização consistiria na destruição de tudo que não fosse gerado pelas ciências e tecnologias. A realidade está se mostrando mais complexa.

  • A dívida pública não acabou!

    dinheirohomensapoiados.jpgEste "marco histórico" divulgado pelo governo esconde, na realidade, uma verdadeira reciclagem do velho mecanismo de espoliação da dívida externa, com uma nova máscara: o endividamento "interno". Rodrigo Vieira de Ávila.

  • Exemplo edificante

    dinheirocortahomem.gifAcabo de ler a obra "O Livro Negro da Previdência – 2007". Ali o interesse nacional tem sido, na formulação das reformas que o órgão sofreu, submetido à orientação servil do FMI.

  • Além da recessão

    balancahomemfolha.jpgPara desgraça dos neoliberais, os neoliberais tinham razão: as interdependências são tão densas que não há maneira de desconectar as turbulências estadunidenses do funcionamento internacional. Jorge Beinstein.

  • O que cola com a crise financeira e o que descola dela

    dinheirocorpomulher.jpgAcumular reservas internacionais a partir de superávits comerciais e ganhos de produtividade é uma coisa, outra é montar reservas artificiosas através da multiplicação criminosa de títulos de dívida pública. Luis Fernando Novoa Garzon.

  • Reservas externas são mito face à liberalização cambial e financeira

    ilus_dinheiro_dolar_cidade.jpgEm entrevista, Reinaldo Gonçalves economista e professor da UFRJ, rebateu a tese de não existir mais dívida externa e mostrou-se preocupado com o futuro do país a curto prazo. Gabriel Brito.
  • O Conto da dívida externa

    dinheirofantasma.jpgO custo financeiro dessa formação de reservas é elevadíssimo. Estamos remunerando os credores dessa nossa dívida em cerca de 12% ao ano.

  • Fidel Castro e o futuro de Cuba

    ilushomemlunetaespelho.jpgUm povo rebelde, que debate a política diariamente. Apenas a história dirá se os outros fatores superam o mito. Altamiro Borges

  • 800 mil jovens analfabetos

    cadernolapis.jpgMuitas famílias consideram a educação um favor e não um direito. Assim, deixam de pressionar o poder público quanto ao aumento de vagas e de qualidade nas escolas.

  • Bossa nova: 50 anos de amor e beleza

    bossa_nova_violao.jpgUm casamento feliz, que nunca esquece suas origens que marcaram um giro na identidade de um povo e de um país. Identidade feita de amor, beleza e alegria. Maria Clara Lucchetti Bingemer.