Edição 554

  • PIB explica o marasmo da opinião pública

    LulaA oposição não consegue bancar o "Fora Lula" exatamente porque a economia vai muito bem e o povão, comparando a Era FHC com os primeiros anos de Lula, deve concluir que roubalheira por roubalheira, as ocorridas sob Lula estão sendo investigadas e ocorrem com o país melhorando bastante.
  • O PSOL cruzou outra barreira

    Por mais que a imprensa conservadora procure ver indícios de racha na polarização do Psol, a realidade é bem outra: o partido saiu unido do encontro e deu mais um passo na direção de se constituir num instrumento importante para a luta da esquerda.

  • Estudantes lutam em defesa da universidade pública

    USPO movimento é conduzido por estudantes generosos, dispostos ao sacrifício por uma causa coletiva, com muita coragem e pouca bagagem política, cansados da crise permanente da sociedade em que vivem e com muita pressa para resolver os graves problemas do Brasil. Plinio Arruda Sampaio Jr.
  • Os três podres poderes da República e os sem-terra

    MSTDa demonstração de força e descontentamento mostrada pelo MST podemos concluir que, após a jornada do dia 23 de maio, o processo de alargamento da luta e da unidade entre diversos setores da classe trabalhadora e do movimento popular está cada vez mais na ordem do dia.
  • Romeu e Julieta não tinham telefone celular

    LivrosToda essa tragédia teria sido evitada (causando-nos grande perda literária) caso Frei Lourenço dispusesse de algumas opções. Enviar um telegrama a Romeu, por exemplo. Ou talvez um e-mail. Outra possibilidade seria ligar para o telefone celular de Romeu.
  • O meu guri

    MotoboySabe-se que, em geral, o jovem opera sua moto com um misto de dever profissional e desafio pessoal. A cada viagem, o motoboy parece estar querendo provar alguma coisa a si mesmo: mostrar que está vivo, ao desafiar a morte.

     

  • Os três grupos poluidores

    Aquecimento GlobalNão é difícil perceber que a consciência sobre a gravidade da situação, inclusive de seus impactos futuros sobre a economia, ainda não chegou ao nível necessário para que as mudanças de comportamento em todas as esferas da sociedade saiam das palavras para a prática.
  • MST apresenta sua nova proposta de reforma agrária

    mstbandeira.jpgO dirigente nacional do MST, Neuri Rosseto, fala a Osvaldo Leon, da Alai, sobre o significado dos congressos do MST, os objetivos do V Congresso e, muito especialmente, sobre o sentido da reforma agrária na atual conjuntura histórica.
  • Em defesa do interesse público

    CorrupçãoUma verdadeira reforma política, susceptível de bloquear o potencial de apropriação indevida dos fundos públicos, seria da maior relevância para uma efetiva melhoria das nossas estruturas ético-políticas. Por Guilherme C. Delgado.
  • Em festa, trabalho e pão

    PSOLTodos saíram do Congresso com alguma vitória a comemorar nas votações. O partido segue plural, com deve ser, e, ao mesmo tempo, empenhado na construção da unidade de ação que lhe possa conferir eficácia na luta política.
  • Espoliação do povão

    ImpostosEste ano oferece rara oportunidade ao Congresso. Houve grande renovação parlamentar. É necessário resistir ao Poder Executivo que, obcecado pela avidez arrecadatória tem, na verdade, aumentado o arrocho e a espoliação tributária.
  • O pacto sob fogo neoliberal

    BrasilEm meados da década de 1970, tornou-se evidente uma crise no pacto estatal-capitalista. Ele dividiu a burguesia e o regime militar, enfraquecendo-os diante do ressurgimento dos movimentos democrático, operário e popular.
  • Movimento de estudantes pode iniciar nova jornada política no Brasil

    educacaochave.jpgEmbora a tática de ocupar reitorias não seja algo exatamente novo no movimento estudantil, os acontecimentos atuais na USP demonstram o novo fôlego conseguido pelos estudantes na luta por seus direitos. Mateus Alves.
  • Venezuela quer imprensa responsável

    MídiaA mídia internacional é hipócrita, pois passa ao largo da Constituição da Venezuela e das inúmeras concessões que deixaram de ser feitas no mundo. Não citaram nenhuma. Artigo de José Carlos Moutinho.
  • Plebiscito debaterá projeto para o Brasil

    BrasilCom o plebiscito sobre a anulação do leilão da Vale do Rio Doce, queremos debater o papel do Estado, a soberania nacional e o papel protagonista do povo brasileiro na construção de um projeto popular para o Brasil. Luiz Bassegio.
  • A demonização da rádio comunitária

    RádioO pretexto usado agora para o aumento da repressão é que as rádios comunitárias estariam interferindo na comunicação aérea. A desculpa é das mais esfarrapadas e deveria corar de vergonha o ministro Hélio Costa. Artigo de Altamiro Borges.
  • Os prejudicados da transposição

    brmapaestrelapt.jpgSe o governo federal não pensar o Nordeste como um todo, quem pensará? Os políticos estaduais e municipais que não enxergam nada além de sua paróquia?
  • Geração pós-moderna

    SociedadeO novo, na ciência e na técnica, não fez novo o coração humano, agora assolado pelo sentimento de impotência, de fatalismo, de cinismo.