Edição 555

  • Renan e as teorias conspiratórias

    PolíticosOposição de verdade, o presidente do Senado só encontra no PSOL, PV e PPS. É muito pouco para um enredo que envolve Polícia Federal, TV Globo, uma suposta chantagem no valor de R$ 20 milhões e a exposição pública da vida íntima do senador.
  • A corrupção é apenas a ponta do iceberg

    PovoO engajamento político deve começar em sua dimensão de mobilização popular organizada, já que a instituição partidária também está superada, pois nas manifestações públicas reside a principal força de um povo.
  • Regenerar a política

    CorrupçãoQuanto menor a participação política dos eleitores, tanto maior o espaço de corrupção. Se queremos estancar a corrupção, não basta punir os corruptos. É preciso ocupar os espaços públicos com políticas adequadas de aplicação dos recursos estatais para causas de verdadeiro interesse comum. D. Demétrio Valentini.
  • A crise do setor aéreo e a reação do governo

    brmapacinema.jpgTudo indica que a gota d´água desse novo momento de crise no tráfego aéreo foi a perseguição e início das prisões dos líderes das associações e federações dos controladores, que pode ficar ainda pior agora que o próprio presidente deu a ordem de “prender os sabotadores”.
  • Brasil necessita de 'ambiente de constituinte' para restabelecer ética na política

    Reforma PolíticaO Correio da Cidadania conversa com o deputado federal Chico Alencar (PSOL/RJ), líder de seu partido na Câmara, que ressalta a falta de sintonia em Brasília.
  • Cidadania e a imagem da mulher na TV brasileira

    midia.gifSob o manto da liberdade de expressão e do repúdio à censura, as emissoras de TV firmam a visão absolutamente equivocada de que o concessionário pode criar demandas e necessidades, bem como justificar a desigualdade, conformando e perpetuando situações injustas. Por Inês Virginia Prado Soares.
  • A riqueza das nações

    dinheiro O comportamento dos “estados-economias líderes” não explica a riqueza de países que nunca foram grandes potências. Mas mesmo nestes casos, o sucesso econômico tem a ver com o “efeito em cadeia” da competição e do crescimento dos “estados-economias” que lideram o desenvolvimento mundial. Por José Luís Fiori.
  • Tenotã-mõ e Y Ikatu Xingu

    índioTanto Tenotã-mõ quanto Y Ikatu Xingu podem ser muito úteis para a preservação do Xingu, mas defendo que o tom combativo do primeiro é bem mais adequado à situação. Artigo de Rodolfo Salm.
  • A frase infeliz

    aviãoTalvez o que a ministra fez foi apenas deixar escapar algo que, longe dos microfones e holofotes, repete-se à boca pequena. Seria esta uma frase comum nas conversas dos ministros com seu presidente, ao analisarem os problemas nacionais?
  • Contemplação e militância

    MilitânciaIntegrar-se é estar mais atento à dimensão social da existência, através do amor ao próximo. E à dimensão holística da vida através do amor às criaturas – a ecologia. Concretamente, a defesa da vida como expressão de amor se traduz, sob o capitalismo, como militância.
  • Superávit primário

    reais.jpgO conceito de superávit primário foi inventado pela casta financeira para garantir o “meu pirão primeiro”. Com ele, cravaram uma gigantesca sanguessuga nas burras do Tesouro, através da qual privatizam, na fonte, parcelas cada vez maiores dos recursos públicos.

  • O etanol e a invasão estrangeira

    canavial.jpgA atual febre do etanol indica que ou Brasil adota mecanismos para proteger a sua economia ou o processo de desnacionalização, concentração de terras e precarização do trabalho será inevitável! Altamiro Borges

  • Dois congressos, dois caminhos

    caraacara.jpgDiante da hegemonia do capitalismo mundial sobre o campo, o MST avança no programa de ruptura com o grande capital. Ao contrário, o grupo majoritário do PSOL opta por seguir no caminho de acomodação à política institucional. Mário Maestri.

  • Grafite na Constituição

    ImpostosAs esperanças generosas de desenvolvimento e de bem estar do programa de aceleração do crescimento – PAC – obscurecem-se como oportunidade para empreiteiros e agentes públicos e políticos se fartarem na continuidade do bacanal, financiado pelos tributos, extorquidos do povo brasileiro.
  • Se for para valer

    BrasilA transição para o regime político democrático-liberal no Brasil se deu sob o peso da crise do tradicional pacto dos capitais estatais com os capitais privados, e das transformações do capitalismo em nível global. Sem saber para onde ir, a burguesia brasileira jogou suas fichas na solução neoliberal.
  • O renascimento da tensão russo-americana

    eua estatua arma.gifO assunto subjacente ao encontro do G8 seria a tensão crescente entre Estados Unidos e Rússia, ocasionada pela instalação de mísseis na Europa Oriental, cujas conseqüências poderiam atingir até mesmo o programa multilateral de cooperação espacial.
  • Carta da REBRIP a Celso Amorim

    OMCO Correio da Cidadania publica a carta da REBRIP (Rede Brasileira Pela Integração dos Povos) destinada ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, na qual a entidade expressa as suas preocupações com a Rodada de Doha da OMC.
  • A agonia de Gaia

    cerebroplug.jpgSe James Lovelock estiver certo, a geração presente, principalmente quem a comanda, não passa de um bando de loucos irresponsáveis, cegos guiando cegos para as bordas do precipício. O que estaria vindo por aí seria uma hecatombe jamais conhecida pela humanidade. Por Roberto Malvezzi.
  • Valeu ou não valeu?

    BrasilAlém de dar força à Justiça, o plebiscito sobre a anulação do leilão da Vale servirá de bom instrumento para a reflexão de todos sobre o projeto de país que precisamos construir, para não cair em novos equívocos como foi a privatização da empresa. D. Demétrio Valentini.
  • Mar de cristal

    ConsumismoNa falta de sentido, os europeus investem na satisfação dos sentidos. Ingerem mais comida e bebida e, também, mais drogas. Alguns poucos, como meus anfitriões, se indagam: até quando viveremos nesse mundo de opulência cercados por um mundo de tanta pobreza?